Marketing educacional: aprenda a usá-lo para divulgar sua instituição

marketing educacionalAs estratégias digitais são úteis em qualquer segmento. No caso das instituições de ensino, o grande objetivo é atrair estudantes e ver o número de matrículas subir. Nesse processo de atração e aquisição de novos clientes, o marketing educacional é a alternativa mais efetiva, pois leva em consideração ações que garantem o crescimento escalável do negócio.
O setor educacional pode trabalhar com ações de marketing para nutrir pessoas e aumentar a captação de estudantes. De modo geral, o inbound marketing na educação costuma trazer resultados bastante atrativos, desde que a estratégia seja coordenada e voltada ao público certo.
Não há dúvidas que o marketing educacional é eficiente e que impacta na aquisição de clientes. Criar as campanhas certas melhora a comunicação e estimula a audiência a seguir na jornada de compras.
Para entender mais sobre o que é o marketing educacional e como essa estratégia funciona, leia este post até o final!

marketing educacionalO que é marketing educacional?

O marketing educacional nada mais é do que o uso de estratégias e metodologias de marketing aplicadas ao setor da educação. A partir de técnicas e táticas voltadas para o público certo, as ações atraem, convertem, retêm e fidelizam clientes.

O setor educacional costuma ser bem delicado, afinal as pessoas gostam de pesquisar e escolher muito bem a instituição de ensino onde vão estudar — ou, em grande parte dos casos, onde colocarão seus filhos para estudar.

Por ser um tipo de investimento relativamente delicado, o marketing educacional precisa de táticas específicas para manter o interesse dos estudantes.

O mercado da educação tem diversas opções de instituições de ensino e a concorrência é acirrada. Nesse cenário, o marketing educacional forte faz com que o empreendimento se destaque.

Além disso, trabalhar o branding e posicionamento de marca também são estratégias de extrema importância. Dessa maneira, o marketing educacional concentra seus esforços em criar campanhas e ações que permitem mostrar as vantagens da pessoa escolher aquela instituição de ensino.


marketing educacionalPor que fazer esse investimento?

É bem difícil que um empreendimento se mantenha ativo sem ter uma boa presença digital. Qualquer ser humano que tem acesso à internet utiliza esse recurso para fazer buscas online, e olha que esse número é alto: já são mais de 152 milhões de internautas só no Brasil — e isso corresponde a 81% da população com mais de 10 anos.

Diante disso, as pesquisas sobre instituições de ensino na web também são comuns. O mais interessante disso é que os potenciais alunos é que encontram o estabelecimento, e não o contrário.

Ou seja, as chances da prospecção dar certo é bem maior do que se você investisse em outros meios mais tradicionais, como publicidade em TV, rádio, outdoors, panfletos e outros. Esses tipos de divulgação são muito mais amplos, e assim como você pode atingir pessoas realmente interessadas, também pode existir uma grande parcela que não está nem aí, não é mesmo? O resultado disso é um ROI abaixo do esperado.

Por outro lado, o inbound marketing trabalha com a atração de possíveis clientes utilizando os meios de comunicação mais indicados, com conteúdos criados para aquele objetivo. Portanto, os esforços do marketing educacional têm resultados mais efetivos.


marketing educacionalQuais as vantagens de investir em marketing educacional?

Veja quais são os benefícios de começar a investir em marketing educacional!

Posicionamento no mercado

Ser uma referência no mercado e ser uma empresa vista como autoridade no segmento educacional faz toda diferença. Dessa forma, as ações de marketing são criadas para posicionar a marca e mostrar a relevância que ela tem sobre a concorrência.

As estratégias de marketing destacam a instituição, mas também precisam considerar as necessidades dos alunos, as suas dores, demandas dos potenciais alunos e outros fatores. Assim, a estratégia é direcionada e melhora a percepção do público sobre a empresa.

Aperfeiçoar a comunicação com o público

O tom de voz, a mensagem e qualidade do conteúdo fazem toda diferença no diálogo com o público. Esses são os pilares de uma boa comunicação e são essenciais para que o contato seja mais eficiente.

Por isso, saber os meios mais eficazes para falar com o público, ter cuidado com a forma que a mensagem é passada é essencial para não haver ruídos na comunicação. As informações devem ser claras, objetivas e diretas para melhorar o relacionamento com os alunos.

Atrair novos alunos

É claro que esse é um dos maiores objetivos de qualquer empreendimento. Apesar de ter outras metas, o objetivo maior geralmente é esse, atrair mais alunos e expandir a instituição. Para que isso seja possível, é fundamental entender as necessidades do público e trabalhar em cima disso para aumentar a captação de alunos.

Um exemplo para atrair mais alunos é criar landing pages específicas para cada tipo de curso que você oferece. Com isso, você consegue detalhar os benefícios que os alunos podem obter e apresentar os conteúdos de forma atrativa!


marketing educacionalComo ter sucesso com uma estratégia de marketing educacional?

O marketing digital trabalha com desejos e necessidades que não foram realizados. Ou seja, fica mais simples entender o que as pessoas desejam, certo?

No campo da educação, a qualidade de ensino e estrutura para receber alunos sempre chamam muita atenção. Contudo, existe um percurso a percorrer até que alguém faça a matrícula — e é isso que você vai entender a seguir.

Compreenda como é o processo de tomada de decisão

Primeiramente, os clientes de uma instituição de ensino são os seus alunos. A partir disso, lembre-se que é essencial compreender de que maneira acontece o processo de tomada de decisão deles.

Então, comece por entregar informações que respondam as dúvidas, crie conteúdos que aumentem a credibilidade da instituição e faça ações e campanhas de marketing que guiem os leads para as próximas etapas. Assim, eles ficam cada vez mais perto de fazer a matrícula.

Aposte na criação de conteúdos

O marketing de conteúdo sempre anda de mãos dadas com o Inbound Marketing. Atrair possíveis clientes por meio de conteúdo relevante é a grande chave do marketing de atração.

Desse modo, crie conteúdos para diferentes canais, como blog, redes sociais e e-mail marketing e alimente-os com frequência. Além disso, outras estratégias de Inbound Marketing também são válidas, como a criação de anúncios, técnicas de SEO e outras ações.

O marketing educacional tem ótimos resultados quando é bem planejado e tem foco na persona. Portanto, se quiser aumentar o número de matrículas da instituição, é melhor começar a planejar as suas estratégias.

Essa jornada pode ser facilitada com o uso de softwares de automação que otimizem tarefas e processos na captação de clientes. Conheça o Dinamize Automation e veja a mudança em seus resultados!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: