Landing Page e Hotsite: entenda o que são e como funcionam

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No marketing digital, há algumas expressões que se popularizaram bastante nos últimos tempos.
Neste artigo escolhemos duas delas que estão bastante difundidas: Landing Page e Hotsite.


Vamos elucidar os objetivos de cada uma dessas expressões de mercado, as suas principais diferenças, suas aplicações práticas e o mais interessante: mostrar para você que é possível usar ambas para aumentar muito a conversão! Vamos ao ponto então, começando pelo Hotsite:


Na imagem, vemos um Hotsite desenvolvido para a campanha “Fim de ano Genial da Lenovo” em 2015

O que é um Hotsite?

O nome em inglês significa “site quente”, ou seja, geralmente algo pontual com objetivo de aquecer uma ação de marketing.

O Hotsite pode ser composto de uma ou mais páginas, que devem ser relacionadas a uma ação de marketing. Esta ação pode ter uma duração relativa a qualquer outra de marketing como o lançamento de um produto, serviço, material de conteúdo (e-books, papers), eventos, ações de CRM (Customer Relationship Management), entre outros.

Muitas vezes o conceito de Landing Page é confundido com Hotsite, porque sua aplicação sempre é relacionada, mas apesar disso não são sinômimos! Inclusive, é possível afirmar que um hotsite pode ser composto por uma ou várias Landing Pages.

Confira no Behance de Tiago Ramon como ficou o Hotsite

Veja na íntegra o Hotsite

O que é Landing Page?

Landing Page é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como página de destino ou literamente “página de aterrisagem”. Mas por quê aterrisagem? Porque se refere às páginas de um site pelas quais um grande número de visitantes chega (ou aterrisa).  Simples assim.

Começou a ser aplicada pelo Google Analytics nos seus primordios, já em 2009. E um site pode ter mais do que uma! Quanto mais Landing Pages são detectadas, mais atrativo é o conteúdo oferecido.

Exemplo de busca que leva à uma landing page sobre bounce em email

Exemplo de busca no Google que leva à uma Landing Page sobre bounce em email

Geralmente a Landing Page é a página principal, também chamada Home, mas também pode ser uma página de produto ou serviço dentro do seu site,  ou como no exemplo acima, um artigo de conteúdo, enfim; qualquer página que traga um número expressivo de visitantes é tecnicamente uma Landing Page.

O que ocorre hoje em dia, é que o mercado está focado na produção de Landing Pages ao invés da identificação das que já existem em uma estrutura; o que na maioria das vezes economizaria tempo e recursos.

Ela pode compor uma jornada de conversão,  ou seja , o caminho feito por um visitante dentro e fora de um site até o objetivo definido, mas obviamente é mais interessante diminuir essa Jornada, e trazer a conversão diretamente para a Landing Page.

Veja este artigo em inglês do Google que explica o que é Landing Page a partir de um exemplo de loja online

Leia o artigo

Google Analytics

A ferramenta do Google é gratuita para realizar análises de trafégo e tem plugins para WordPress, Joomla e Drupal, ou seja é de facil implementação no seu site, blog ou hotsite.

Nela temos o relátório que mostra as páginas consideradas Landing Pages, com dados como o número de visitantes, permanência na página, bounce (abandono) e até mesmo o percentual de conversão de leads.

Veja o exemplo abaixo:

Painel do Google Analytics para análise de Landing pages (Páginas de entrada)

Painel do Google Analytics para análise de Landing Pages (Páginas de entrada)

Aplicações práticas:

Situação 1:
Você identificou que tem um artigo interessante em seu blog que traz muita visitação, isto significa que ele já é naturalmente uma Landing Page.

Então algumas modificações possíveis seriam:
– Adicionar um formulário de conversão;
– Um banner que leve à outra página de interesse.


Situação 2:
Você precisa criar um contéudo novo para promover um evento, como as inscrições de vestibular, um sorteio, ou uma ação solidária.

Neste caso, você pode criar um Hotsite explicando o evento e mantendo um formulário de inscrição, que também cadastre o lead em uma lista de e-mail. O objetivo obviamente é que as páginas com as informações essenciais tornem-se Landing Pages.

O cadastro em lista de email é muito interessante para promover o próprio evento e até mesmo outros eventos semelhantes que possam ocorrer futuramente, através de ações de email marketing.

Veja um modelo com foco em conversão, que você pode seguir nesse caso:

Modelo genérico de “Landing Page”

  1. Logo do seu produto ou companhia;
  2. Imagem de destaque;
  3. Call-to-action;
  4. Formulário de conversão;
  5. Vídeo demonstrativo, animação ou gif;
  6. Depoimentos ou comentários de mídia social;
  7. Barra simples – Pode ter um slogan ou subtítulo com H2.

Para as duas situações você pode:

  • Compartilhar a url em mídias sociais;
  • Enviar email com o link para a Landing Page;
  • Oferecer algum conteúdo extra em troca do email, reação ou compartilhamento do post em mídia social;
  • Fazer a otimização orgânica de buscas através de marcação de dados.

O Google aceita marcações de dados em JSON-LD, Microdata e RDFA, todas seguindo as práticas do Schema.org para otimização orgânica, e é totalmente gratuito. São essas marcações que informam ao google as palavras chaves relacionadas ao seu conteúdo, imagem de destaque, autor e etc…

Confira este post de Roger Albino que explica tecnicamente a aplicação das marcações com JSON-LD

Leia o Post


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Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital


Fontes:
http://flammo.com.br/blog/como-usar-um-hotsite-como-estrategia-de-marketing/
http://flammo.com.br/blog/3-situacoes-em-que-um-hotsite-e-melhor-opcao/
http://searchcio.techtarget.com/definition/hot-site-and-cold-site
https://analytics.googleblog.com/2009/08/value-of-landing-pages.html
http://utidasideias.com.br/blog/seo/otimizacao-de-imagens-atributo-alt-em-seo
https://unbounce.com/conversion-rate-optimization/using-analytics-to-measure-your-landing-page-performance/
https://fiveminutelessons.com/learn-google-analytics/use-google-analytics-help-you-improve-your-content-marketin



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