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ROI-do-Email-Marketing-é-o-maior-do-mercadoO que é ROI?

ROI é um dos principais indicadores do rendimento do marketing em geral. É a sigla em inglês para Return on Investment, e basicamente serve para estimar o valor ganho por um negócio em relação ao custo de suas campanhas de publicidade.

O cálculo consiste em subtrair a despesa com a publicidade do valor da sua receita proveniente das vendas, e dividindo por essa mesma despesa.

ROI = (Lucro – Investimento) / Investimento

O ROI permite entender o comportamento de compra dos seus clientes, e fornece a informação básica para que você tome as medidas que vão melhorar suas vendas, ao identificar quais dos seus produtos e serviços “se vendem” ou são mais populares entre os consumidores.

Preste atenção no comportamento deles e você terá muitas oportunidades de abordagem!


ROI do Email marketing

Um fato mais do que aceito no mercado digital é que o ROI do email marketing é superior a qualquer outro meio de geração de leads. Muitos profissionais da área questionam o motivo disso, sem se darem conta de que é algo relativamente simples. Para explicarmos essa vantagem sobre as demais mídias, é necessário fazer a seguinte relação:

ROI do Email Marketing é o maior do mercado!


O email marketing tem uma abordagem que se assemelha muito ao famoso “vender de porta em porta”, pois ele é, essencialmente, uma forma ativa de marketing.

Através do email, você chega no seu cliente e oferece o produto sem que ele necessite procurá-lo. Se você segmenta sua base e trabalha com bases optin (pessoas interessadas no seu produto, engajadas), esse é um grande trunfo.

Por exemplo: você manda uma peça de email com fotos, preços do seu produto ou serviço e links que o levarão para o seu site. Isso é o que um consultor de vendas faz exibindo um catálogo, não é mesmo?

mail-clickO email marketing tem o potencial de gerar interesse! E este é o diferencial.

Fatores que favorecem o email

Há diversos fatores que favorecem o email marketing, como o custo-benefício, pois as campanhas desta mídia permitem atingir um grande volume de potenciais clientes, por um custo unitário baixo. E não apenas isto: a quantidade de pessoas com email só cresce no mundo.

De acordo com pesquisas do Radicati Group e fontes como OptinMonster, estima‑se que existam cerca de 4,59 bilhões de usuários ativos de e‑mail no mundo em 2025. Isso representa mais de metade da população global. Em comparação com as demais mídias, o acesso ao email é um recurso presente e embarcado na forma de aplicativo em praticamente todos os smartphones e tablets com algum tipo de acesso a internet. As notificações de recebimento substituem a necessidade de verificação constante da caixa de email, o que impulsiona a taxa de abertura para esse perfil de usuário.


Veja os números do Email Marketing Industry Census 2025

74% dos entrevistados consideram o email marketing como o principal canal em termos de ROI, superando canais como SEO (Search Engine Optimization).

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60% dos entrevistados consideram automação de marketing como o principal recurso para um software de email.

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No estudo anterior ao atual, 61% das empresas atribuíam 20% ou menos das vendas para email. Agora, o número de empresas com esse resultado subiu para 70%.

Considerações finais

O email representa 25% da receita em empresas que o usam bem, com mercado global projetado em quase US$18 bi até 2027.


Confira +2 posts exclusivos com sugestões que vão auxiliar você a aumentar o seu ROI do email marketing:

Roi email marketing


ROI email marketing

Com a nossa plataforma de email marketing, você consegue testar diferentes tipos de assunto e criar as melhores peças para engajar quem acompanha sua marca. Com nosso editor de email, todo mundo pode criar peças de email que se adaptam a qualquer dispositivo – você não precisa ter conhecimentos técnicos para usar!

Além disso, contamos com recursos que ajudam você a aumentar sua base de contatos, como landing pages, formulários integrados com seu site e muito mais! Para manter o público engajado e gerar novas oportunidades de venda, você pode ainda criar fluxos de automação de marketing com base na interação dos leads e clientes.

E aí, bora testar? =) 


 

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