6 técnicas de vendas que você precisa conhecer e implementar

Vender mais e fidelizar clientes é um dos desafios mais difíceis de se executar. Isso porque não é qualquer vendedor que conhece as artimanhas das vendas de sucesso. Para realizá-las, é preciso aplicar técnicas de venda e macetes que convençam o consumidor e passem confiança.

Mesmo que alguns vendedores tenham suas próprias formas de vender, é importante estabelecer um passo a passo com técnicas de vendas para guiá-los. Ter, por exemplo, um playbook de vendas com essas técnicas categorizadas é uma ótima maneira de fazer com que sua equipe esteja bem direcionada.

Nesse artigo, você vai aprender a implementar 6 técnicas de vendas para aplicar na sua empresa. Acompanhe:

  • Qual a importância da área de vendas?
  • 6 técnicas de vendas para transformar sua empresa;
  • 3 métodos de vendas que você pode aliar às técnicas.

Vamos lá?


tecnicas vendasQual a importância da área de vendas?

Se você acha que a função da área comercial é vender a qualquer custo, reconsidere. Um bom vendedor deve solucionar as dores de seu cliente, estabelecer um relacionamento sólido com ele e conquistar sua confiança. Portanto, tudo está ligado à empatia.

É claro que o objetivo principal é gerar lucro, mas o processo de vendas mudou muito nos últimos anos. Hoje, existem equipes responsáveis pela área comercial que investem tempo em conhecer o cliente à fundo.

Cada vez mais, as pessoas desejam fazer parte de experiências personalizadas, pois elas esperam que as marcas entendam suas necessidades e expectativas. É por isso que a área de vendas está totalmente ligada ao Customer Success.

Leia também: Como a pré-venda pode te ajudar a fechar negócios?


 6 tecnicas vendas6 técnicas de vendas para transformar sua empresa

Bem, agora que você já sabe a importância da área comercial para as empresas e consumidores, veja 6 técnicas de vendas que vão mudar e transformar o jeito como seu negócio funciona.

1. Ajude o cliente a entender suas necessidades

Muitas vezes, o cliente não tem consciência completa ainda do que ele precisa. É aí que entra o papel do vendedor: primeiramente, ele deve ajudar o consumidor a identificar suas necessidades. Deixe claro como o produto poderá impactá-lo e solucionar seu problema.

Nessa etapa, o vendedor atua como um consultor e precisa estudar o segmento de seu cliente para conseguir fazer um atendimento de sucesso.


2. Transmita confiança e responda às dúvidas

Para que o cliente se sinta seguro, o vendedor precisa entender todos os benefícios do que ele vende. Só assim ele conseguirá gerar valor e, consequentemente, transmitir confiança para o comprador.

Quando um cliente sente que pode confiar em uma empresa, ele se torna muito mais propício a comprar. Por isso, é necessário responder a todas as dúvidas que ele possa ter, tranquilizando-o quanto aos seus medos e incertezas.


3. Demonstre os benefícios do produto

Depois que identificar as necessidades do cliente e responder aos seus questionamentos, foque nos benefícios do serviço ou produto. Para isso, o vendedor terá que conhecer muito bem o que vende e acreditar fielmente na sua solução.

Exponha as características do produto, fale sobre suas vantagens a curto, médio e longo prazo e comente os pontos negativos de não adquirir o produto. Dessa forma, o cliente terá uma visão mais clara do que ele precisa.


4. Seja flexível

Cada cliente é único. Portanto, haverá momentos em que você terá que adaptar o seu discurso padrão. Principalmente porque nem sempre os seus argumentos comuns surtirão efeito em todo mundo. Então, a dica é: seja flexível.

No entanto, cuidado para não exagerar nas doses de flexibilidade. Lembre-se de que não faz sentido oferecer descontos ou personalizações se elas não são viáveis para a empresa no momento. Não deixe a pressão de bater metas afetar você.


5. Contorne objeções

É importante saber que objeção e rejeição são duas coisas bem diferentes. Quando um cliente rejeita o produto, não é legal insistir demais. Contudo, quando o cliente faz alguma objeção, apontando desvantagens ou algum problema na sua solução, você pode sim contorná-la através de seus argumentos.

Para contornar objeções de maneira correta, siga as seguintes estratégias:

  • Não interrompa o cliente durante a conversa;
  • É recomendado ouvir mais do que falar, mas você pode anotar pontos importantes da conversa que podem ser explorados;
  • Se o cliente mostrar que não domina o assunto, use essa oportunidade para educá-lo sobre seu produto/serviço.

6. Crie um senso de urgência

Uma das técnicas de vendas mais válidas e infalíveis é criar um senso de urgência no cliente. Geralmente, promoções e ofertas com tempos que expiram incentivam aqueles consumidores que estão na dúvida, já que a oportunidade pode se esgotar a qualquer momento.

Esses são alguns exemplos de sensos de urgência que você pode usar:

  • Essa oferta é exclusiva para quem compra essa semana;
  • Oferecemos 10% de desconto se você fechar o negócio hoje;
  • Você ganha determinado benefício se fizer a compra até amanhã.

vendas3 métodos de vendas que você pode aliar às técnicas

Além das técnicas de vendas que explicamos acima, você também pode usar metodologias lado a lado. Veja agora alguns métodos para aplicar no seu negócio e otimizar os resultados:

1. Inside Sales

Inside Sales é um método de venda interna que foca em estabelecer relações através de reuniões remotas, conversas via telefone, conferências de vídeo, Whatsapp e envio de emails. Ele é ótimo para empresas que vendem produtos com alto ticket médio e que são complexos, pois possibilita a redução de custos de venda ao pré-qualificar as oportunidades.

Com o Inside Sales, você gasta muito menos para vender e apenas trabalha com leads realmente qualificados e interessados no serviço. Dessa forma, sua empresa economiza em tempo e dinheiro.


2. Social Selling

Entender o que seu público compartilha, curte e posta antes de começar uma conversa é um método muito eficiente e que traz bons resultados.

Essa técnica ajuda os vendedores na personalização de mensagens e abordagens, aumentando qualidade dos leads e, por fim, as chances de conversão.

Leia também: 7 canais que sua marca pode usar para vender mais online


3. Solution Selling

A metodologia do Solution Selling foca, sobretudo, em apresentar o produto ou serviço como uma solução, o que aumenta seu valor. Ou seja, é uma forma de venda mais consultiva, na qual o vendedor combina todo o seu conhecimento do produto com os dados coletados dos leads.

Agora, basta implementar essas dicas na sua empresa e pronto! Você verá que seus resultados começarão a subir exponencialmente.

Curtiu esse artigo? Leia também:
SDR: saiba como esse profissional pode aumentar as vendas

Aprenda a fazer e apresentar um relatório de vendas para sua equipe


Referências:
Área comercial: qual sua função e os 10 cargos da área

Saiba como usar a nutrição de leads para gerar novas vendas

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: