O que é Search Intent e como explorá-lo em sua estratégia de SEO

search intentQuantas vezes por dia você abre sites de pesquisa? Provavelmente, muitas! Hoje em dia, contamos com esse recurso para encontrar todo o tipo de informação: desde receitas de bolos até conceitos completos de metafísica. É por isso que o Search Intent é tão relevante.

É ele que define o que um usuário almeja quando faz uma pesquisa, contribuindo não apenas com a entrega de resultados coerentes, mas também com um maior entendimento do mercado e das especificidades de demandas que estão surgindo.

Hoje vamos juntos explorar as muitas possibilidades do Search Intent para otimizar as aparições do seu negócio online, associando essa técnica ao uso de um SEO inteligente para criar ainda mais evidência e captação de leads.


O que é Search Intent?

Search Intent quer dizer intenção de pesquisa em português. Ou seja, estamos falando do propósito do usuário quando ele abre o Google para procurar algo.

Imagine que você tem curiosidade sobre animais exóticos e então decide procurar quais as possibilidades para adotar legalmente um novo pet. Para isso, você vai provavelmente fazer uma busca com os termos “como saber se eu posso ter um animal exótico” ou algo similar.

Agora, se você já tivesse feito a adoção e precisasse de dicas de alimentação, a ideia seria totalmente diferente. Nesse caso, você optaria por algo do tipo “qual é a comida certa para meu animal exótico de estimação?”

Há ainda outra possibilidade, em que você quer saber onde pode fazer a adoção. Nesse caso, as palavras escolhidas seriam “onde adotar um animal exótico na minha cidade?”

É claro que todas essas pesquisas possuem um tema em comum e que existe uma lógica entre elas. Mas perceba os diferentes momentos do funil de venda em que esse lead se encontra. Será que faz sentido entregar sempre os mesmos resultados?

O Search Intent é uma inteligência que consegue determinar se uma pessoa quer aprender, comprar, confirmar ou fazer alguma coisa que resulte em uma compra. É a partir disso que a ferramenta de busca poderá trazer respostas mais coerentes, sendo mais ou menos objetiva conforme a necessidade.

Estamos falando, portanto, de intenção: intenção de descobrir uma nova informação, intenção de aprender uma habilidade ou até de ir a algum lugar. Uma vez que isso é compreendido pelo algoritmo do Google, torna-se possível encaminhar o consumidor a um local adequado como páginas de produto ou blogs educativos.

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Como o Search Intent pode beneficiar seu marketing digital?

Agora que você sabe que o Search Intent atua obtendo insights a partir de resultados de busca, pode estar se perguntando como esse recurso pode impactar as suas vendas. Bom, pense da seguinte forma: cada conteúdo gerado e publicado online demanda tempo, esforço e investimento.

Quando atuamos com projeto de SEO – Search Engine Optimization, queremos aparecer com destaque como resultado de pesquisas promissoras. Não adianta nada, por exemplo, se concentrar em um material educativo para quem não quer pagar por alguma coisa e não pode ser convencido.

O keyword intent pode ser o caminho para que o Google não se confunda o uso de palavras-chave com objetivos similares, mas que não vão resultar na venda de um produto específico: esteja nos tipos de buscas certas e amplie suas chances de conversão de leads.


Os quatro principais tipos de Intenção do Usuário:

A maioria dos portais e teóricos acerca do Search Intent designaram as intenções do usuário em quatro principais tipos. Para conhecê-los, vamos utilizar um exemplo fixo. Suponha que você é um usuário que quer aprender mais sobre a arte de assar bolos com alta qualidade e assertividade, podendo investir em alguns utensílios que lhe ajudem nessa tarefa.

1. Intenção informativa

Em um primeiro momento, você apenas gostaria de entender algumas técnicas para desenvolver suas habilidades de confeitaria. Você começa com uma busca do tipo “bolos fofinhos e macios”. Você ainda não quer comprar nada, apenas quer saber o que pode ser feito para alcançar um grande resultado.

Essa seria uma intenção informativa. Seu principal objetivo é aprender, entrar em um universo e conhecer os principais aspectos relacionados ao tema pesquisado. Nesse momento, o Google não necessariamente irá indicar produtos e serviços. Por isso, se você quiser investir comercialmente na intenção informativa, o mais indicado é optar por conteúdos de topo de funil, que são voltados ao aprendizado.

2. Intenção navegável

Essa é uma opção bem mais objetiva e direta. Mas preste muita atenção, porque ele é CRUCIAL para que você tenha sucesso em divulgar a sua marca.

Ele diz respeito ao tipo de busca específico para um site ou marca. Vamos supor que você tenha feito uma pesquisa e percebido que uma assadeira específica pode contribuir com a evolução dos seus bolos. Então, descobriu que a empresa “Confeitando Sabores” é uma referência nesse segmento.

Muito dificilmente alguém irá escrever automaticamente o formato: www.confeitandosabores.com.br e esperar ter acertado o site. É muito mais fácil apenas pesquisar esse nome no Google e receber não apenas o link do site, mas também uma série de imagens e informações acerca dessa companhia.

Por isso é tão importante investir na intenção navegável: é através dela que seu cliente vai lhe encontrar.

3. Intenção transacional

Que atire a primeira pedra quem nunca procurou o nome de um produto no Google para encontrar um link fácil e comparar preços, não é mesmo? A intenção transacional é exatamente isso: ela entende que um usuário quer comprar ou acessar uma lista de itens, sem precisar navegar por diversos sites.

Para isso, é essencial ter um bom trabalho de SEO, principalmente com foco em títulos e subtítulos de páginas. Dar características do produto sem exageros, compreender a jornada do público-alvo e possuir boas fotos.

4. Investigação comercial

Se você é um bom comprador, sabe que a pesquisa é indispensável. Se você quer acertar de primeira em uma assadeira, por exemplo, precisará entender um pouco sobre esse universo. Quem pode passar mais legitimidade nesse assunto do que blogs e sites sobre esse assunto?

É nisso que consiste a investigação comercial. Suponha que você pergunte ao Google “quais são as melhores assadeiras para iniciantes?”. Seu interesse ainda não é comprar, mas já vale começar uma avaliação, pois esse pode ser um caminho.


Como começar a aproveitar o Search Intent no meu planejamento de marketing digital?

Você já conhece todos os tipos, usos e estilos de pesquisas. Agora, vale explorar as possibilidades para colocar isso em prática no seu próprio negócio. Mas como começar?

A primeira dica é uma autoavaliação acerca do uso de SEO em seus conteúdos. Está tudo sendo entregue? Quais resultados você tem obtido e quantas vezes você tem aparecido?

Uma ótima dica para legitimar seus materiais é a automatização dos mesmos. Aposte no email marketing para complementar a intenção de busca de cada usuário que interage com o seu negócio, para garantir que eles sigam interagindo com sua marca e mais próximos de uma compra.

E para isso, não adianta mandar emails aleatoriamente: é preciso ter uma estratégia e um sistema automático. Ainda bem que existem plataformas para te ajudar, certo?

Uma delas é a Dinamize: uma marca que é referência no segmento e que possui uma plataforma focada na criação de envios de email personalizados para cada contato, além de funcionalidades para segmentação de público, captação de novos leads e muito mais!

Já que a sua intenção é evoluir (entendeu o trocadilho? hehe), deixe com a gente. Solicite uma conta teste gratuita para conhecer todos os recursos da Dinamize e entender como qualificar a comunicação da sua marca!

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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