6 dicas para vender mais pelo Facebook

vendas facebookVender pelo Facebook, de forma direta ou indireta, é uma das formas mais efetivas de qualificar suas ações de marketing digital.

Fazer com que sua marca esteja presente no Facebook deixou de ser um diferencial, é uma necessidade. Com o número cada vez maior de pessoas produzindo conteúdo e, portanto, competindo entre si, é preciso identificar as melhores maneiras de se criar conteúdo e atrair o público alvo nessa rede social.

Neste artigo, você vai saber:

  • Importância das redes sociais na estratégia de vendas;
  • Porque você precisa saber como vender pelo Facebook;
  • 6 ações para vender mais pelo Facebook;

Leia até o final para saber tudo sobre como vender pelo Facebook!


Importância das redes sociais na estratégia de vendas

Com 3,81 bilhões de usuários ativos no mundo, de acordo com a Statista, é impossível negar que as redes sociais podem ser usadas de forma produtiva para gerar oportunidades de negócio.

Portanto, assim como o número de produtores de conteúdo nas redes sociais é grande, existem boas chances de atrair possíveis clientes a partir de canais como o Facebook.

Saiba mais sobre estratégias de marketing digital nas redes sociais.


Porque é importante saber como vender no Facebook

Como você viu no tópico anterior, o número de pessoas conectadas nas redes sociais é considerável. Segundo um relatório do próprio Facebook, a rede social conta com, aproximadamente, 2,60 bilhões de usuários ativos.

Dessa forma, o Facebook pode ser um canal relevante para estabelecer um relacionamento com o público e identificar pessoas interessadas em adquirir seu produto ou serviço. Isso porque essa rede social é repleta de opções para produção de conteúdo, que podem ser adotadas com base nas suas necessidades e o dinheiro que tem para investir.

O Facebook também disponibiliza recursos para segmentar o público que você deseja atingir. Esse tipo de filtro pode ser aplicado, por exemplo, na criação de anúncios, para garantir que o produto que você deseja promover chegue apenas em pessoas com algum interesse nele.

Conheça os tipos de públicos para anúncios no Facebook.


6 ações para vender mais pelo Facebook

Veja a seguir exemplos de ações que vão ajudar você a vender pelo Facebook e gerar mais resultado para sua marca.

rotina facebook1. Estabeleça uma rotina de postagens

Criar um calendário de publicações nas redes sociais é um exemplo de como manter a produção de posts ativa na sua página. Nesse calendário, você pode incluir novidades do seu blog, promoções exclusivas do seu site e outros tipos de conteúdo.

Na plataforma de automação de marketing da Dinamize, por exemplo, é possível estruturar um calendário de posts para o Facebook, bem como para outras mídias. Durante a criação da postagem, é exibida uma prévia de como ela será visualizada, o que permite ajustes ou revisões de forma mais prática.

Mas como vender pelo facebook?

Lembre-se, ao fazer uma publicação nas redes sociais, que nem todos os usuários estão dispostos a acessar um site ou blog para saber sobre determinados assuntos.

Por isso, o espaço das publicações deve ser usado para informar os seguidores sobre as informações mais relevantes. A partir desse primeiro contato, eles podem se interessar no conteúdo e acessar outros canais para obter mais detalhes.


impulsione facebook2. Impulsione publicações

Você sabia que, além de criar anúncios com conteúdos inéditos, é possível promover publicações já realizadas em sua página do Facebook? Esse é um recurso que pode ajudar você a gerar mais engajamento e, eventualmente, vender mais.

Antes de mais nada, vale destacar que o impulsionamento pode ser feito de forma bem simples, sem a necessidade de usar o Gerenciador de Anúncios.

A partir do impulsionamento, você pode fazer com que suas postagens promovendo produtos, eventos ou mesmo blog posts (como na imagem abaixo, por exemplo) cheguem a mais pessoas.

vender pelo facebook através do impulsionamento de publicações

Após acessar a linha do tempo da sua página e identificar a publicação que deseja impulsionar, basta definir:

  • Público: impulsionar de acordo com a localização do público, idade, interesses específicos. Também é possível direcionar publicações para pessoas que curtiram sua página, amigos delas e usar seus públicos personalizados (caso tenha criado algum);
  • Orçamento: definir qual o valor gasto no impulsionamento e durante quanto tempo ele vai ser realizado. Nesse sentido, o Facebook ajuda você dando uma ideia aproximada de quantas pessoas podem ser impactadas pelo post.

O recurso de impulsionamento está disponível no Facebook e no Instagram. Porém, para impulsionar nas duas redes sociais, é preciso que elas estejam conectadas.

Veja mais sobre como impulsionar publicações no Facebook e Instagram.


anúncios facebook3. Explore as opções de anúncios no Facebook

Por conta da grande quantidade de empresas e pessoas compartilhando conteúdo, não é difícil imaginar que atrair seguidores e eventuais clientes para sua empresa pode ser uma tarefa difícil.

No entanto, a criação de anúncios pode ajudar você a aumentar o alcance da sua marca e levar seu conteúdo para pessoas interessadas nele. O Facebook conta com diversos recursos que ajudam a direcionar suas ações ao público ideal para cada uma delas.

Um desses recursos é o Facebook Lead Ads, que auxilia marcas que buscam aumentar a base de contatos. Resumidamente, trata-se de um anúncio que leva os usuários para um formulário de cadastro, onde eles podem informar seus dados para permanecer em contato com sua empresa.

Depois que os usuários realizam o cadastro, você pode encaminhar promoções e novidades em geral, através de envios de emails e sms marketing. Utilizando uma plataforma de automação de marketing, por exemplo, você se comunica com o público e cria novas ações de acordo com a interação dele.

Assim como no caso do impulsionamento de publicações, os anúncios podem ser direcionados para aqueles que interagem com sua página, para amigos de quem interage e também para outros tipos de públicos. Tudo com base em interesses específicos ou outros dados demográficos dos usuários.

Veja também como criar anúncios para Facebook e Instagram.


loja virtual facebook4. Monte sua loja virtual/catálogo

Se você quer ir além da divulgação de itens em posts ou em anúncios pontuais, saiba que o Facebook também pode ajudar.

Para fazer o seu F-commerce, basta ter uma página no Facebook. Ao acessar sua página, clique na aba “Loja” e, feito isso, informe os dados solicitados. Depois de informar os dados, você pode escolher quais produtos promover na rede social e adicioná-los na loja.

loja para vender pelo facebook

Quando a sua loja estiver disponível, você também pode divulgar produtos a partir de marcações em posts no Facebook ou então na própria página em si. Nos casos das publicações, sempre que um usuário visualizá-las poderá, através da marcação inserida, comprar o item promovido.

Você também pode criar um catálogo com os produtos oferecidos pela sua marca. Esse catálogo tem como objetivo reunir informações dos produtos que deseja promover na rede social e, também, nos demais serviços relacionados ao Facebook.

Logo, o catálogo pode ser utilizado em canais como Instagram Shopping, anúncios dinâmicos, anúncios de coleção, nas lojas de páginas, entre outros.

O catálogo no Facebook pode ser criado:

  • A partir da inserção de produtos de forma individual, considerando os itens que você deseja divulgar;
  • A partir de integração com a plataforma de comércio eletrônico que já conta com seus produtos cadastrados (saiba mais).

Veja o passo a passo para criar o seu catálogo.


videos facebook5. Crie conteúdo em vídeo

Se você costuma buscar por dicas para produção de conteúdo nas redes sociais, já deve ter encontrado essa dica ao menos uma vez antes de ler esse texto. Isso porque o vídeo marketing é uma das estratégias de conteúdo que mais pode gerar resultado, independente do canal que você opte por usar.

Um estudo feito pela Animoto mostrou que 93% das marcas conquistaram novos clientes a partir de vídeos nas redes sociais. Além disso, esse mesmo estudo apontou que 91% dos profissionais de marketing estão satisfeito com o retorno sobre investimento apresentado por esse tipo de conteúdo.

No mesmo estudo, 96% dos profissionais investiram nos anúncios em vídeo. Em 2019, o Facebook disponibilizou uma nova maneira de monetizar pessoas que anunciam na rede social e também quem posta vídeos com espaços para anúncios, através do Facebook Ad Breaks. Ou seja, cada vez mais oportunidades de gerar receita por essa mídia.

Ainda sobre a criação de anúncios em vídeo: utilizando o Video Creation Kit, você pode encontrar alguns modelos para facilitar a produção das divulgações no Facebook. Se quiser saber mais sobre esse recurso, veja aqui.

Além de auxiliar na criação de anúncios, o vídeo pode ser utilizado em publicações para o feed da sua página e, é claro, em transmissões ao vivo. No segundo caso, você pode realizar transmissões para divulgar novidades da sua empresa, interagir com os seguidores e até mesmo realizar webinars.

Caso você tenha interesse em criar vídeos mais longos, ou até mesmo uma série de vídeos, pode usar o Facebook Watch, serviço que agrega o conteúdo em vídeo que é divulgado na rede social.

Resumindo: se você ainda não produz conteúdo em vídeo para o Facebook, é hora de mudar isso.

Leia mais sobre vídeo marketing nas redes sociaisferramentas de edição de vídeo gratuitas.


publico facebook6. Qualifique o relacionamento com o público

Um estudo mostrou que 77% dos consumidores recomendam ou mesmo pagam mais por produtos de marcas que proporcionam uma boa experiência. É claro que a definição de “boa experiência” vai além do Facebook, mas, pensando especificamente nele, é possível garantir a satisfação do público de diversas maneiras.

O Facebook permite a você manter um relacionamento próximo com os seguidores, seja ao interagir com eles nas suas postagens ou então em uma conversa direta, através do Messenger.

Além disso, um bom monitoramento no Facebook também pode ajudar a qualificar a forma como entra em contato com o seu público e, principalmente, entender quais assuntos podem ser mais relevantes.

Ter um relacionamento de qualidade com os seguidores é vital para garantir o sucesso da sua marca. Isso vale tanto para pessoas que conheceram sua marca recentemente e querem tirar alguma dúvida quanto para quem já é cliente.

Independente do nível de engajamento das pessoas que entram em contato com você, é importante garantir que elas sejam atendidas da melhor maneira. Afinal, uma boa experiência pode fazer com que até mesmo os seguidores menos interessados em seus produtos sintam-se valorizados.

Saiba mais sobre Social CRM.


Conclusão

Portanto, vender pelo Facebook é uma das alternativas mais necessárias para empresas que buscam se destacar nas redes sociais.

Analise quais tipos de divulgação estão mais próximas da realidade da sua empresa e comece a investir nelas!

Se quiser conhecer outros canais de venda, leia esse artigo: 7 canais que sua marca pode usar para vender online

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Referências

Sell and Increase Your Online Sales Using Facebook
Como Dobrar as Vendas Usando o Facebook Sem Gastar Mais Dinheiro
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