Webinar – O que é? Como produzir? Como divulgar?

Por Automação de Marketing, Capa, Dicas, Geração de Leads, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Tecnologia

webinar como produzir e divulgar

Webinar é uma das iscas virtuais mais utilizadas no marketing digital para a captção de leads e geração de engajamento com a marca.

É através de palestras online, normalmente gratuitas e com temas estrategicamente definidos de acordo com interesse do público-alvo que os webinars são criados e divulgados. E por utilizarem um formato de conteúdo em alta na internet, podem facilitar a geração de leads e a fidelização daqueles que já acompanham sua marca.


webinar como produzirO que é webinar?

O webinar é um evento realizado através de uma transmissão ao vivo, online e interativa, que tem como objetivo sobretudo proporcionar uma experiência mais dinâmica e atrativa para os convidados sobre um tema específico.

O grande engajamento do webinar está ligado à facilidade de acesso para o público. Por se tratar de um conteúdo rico, que muitas vezes, se tornaria caro ou geograficamente de difícil acesso para muitas pessoas, ele é mais acessível que uma palestra presencial e até mais atrativo do que a leitura de um artigo, por exemplo.

Os tipos mais comuns de webinars são: apresentação/palestra ou entrevista. O webinar de de apresentação é uma demonstração de algum tipo de conceito ou produto, com base em slides e informações dispostas na tela. No caso de entrevistas, você pode utilizar o espaço para falar com algum especialista no assunto que irá abordar.


webinar como fazer um webinar Como fazer um webinar

A ideia do webinar é realmente simular uma palestra ao vivo de maneira online. Por essa razão, todos os elementos que normalmente compõem uma palestra, como uma apresentação de slides, um palestrante, podendo haver até um apresentador âncora e alguns convidados e claro, o público para consumir esse conteúdo.

Para trazer uma experiência tão dinâmica quanto um evento presencial, o webinar precisa disponibilizar uma interação com o público que está assistindo ao seminário online. Essa interação irá depender da plataforma utilizada para transmitir o webinar. Porém, as ferramentas mais comuns, já disponibilizam de recursos de bate-papo, tornando essa comunicação entre apresentadores e público possível.

Para criar o seu webinar é necessário seguir os seguintes passos:


webinar como produzirEscolher o tema que será apresentado no webinar

Tópicos que podem ser relevantes para produzir a sua apresentação:

    • Escolha um conteúdo relevante para o seu público;
    • Identifique o melhor momento para a transmissão, consultando seus seguidores. Outra opção é testar diferentes dias e horários;
    • Crie um roteiro da apresentação. Seguindo os tópicos criados, você não corre o risco de se atrapalhar durante a fala;
    • Crie uma apresentação dinâmica, que mantenha seu público interessado. Evite utilizar slides com muito conteúdo em texto. Trabalhe apenas com frases objetivas, que expressem o que você deseja apresentar;
    • Defina a plataforma que você irá utilizar para apresentar seu Webinar (YouTube, GoToWebinar);
    • Escolha um local silencioso para realizar sua apresentação, para não ser atrapalhado e para que o som seja bem compreendido pelo público;
    • Teste os dispositivos que irá utilizar, para verificar se estão em perfeito funcionamento.

Atraindo o público e divulgando seu webinar

Se você tem os e-mails de contatos que se interessam pelo seu conteúdo, envie uma mensagem para notificá-los sobre a realização do Webinar. Informações como link para acesso, tema da apresentação e histórico do apresentador podem ser relevantes neste envio para os interessados.

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Ainda no Email Marketing: você pode segmentar a sua base de contatos de acordo com o interesse deles, caso queira divulgar Webinars de algum tema específico. Isso evita que você mande um convite de uma apresentação que não seja de interesse de algum contato.

Convide seus seguidores das redes sociais, criando postagens ou disponibilizando um link de acesso a uma Landing Page sobre o Webinar, por exemplo. Além disso, com estratégias para captação de contatos novos para sua base, você pode também incluir este novo público no seu “radar” dos próximos Webinars.

Você ainda pode divulgar os Webinars em seu site, criando um página específica com o cronograma de Webinars ou então inserindo call to action em banners ou links de seu blog.

Outra opção é anunciar no Facebook, Instagram e Google Ads. No Facebook, você pode impulsionar a sua postagem para aumentar o alcance da sua mensagem.

Facebook Leads – Criando anúncios para captação de contatos.

Conheça seu produto-alvo

Estudar o conteúdo abordado e conhecer ele é fundamental para ter firmeza na sua palavra. Gaguejar pode gerar insegurança para quem está ouvindo você. Sua linguagem se torna confusa enquanto estiver nervoso.

Quando você transmitir seus projetos para alguém, transmita também a sua crença neles, ou seja, passe para seu público que você acredita que esses projetos realmente irão trazer benefícios e inovações.


webinar como produzirNo dia da Apresentação de seu Webinar

Mande um e-mail ou um SMS lembrando os contatos que se inscreveram em seu Webinar com o link de acesso a transmissão.

Faça novos testes em suas ferramentas de transmissão, para confirmar se tudo está funcionando perfeitamente.

No momento da transmissão, busque interagir com os participantes, criando um vínculo com eles. Caso sejam muitos, recomenda-se que tenha uma pessoa para lhe ajudar, escrevendo as respostas que não puderem ser dadas ao vivo.

Mantenha seu público interessado

Entonação e vocabulário são fundamentais para manter seus ouvintes interessados no seu conteúdo. Falar lentamente pode cansar seu público, mas falar rápido demais o deixará confuso.

Cuide sua entonação. Falar baixo pode deixar os participantes sem interesse na sua apresentação e falar alto demais poderá irritá-los, além de prejudicar o áudio. É indicado testar o áudio antes do início da transmissão, para identificar o tom ideal para você e para os participantes.

O uso de gírias em sua apresentação pode não ser a melhor forma de se comunicar com seus contatos. Evite uma linguagem tão informal, para que seu público não crie conceitos desnecessários sobre você e sobre o conteúdo.


webinar como produzirDepois de finalizado seu webinar

Algo muito importante é gravar o webinar para que possa realizar outras ações com o conteúdo apresentado. Após finalizado, realize a edição do vídeo da versão gravada, removendo falhas, cortes e se possível incluindo legendas e vinhetas.

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Com o vídeo editado, faça upload dele no canal do Youtube de sua empresa, utilizando palavras-chave relacionadas. Isso aumentará o alcance do seu conteúdo, mesmo após a transmissão ao vivo.

Com a inclusão do webinar gravado no Youtube, o conteúdo também será encontrado de forma orgânica, melhorando o SEO e posicionamento da sua marca. Mas você também poderá gerar leads pelo Youtube através da criação de uma landing page e a disponibilização dela na descrição de seu vídeo, para incentivar a conversão, ofereça algum material rico, como o download dos slides utilizados, uma planilha complementar, ou até uma demonstração gratuita do serviço que sua empresa presta relacionado ao conteúdo do webinar.

Outra ação muito importante é um disparo de email marketing com um link do vídeo gerado pelo Youtube para que os participantes e para quem não conseguiu participar terem acesso ao seu conteúdo. Caso seja um curso, você pode disponibilizar um certificado de participação com o dia, horário, tempo de duração e o nome de seu curso.

Para você ter sucesso na sua transmissão, prepare-se com antecedência, divulgando, preparando o conteúdo, o ambiente e analisando a confirmação de seus participantes. Ao terminar a apresentação, solicite uma avaliação dos participantes sobre o Webinar.

Ainda na dúvida de como produzir seu webinar, acesse o nosso canal no Youtube e veja todas os webinars que já realizamos!

E aí, pronto para produzir seus Webinars?

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Referências:

Descubra O que Eu Faço para Aumentar a Participação no Webinar
How to Create and Host a Successful Webinar | GoToWebinar



Autor


Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

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