Blog

Machine Learning: os benefícios da Inteligência Artificial para a sua estratégia

machine learning

Já falamos diversas vezes como a transformação digital é algo indispensável para as empresas se manterem firmes no mercado. Uma das aplicações que está em alta e que oferece muitos benefícios é o uso do Machine Learning, que nada mais é do que uma “aprendizagem de máquina”.

Calma, não estamos falando de algo que chegue ao nível de criar robôs ultra inteligentes como em Black Mirror. Na verdade, a ferramenta é mais simples e capaz de analisar dados mais amplos e complexos por meio da Inteligência Artificial.

A técnica faz com que se crie modelos de dados com maior precisão. Assim, a sua empresa consegue identificar quais são as oportunidades mais rentáveis — ou evitar erros que podem causar prejuízos na organização.

Para além disso, a aplicação de Machine Learning em marketing digital auxilia na estratégia para atrair consumidores e aumentar as vendas. Veja mais sobre o uso dessa ferramenta!


machine learningO que é machine learning?

Basicamente, machine learning é a capacidade das máquinas aprenderem de maneira autônoma a partir de uma interação com o usuário. A aplicação da Inteligência Artificial (IA) torna isso possível, pois é o que permite que os computadores aprendam e tomem decisões por meio da interpretação de dados.

Dessa forma, a IA simula a inteligência humana, coletando dados e os utilizando na aplicação das tarefas para que elas sejam realizadas de forma autônoma — ou seja, sem a supervisão ou interferência humana.

No marketing digital, a utilização dos algoritmos de machine learning serve como um caminho para melhorar os processos decisórios. Por exemplo, o banco de dados de determinada empresa contém informações importantes sobre seus leads, e quanto mais o time de marketing tem informações sobre cada usuário, mais otimizadas serão as campanhas de marketing.

Portanto, ao elevar suas pesquisas para outro nível, utilizar as ferramentas certas, investir em infraestrutura e trabalhar com dados, haverão mais insights interessantes e o crescimento do negócio será diferenciado.


machine learningQuais são os benefícios do machine learning para sua estratégia de marketing?

Assim como outras tecnologias, o machine learning tem uma série de benefícios para sua estratégia de marketing. Para que fique mais claro, abaixo você encontrará algumas dessas vantagens para se convencer de que essa ferramenta é útil para seu negócio.

Entrada ilimitada de dados

Embora possa parecer óbvio, é importante ressaltar que o machine learning é capaz de fazer o processamento de uma enorme quantidade de dados vindos de fontes variadas. Porém, esse volume ilimitado precisa ser analisado e revisado constantemente, uma vez que podem haver mudanças.

Dessa forma, a sua equipe poderá conferir as variações que os dados apontaram, e, com isso, alterar também a mensagem enviada para a sua base. Assim, o machine learning mostra o comportamento dos clientes e identifica as variáveis, mostrando quais são mais relevantes.

Processamento, análise e previsão de dados

Cada vez mais as empresas que trabalham com marketing conseguem utilizar dados de diferentes fontes. Essa é uma atitude bem comum e que ajuda a identificar quais informações são realmente relevantes e úteis.

O machine learning consegue fazer o processamento de dados para otimizar demandas, entregando a oferta que se encaixe no perfil dos clientes — ou seja, é a boa e velha segmentação, só que agora ainda mais refinada.

Aumenta a conversão

É claro que a entrega de conteúdos e ofertas no momento certo ajuda no aumento da taxa de conversão. Os sistemas baseados em machine learning aprendem como deixar a mensagem mais dinâmica, de que forma o lead se engaja ou interage e outras informações que podem ser usadas para aperfeiçoar a comunicação.

Por isso, o aprendizado de máquina é valioso para aumentar a conversão, além de também reter mais clientes. De modo geral, beneficia a gestão de leads e aponta os melhores caminhos em cada situação.

Melhora a segmentação de clientes

Não adianta tentar falar com uma multidão, nem todos entenderão a sua mensagem da mesma forma. Isso demonstra a importância de entender o comportamento do consumidor, suas preferências e necessidades.

Segmentar dá trabalho, pois é preciso agrupar pessoas com os mesmo interesses para falar com elas. A vantagem do machine learning é identificar segmentos presentes no seu mercado-alvo e trabalhar na criação de micro-grupos. A partir disso, compreende padrões de comportamento que nem sempre o time de marketing consegue detectar.

Guia completo da Segmentação de Contatos

Diferentes formas de segmentar seu público.


machine learningComo aplicar no marketing digital?

Você já viu o que é machine learning e os benefícios para a sua estratégia. Mas, e agora, como aplicar essa ferramenta para colher essas vantagens?

Não se preocupe, não há segredos para trabalhar com essa tecnologia. O machine learning tem a proposta fundamental bem parecida com outras ferramentas típicas do marketing digital, que é automatizar tarefas e processos.

Portanto, venha entender como é possível aplicar o aprendizado de máquina na sua estratégia sem dificuldades.

Search Engine Optimization

Os mecanismos de buscas estão sempre trabalhando para que o usuário tenha a melhor resposta possível para suas dúvidas. Não por acaso, o Google atualiza seus algoritmos com regularidade, procurando oferecer experiências cada vez mais positivas.

Nesse sentido, os algoritmos são focados em fornecer conteúdos de qualidade e que sejam relevantes — mas não necessariamente cheio de palavras-chave. Portanto, fica claro que a semântica e outras questões têm maior importância do que seguir à risca as técnicas de SEO.

Ao criar conteúdos focados no usuário, as chances de alcançar o topo dos motores de busca é bem maior.

Campanhas pagas

O tráfego pago é quase que indispensável para alcançar o público na web. A entrega de conteúdo orgânico foi sendo reduzida nos últimos anos, o que “forçou” o investimento em mídia paga.

Além de formatos como o Native Ads, estratégias como as campanhas de Pagamento Por Clique (PPC) têm resultados mais expressivos. Para isso, é necessário conhecer as suas métricas, entender quais obstáculos podem estar atrapalhando o cumprimento de seus objetivos e também compreender como funcionam os recursos do Google.

Então, o aprendizado de máquina consegue alinhar melhor quais são as informações sobre o público para direcionar as campanhas de forma efetiva.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo já provou ser uma estratégia extremamente positiva para atrair usuários e transformá-los em leads. Dessa maneira, os materiais criados devem ter um grande valor para seus leitores.

A persona é a principal guia que mostra quais conteúdos são mais interessantes. Porém, com o machine learning você otimiza o tempo de rastreio de dados e permite que você entenda com mais profundidade o perfil de seus clientes.

Viu como o machine learning tem diversas funcionalidades e ajuda diretamente nos resultados da sua estratégia? Comece a usar a tecnologia a favor do seu negócio!

Para isso, comece lendo nosso post sobre o que é automação de marketing digital e como fazer!

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:



Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Mas e aí, este post ajudou você? Então, leia também: