Como funciona a ferramenta Moz e como ela pode ser útil?

Por Capa, Dicas, Ferramentas, Marketing Digital, SEO, Tecnologia

ferramenta Moz

ferramenta MozO SEO é parte fundamental de qualquer estratégia de marketing digital, especialmente se sua empresa depende muito de seu próprio site para converter. Por isso, um conteúdo bem otimizado faz toda a diferença na hora de alcançar o público através dos mecanismos de busca. Então, se você quer aparecer no Google, é importante aplicar essas otimizações.

Uma ferramenta incrível que pode te ajudar muito nesse processo é a Moz. Sabemos que cuidar do SEO de um site é trabalhoso e envolve diversas técnicas, estratégias e práticas. Para que você consiga aprimorar a otimização e monitorar o seu site continuamente, talvez precise de uma mão extra. E a Moz é uma das melhores opções de ferramentas no mercado.

Para aprender a usar a Moz e fazer a sua empresa crescer, nesse artigo, nós resumimos todos os pontos importantes da ferramenta, explicando cada um deles. Continue lendo sobre:

  • O que é a Moz?
  • Os 5 principais recursos da Moz;
  • Como usar a Moz para otimizar seu site?

Acompanhe a gente!


ferramenta de SEO MozO que é a Moz?

A Moz é uma plataforma que faz análises completas de SEO de páginas da web. Ela disponibiliza diversas informações sobre a performance do seu site nos mecanismos de busca, identificando falhas e sugerindo melhorias. Se você quer conseguir uma boa posição nas SERPs, é recomendado utilizar uma ferramenta como a Moz.

Ela funciona de modo simples: basta inserir a URL da página escolhida para que o sistema da Moz consiga mostrar um grande volume de dados sobre o SEO do site. A Moz é uma das soluções de auditoria de SEO mais fortes no mercado, e o mais incrível é que ela vai muito além da análise.

Ou seja: seu objetivo é dar suporte ao desenvolvimento de conteúdo e de estratégias online para blogs e sites que desejam se destacar nos motores de busca. Portanto, ela é uma plataforma completa com dezenas de funcionalidades.

Leia também: Como melhorar o SEO com a ajuda da ferramenta SEMrush


ferramenta de SEO MozOs 5 principais recursos da Moz

A Moz permite que você entenda quais páginas do seu site têm mais autoridade, quais domínios que apontam para sua página e muito mais. Dentre seus recursos, 5 deles se destacam. Veja abaixo!

Keyword Explorer

O Keyword Explorer é uma funcionalidade da Moz que te ajuda a encontrar a melhor palavra-chave para seu conteúdo, analisar a concorrência e entender dados estatísticos de cada termo. A busca pode ser feita através da aplicação de vários filtros personalizados.

Essa ferramenta apresenta métricas relacionadas aos termos, como por exemplo:

  • Volume;
  • Dificuldade;
  • Oportunidade;
  • Potencial.

É considerada uma das melhores ferramentas digitais de busca de palavras-chave, ainda mais avançada do que os relatórios do Google Ads.

keyword explorer moz

Link Explorer

Já o Link Explorer é um recurso da Moz que avalia a força e autoridade de um domínio. A ferramenta basicamente simula um algoritmo de rankeamento do Google e, com isso, consegue analisar qual relevância aquele site tem na web.

Você pode usar essa funcionalidade para ver a sua autoridade, é claro, mas também pode usá-la para considerar possíveis parcerias, como a troca de guest posts ou de backlinks. Com ela, você garante que seu parceiro tem tráfego qualificado e conteúdo de qualidade.

link explorer moz

On-Page Grader

Por enquanto, vimos ferramentas que pensam no site de maneira ampla e geral, analisando o domínio. Contudo, é importante avaliar páginas específicas, especialmente se você deseja otimizar suas estratégias de marketing de conteúdo ou as conversões da sua landing page.

Bom, o On-Page Grader foi feito exatamente para isso. Ele faz uma auditoria das páginas do seu site e sugere maneiras de melhorar o tráfego e o posicionamento da página no ranking dos buscadores.

Fresh Web Explorer

O Fresh Web Explorer é uma funcionalidade da Moz que pode ser usada para diversos fins. Você pode ativá-lo para monitorar as menções da sua marca na Internet ou de assuntos relacionados a ela. Nessa função, ele trabalha basicamente como um software de Social CRM.

Mas você também pode monitorar uma palavra-chave na web em tempo real. Muitas vezes, alguns termos aparecem repentinamente nos buscadores e geram um grande volume de buscas. Para não deixar passar nenhuma oportunidade, use o Fresh Web Explorer.

Crawl Test

O Crawl Test utiliza um rastreador da Moz e examina até 3.000 links de uma URL. Depois, o usuário recebe um relatório completo com informações detalhadas sobre a sua estratégia de link building. Ele aponta links quebrados, o desempenho de cada um, melhorias que podem ser feitas, entre outros.


Como usar a Moz para otimizar seu site?

ferramenta Moz

Com certeza, a Moz é uma ferramenta de análise de SEO incrível que vai te ajudar a otimizar ainda mais o seu site e atrair mais clientes. Abaixo, você verá como utilizá-la para melhorar suas estratégias de conteúdo.

Busca de palavras-chave

Para que suas páginas estejam bem posicionadas no Google, você precisa criar uma boa estratégia de palavras-chave. Para isso, o Moz te ajuda com uma ferramenta de busca de termos que nós já falamos acima: o Keyword Explorer.

A escolha da palavra-chave é essencial, pois é a partir dela que você vai alcançar seu público. Você precisa entender quais termos a sua audiência usa quando pesquisa sobre um problema e em quais deles tem mais chance de aparecer.

Por exemplo, com a estratégia certa, é possível otimizar seu texto e suas palavras-chave para que seu site apareça no Google Featured Snippets.

Qualidade dos links

A Moz também pode te ajudar a aprimorar sua estratégia de link building. Para que seu site tenha mais autoridade, é preciso que você use links internos e externos nos seus conteúdos, pois dessa forma, o algoritmo entende que suas páginas estão interligadas.

Além disso, ter backlinks de outros sites apontando para o seu também é importante, pois isso traz força e reconhecimento para o seu domínio.

Qualidade do conteúdo

A Moz não analisa somente fatores como links e palavras-chave, mas também avalia a qualidade dos seus conteúdos. Afinal, um conteúdo irrelevante e mal feito não agrega em nada para a sua audiência, resultando em uma experiência do usuário negativa.

Portanto, com os dados que a ferramenta disponibiliza, você pode trabalhar para melhorar ainda mais os seus textos e conteúdos, buscando sempre resolver as dores da sua persona.

Mas e aí, curtiu essas dicas? Então, leia também:

SEO para advogados: 10 estratégias de marketing digital