Como vender mais pelo Whatsapp Business

Por Capa, CRM e Vendas, Dicas, Ferramentas, Geração de Leads, Marketing Digital, Redes Sociais

Saiba como vender pelo Whatsapp

como vender pelo whatsappMensagens instantâneas pelo celular são recursos usados pelo mundo inteiro para se comunicar. Por conta da praticidade e agilidade, conversar através delas se tornou algo mais comum do que fazer uma ligação. É justamente por isso que vender pelo Whatsapp é uma estratégia de marketing eficiente.

O Whatsapp Business é uma ferramenta de marketing que pode te ajudar a alcançar seus consumidores com facilidade e sem custos. Além disso, o Whatsapp é o aplicativo de mensagem direta mais usado no mundo: cerca de 1.3 bilhões de pessoas o acessam diariamente.

Mas como usar esse aplicativo para potencializar suas vendas? Nós fizemos um passo a passo para mostrar como funciona o Whatsapp Business e como utilizá-lo para vender mais:


vender com redes sociaisO que é o Whatsapp Business: conheça a ferramenta

Desde 2009, o Whatsapp vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Muitos afirmam que não conseguem viver sem o aplicativo, já que ele é o seu principal meio de comunicação. Isso se deve às seguintes razões:

  • Alto custo de envio de SMS no país;
  • Crescimento da Internet;
  • Avanço de smartphones.

Foi assim que o Whatsapp virou líder no ranking de apps mais usados. Mas qual a diferença do Whatsapp comum para o Whatsapp Business?

O Whatsapp Business é uma versão do aplicativo feita com total suporte ao empreendedor. Ele foi feito especialmente para uso comercial da ferramenta, dessa forma, suas funcionalidades facilitam o contato com o consumidor e a melhoria das vendas.

O Whatsapp Business é 100% gratuito e é um recurso do marketing que vale a pena ser explorado.


vender pelo whatsComo vender pelo Whatsapp Business: passo a passo

Agora que você sabe um pouco mais sobre o potencial dessa ferramenta de marketing, nós vamos te ajudar a entender como funciona o Whatsapp Business e como ele pode ser usado para marketing e vendas. Veja esse passo a passo a seguir.

Baixe o Whatsapp Business

Vá até a Apple Store ou Google Play Store e baixe o aplicativo. Permita que ele acesse suas fotos, seus contatos e arquivos. Após essa etapa, insira e verifique seu número de telefone comercial.

Atenção:

Caso você já use o Whatsapp normal com esse número de telefone, o Whatsapp Business vai sugerir que você transfira o número de telefone para o Business. Você pode usar os dois aplicativos em um único aparelho celular, mas cada app deve estar vinculado a um número diferente.

Portanto, você deverá ter dois números: um para o seu negócio e outro pessoal.


1 – Crie um perfil comercial

Depois que você baixar o aplicativo, crie o seu perfil comercial e comece a editá-lo. Nele, você consegue inserir informações como o endereço do seu negócio, descrição da empresa, endereço de email, site e horário de funcionamento.

como instalar o whatsapp business


2 – Use etiquetas

Você pode organizar seus contatos e conversas com as etiquetas do Whatsapp Business. Cada uma representa um status: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, entre outros. Clique em Configurações > Etiquetas para ver as etiquetas que já vem automaticamente com o app e clique em + para criar uma nova etiqueta.

Para classificar suas conversas com etiquetas, faça o seguinte:

  1. Abra uma conversa;
  2. Selecione o botão de 3 pontos à direita;
  3. Clique em “adicionar etiqueta à conversa”;
  4. Escolha qual tag você deseja incluir.

etiquenas no whatsapp business


3 – Cadastre respostas rápidas e mensagens automáticas

O Whatsapp Business permite que você cadastre respostas padrão e mensagens automáticas para se comunicar com os clientes rapidamente.

Para cadastrar suas mensagens, vá em Configurações > Configurações da Empresa. Ali, você deve escolher entre cadastrar 3 tipos de mensagens:

Mensagem de ausência

Defina uma mensagem de ausência quando não puder atender seus clientes. Assim, eles saberão quando receberão uma resposta.

Mensagem de saudação

Defina uma mensagem de saudação se você quiser dar boas-vindas a um cliente novo e apresentar sua empresa.

Respostas rápidas

Para criar uma resposta rápida, pense nas perguntas que você mais recebe de seus consumidores, como por exemplo: preço dos serviços, prazo de entrega, formas de pagamento ou tipos de produtos. Então, escreva a resposta, e pronto! Ela virou uma resposta rápida.

Você pode criar um botão atalho para usar respostas rápidas. Como resultado, toda a vez que um cliente fizer uma pergunta frequente, você aciona o atalho e escolhe a resposta que melhor se encaixa.

Leia também: 7 benefícios da automação de marketing para o seu negócio


4 – Avalie as métricas

O Whatsapp Business oferece acesso a métricas e indicadores que podem te ajudar a entender como está o desempenho do seu negócio. Você conseguirá ver o número de mensagens enviadas, entregues e lidas.

avalie as métricas whatsapp

 

Para avaliar suas métricas, vá até o menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas.


5 – Divulgue o Whatsapp do seu negócio

Diferentemente do Instagram e do Facebook, no Whatsapp as pessoas não conseguem achar o seu perfil através do seu nome, da sua localização ou de hashtags. Portanto, para que seus clientes entrem em contato, você deve divulgar o Whatsapp da sua empresa em outras plataformas.

Por fim, recomendamos que disponibilize o número do seu celular em canais como Instagram, Google Meu Negócio ou mesmo no seu site, através de um chat.


benefícios whatsappQuais os benefícios de vender pelo Whatsapp Business?

O Whatsapp Business permite que você alcance seus clientes aonde eles estiverem, ou seja, estabelecendo uma relação pessoal com eles e fornecendo o suporte necessário.

Além disso, com o imediatismo do mundo em que vivemos, é muito importante que uma empresa possa responder rapidamente às dúvidas e questionamentos de seus consumidores. Dessa maneira, o cliente se sentirá mais satisfeito.

Com o Whatsapp Business você também consegue personalizar suas mensagens e enviar avisos, tendências, novidades e informações aos seus clientes. Como se trata de um ferramenta de venda direta, ela proporciona fácil comunicação, praticidade e agilidade.

Todo o processo de venda também pode ser feito pelo Whatsapp Business, desde a negociação de preços até a entrega da mercadoria. Isso gera um sentimento de confiança e segurança no cliente, pois ele pode se comunicar a qualquer momento.

Esse conteúdo foi útil? Leia também: A metodologia Spin Selling, seus impactos e seu uso na prática


Referências:

6 steps to start selling with WhatsApp [guide 2020] | Callbell
WhatsApp Business: saiba como funciona o aplicativo – Tecnoblog