Descubra o que é Pagerank e como ele influencia no desempenho do seu site

Por Capa, Dicas, Marketing Digital, SEO, Tecnologia

pagerank

pagerank google

O Google é uma das plataformas online mais acessadas no mundo, com um market share de 62.5% entre os buscadores líderes dos Estados Unidos. Hoje, sabemos que ter uma boa posição nos rankings do Google é definitivamente importante para gerar mais visibilidade de marca.

Você já se perguntou como o Google mensura a relevância dos sites e como ele organiza a lista de links que aparecem em sua busca? A resposta envolve uma métrica muito conhecida entre especialistas em SEO: o Pagerank.

A localização do seu site no rankeamento é muito importante. Por isso, vamos explicar o que é esse tal de Pagerank e como ele influencia no desempenho dos sites. Você vai ler sobre:

  • O que é Pagerank?
  • Como consultar o seu Pagerank;
  • 5 Dicas para melhorar o seu ranking no Google.

Acompanhe!


o que é pagerankO que é Pagerank?

Criado por Larry Page em 1995, na Universidade de Stanford, o Pagerank (PR) foi a base inicial para o algoritmo do Google. Em resumo, é uma métrica utilizada para mensurar a relevância de um site e posicioná-lo no buscador de acordo com essa relevância.

Através de uma pontuação de 0 a 10, o Pagerank verifica a importância de um site, analisando se há conteúdo de valor ali e se o site está sendo referenciado através de backlinks. Contudo, outros fatores também são levados em conta.

Segundo o próprio Google, o Pagerank é:

Uma métrica que usa uma vasta estrutura de links como um indicador do valor de uma página. Em essência, o Google interpreta um link da página A para a página B como se fosse um voto. Porém, o Google visualiza mais do que o volume de votos ou links que uma página recebe; por exemplo, ele também analisa a página que dá o voto“.

Ou seja: no momento de rankear um site, o Google dá importância à autoridade da página que forneceu o backlink e ainda analisa o contexto da inserção do link. Portanto, com o desenvolvimento da inteligência dos algoritmos, o Google passou a valorizar:

  • A autoridade da página que está linkando;
  • A quantidade de texto sobre o que ela está linkando;
  • A qualidade do conteúdo sobre o link;
  • O contexto necessário ao redor do link.

Isso significa que a troca de links sem uma contextualização adequada, feita apenas para “burlar” o algoritmo. Dessa forma, ela é classificada como uma má prática de SEO e não ajuda nenhum site a subir no ranking.


como consultar a sua posiçãoComo consultar o seu Pagerank

Antigamente, o Google disponibilizava uma barra de ferramentas (Google Toolbar) específica para usuários que desejavam saber seu score no Pagerank. No entanto, ela não está mais ativa.

Existem outras maneiras de contornar esse problema. Você pode usar, por exemplo, algumas ferramentas que permitem a análise de métricas similares ao Pagerank. O Domain Authority e o Page Authority, da Moz, são duas opções ótimas que ajudam a descobrir o score de qualquer site ou página.

O Pagerank pode não estar mais disponível para os usuários, mas ele ainda é usado internamente pelo Google para rankear páginas da web. Então, ele continua sendo um algoritmo importante.


5 dicas para melhorar o seu ranking no Google

como subir o pagerank da sua página

Todos os especialistas em marketing digital sabem que ter um site otimizado para SEO é essencial para obter um Pagerank satisfatório. Além disso, a qualidade dos conteúdos e outros fatores também são importantes.

Abaixo, nós listamos 5 dicas incríveis para melhorar o seu posicionamento nos motores de busca e escalar o desempenho do seu website. Tudo de acordo com os algoritmos do Google. Vamos lá?

1. Escreva conteúdo de qualidade

A primeira e mais importante dica é ter um conteúdo de qualidade. Você deve definir uma estratégia de marketing de conteúdo que converse com os interesses da sua persona. Produzir conteúdo original e que realmente ajude seus leitores é fundamental.

Os artigos do seu blog devem cumprir uma demanda de busca. Por isso, uma boa estratégia de conteúdo também conta com pesquisas de palavra-chave e de tendências. Dessa forma, pessoas interessadas no seu conteúdo poderão achar seu site com mais facilidade.

Outras coisas que você pode fazer para produzir textos de qualidade:

  • Use palavras de transição;
  • Separe o texto em parágrafos curtos, de 3 a 4 linhas;
  • Use imagens e vídeos para ilustrar o texto;
  • Use intertítulos.

2. Construa uma estratégia de link building

Como já citamos antes, estratégias de link building são de grande relevância para o Pagerank. Para quem está iniciando, a dica é focar em construir links internos, ou seja, linkar para outros conteúdos do seu próprio blog.

Dessa maneira, o Google vai entender que você possui conteúdos complementares ao seu artigo e que você está enriquecendo a experiência do seu leitor. Procure também fornecer contexto quando estiver fazendo uma linkagem.

3. Ofereça uma experiência do usuário positiva

E claro que, todas essas dicas de SEO e de conteúdo contribuem para uma experiência do usuário mais positiva. Mas para agradar seus visitantes, ainda existem outras coisas que você pode fazer:

  • Otimize suas imagens (ninguém gosta de páginas que carregam com lentidão devido a recursos muito pesados);
  • Tenha um layout com design responsivo;
  • Procure ter uma interface intuitiva e fácil de navegar;
  • Organize seus conteúdos em categorias.

Tudo isso vai diminuir as chances de que seus visitantes saiam da sua página devido a uma experiência ruim e, dessa maneira, o desempenho do seu site vai melhorar.

4. Aumente seu networking

Apesar da maior parte das ações para melhorar o Pagerank consistirem em um trabalho individual, isso não descarta o networking com outros blogueiros da jogada. Interagir com pessoas do ramo é essencial para que você construa sua reputação online.

Ao se engajar com blogueiros através de fóruns e comentários no blog, você poderá achar parceiros para trocar backlinks ou fazer guest posts. Dessa forma, seu site terá mais autoridade. Apenas lembre-se de checar a qualidade do site parceiro!

5. Use as redes sociais

Uma maneira muito eficiente de divulgar um site ou um blog é postando em redes sociais.

No Facebook, por exemplo, você pode participar de grupos relacionados ao seu nicho. Já no Pinterest, é possível aumentar o alcance orgânico do seu site através do compartilhamento de pins e de um perfil otimizado. E no Linkedin, você pode repostar seus posts do blog como artigos do Linkedin.

Através das redes sociais, você também conhecerá novos blogueiros e aumentará o seu networking. Portanto, esse item está diretamente relacionado à dica anterior. O poder das redes sociais é imenso quando se fala em marketing de conteúdo.

E aí, gostou do conteúdo? Então, leia também:
Google Data Studio – Visualize dados e crie relatórios


Referências:

What Is Google PageRank? A Guide For Searchers & Webmasters