Content Marketing e Inbound Marketing: entenda quais são as diferenças

Content Marketing x Inbound Marketing

As comparações são comuns na área, e até mesmo alguns profissionais podem confundir um pouco esses conceitos. primeiramente, ambos começaram a ganhar mais espaço a partir do marketing digital. Na prática, é mais fácil notar como Content Marketing e Inbound Marketing são complementares na estratégia.

É notável que uma boa estratégia de marketing digital utiliza diferentes ferramentas e metodologias para alcançar o sucesso. Nesse sentido, aliar a produção de conteúdo com técnicas de atração mostram um potencial imenso de sucesso.

Se você ainda confunde esses termos e tem dúvidas sobre as diferenças entre Content Marketing e Inbound Marketing, tudo será esclarecido depois da leitura deste post. Acompanhe!


Content Marketing x Inbound MarketingContent Marketing x Inbound Marketing

Tudo bem se você ainda não sabe quais são as diferenças entre esses dois conceitos.

Primeiramente, você deve lembrar como eram os modelos mais tradicionais de marketing, como as propagandas de TV, rádio, outdoors, mídia impressa e outros meios. Essas estratégias eram criadas para que as marcas fossem atrás de seus clientes de forma ativa.

No entanto, os custos dessas ações eram altos e não era possível saber com precisão o retorno que elas ofereciam. O contraponto do marketing tradicional foi a chegada do Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração.

O que é Content Marketing e Inbound Marketing?

A ideia do Inbound Marketing é atrair seus possíveis clientes por meio de estratégias de marketing digital. Dessa forma, os usuários usam mecanismos de busca, redes sociais, sites e outros meios de pesquisa para conhecer uma marca. De modo geral, é o cliente que vai atrás da empresa, o que é o contrário do que acontecia no marketing tradicional.

Por mais que o objetivo final seja atrair clientes para que eles comprem de uma marca, isso não é mostrado logo de cara. Na verdade, a empresa cativa seus possíveis clientes por outros meios.

De início, a marca busca maneiras de responder às dúvidas dos usuários e, aos poucos, mostra como seus produtos ou serviços são a opção ideal para solucionar o problema de cada pessoa. Nesse sentido, uma das principais utilizadas é a produção de conteúdo, ou seja, o Content Marketing.

Dessa forma, o Inbound Marketing é uma ferramenta dentro do Content Marketing que tem o intuito de atrair e converter leads. Entretanto, o Marketing de Conteúdo não tem como foco a venda online, a estratégia é direcionada para posicionar a marca, gerar brand equity, fidelizar clientes e muito mais.

O Marketing de Conteúdo pode ser usado por qualquer empresa, pessoa ou instituição. Desde empresas que oferecem B2B ou B2C, e-commerces, artistas e outros empreendimentos. Já o Inbound Marketing é para as marcas que querem gerar negócios por meio de cadastros na internet.


Content Marketing x Inbound MarketingDiferenças entre Content Marketing e Inbound Marketing

A princípio, ambos os conceitos trabalham com a criação de conteúdos que sejam relevantes e direcionados para uma persona. Contudo, as intenções são distintas, e isso, por si só, já é um grande diferencial.

O Content Marketing posiciona a marca e contribui para a fidelização de clientes utilizando conteúdos em e-mail, redes sociais e outros meios. Assim, é construída uma relação de confiança mais duradoura que faz com que o cliente volte a consumir com determinada marca.

Para acabar de uma vez com suas dúvidas, veja quais são as diferenças entre Content Marketing e Inbound Marketing.

Content Marketing

  • Usado para criar entregas diretas ou indiretas para os clientes;
  • É uma estratégia aplicada dentro de diversos objetivos no marketing digital;
  • Ajuda no branding, posicionamento de marca, retenção de clientes e conversão de vendas;
  • Promove a marca sem citá-la diretamente;
  • Usa conteúdos de qualidade e relevantes para interagir com o público de forma mais natural.

Inbound Marketing

  • É uma estratégia utilizada para atrair potenciais clientes por meio de ações específicas com o intuito de aumento nas vendas;
  • Utiliza um planejamento prático, estruturado e detalhado para atrair leads;
  • Use variadas técnicas e ferramentas (como plataformas de automação) para atingir seus objetivos;
  • As ações são voltadas para a atração de potenciais clientes e a intenção é a conversão para vendas.

Content Marketing x Inbound MarketingO mundo ideal: as duas estratégias juntas!

De modo geral, a principal diferença é em relação à abordagem. Porém, isso não é algo negativo, na verdade é bem interessante, pois as estratégias se complementam e rendem bons resultados quando aplicadas juntas.

A utilização de conteúdos é essencial para o processo de conquista de novos clientes. Por isso, a união entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing trabalha com técnicas mais precisas.

Produção de conteúdo

As duas estratégias juntas unem a qualidade dos conteúdos com a conversão do Inbound por meio de planejamento, SEO, blogposts e outras técnicas e ferramentas. Dessa forma, o Inbound utiliza o Marketing de Conteúdo como uma de suas estratégias para atrair usuários, converter e nutrir esses leads com conteúdos.

Por ser tão valioso, o Marketing de Conteúdo vem sendo usado como estratégia principal de muitas marcas. Nesse processo, os materiais atraem para que o Inbound entre e conquiste de vez o lead, conduzindo-o à compra e fidelização. Assim, os dois andam lado a lado e fazem com que o funil de vendas seja mais efetivo.

Por meio de conteúdos em blog, redes sociais, e-mail marketing e outras ferramentas, a estratégia consegue gerar oportunidades. O Content Marketing constrói audiências, atrai tráfego qualificado e pode colocar muitos leads no seu funil de vendas.

A jornada de compras é um dos processos mais importantes do Inbound Marketing. Entretanto, os conteúdos costumam ser o ímã que atrai prospects e que faz com que os consumidores virem leads e entrem no funi. Então, a produção de materiais do Marketing de Conteúdo é uma etapa fundamental para o Marketing de Atração.

Aprenda tudo para criar um eBook de qualidade

Baixe o material: Como Criar um Ebook do zero.

Use na jornada de compras

É claro que qualquer marca tem como objetivo o aumento das vendas. Contudo, a pressa nem sempre é bem-vinda, pois o consumidor geralmente passa por diversas etapas antes de efetuar a compra — o que caracteriza o famoso funil de vendas.

Quando o usuário é convertido e entra no funil de vendas, há várias maneiras de nutrir esse lead com conteúdos do interesse da pessoa. Tudo isso é acompanhado em uma ferramenta de CRM para que você saiba exatamente como usar o Marketing de Conteúdo para levar os leads até o momento da compra.

Os conteúdos criados devem  ser segmentados e entregues no momento certo. Portanto, esse processo de integração entre Inbound e Marketing de Conteúdo exige planejamento, programação, estudo de métricas e outras ações necessárias.

Da atração até o momento de consideração, o lead pode estar consumindo conteúdos que amadurecem a sua decisão de compra. Portanto, é interessante que o Marketing de Conteúdo possa abranger todas as fases da jornada de compras do cliente.

A partir do consumo de conteúdos, os leads seguem até o fechamento do negócio. É por isso que dizemos que a melhor solução é unir Content Marketing e Inbound Marketing, uma vez que os resultados tendem a ser ainda mais positivos para a sua estratégia de marketing digital.

Aproveite para ler nosso conteúdo sobre copy e aprenda a escrever textos que vendem!

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: