Social Media Optimization (SMO) – o que é e como fazer

Eduardo TavaresCapa, Marketing Digital

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Social-Media-OptimizationBoa parte das empresas já está nas redes sociais, postando de forma frequente e buscando os mesmos objetivos que você. O desafio agora fazer com que o seu conteúdo se destaque dos demais e é aqui que o Social Media Optimization entra.

Separamos algumas dicas para que você utilize o SMO de forma efetiva na sua estratégia de marketing digital.

Vamos lá?

o-que-é-social-media-optimizationO que é Social Media Optimization

Assim como o SEO busca otimizar suas páginas web, a estratégia de SMO consiste nessa mesma ideia de otimização, porém com um recorte mais específico. Social Media Optimization envolve a produção de conteúdo nas redes sociais de forma a aumentar o engajamento do público e gerar mais seguidores para sua marca.

As práticas de SMO podem ser utilizadas para gerar acesso ao seu site. Faça também o caminho contrário, usando suas páginas na web para gerar acesso para os principais canais em que sua marca está presente.

reputação-e-engajamento-lado-a-ladoReputação e engajamento lado a lado

Para que sua marca seja considerada uma referência pelos mecanismos de busca, é preciso produzir conteúdo que tenham relevância. Adote uma estratégia de produção de conteúdo próprio, indicando as fontes utilizadas e convidando os seguidores a comentar, curtir e compartilhar suas postagens.

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Como fazer SMO

Um estudo realizado pela AdWeek mostrou que mais de 60% dos usuários podem deixar de seguir uma marca caso não considerem relevante o conteúdo postado por ela relevante. Quanto mais você souber sobre o desempenho de suas publicações e das páginas como um todo, melhor para organizar sua estratégia de forma a obter bons resultados.

Conheça o público

Ao iniciar um planejamento de marketing digital, um dos primeiros fatores a serem analisados são as buyer personas, que são perfis fictícios dos seus clientes.

Não há um grupo exato que represente todos os seus seguidores. Por isso, é importante analisar o comportamento dos seguidores e saber quais são suas preferências.

Boa parte das redes sociais permite uma análise detalhada sobre as características daqueles que acompanham suas postagens. Ao criar anúncios para Facebook e LinkedIn, você consegue segmentar o público que deseja impactar, com base em informações demográficas, interações com a sua página e outras.

Tipos de públicos para anúncios

Otimização do título

Um bom título é um dos pontos mais relevantes para gerar engajamento com as suas publicações. Comece com uma frase que apresente o assunto que será tratado, de preferência de uma forma que provoque curiosidade dos seus seguidores.

O que é copywriting

O título precisa estar de acordo com o conteúdo que você vai apresentar na postagem. Ninguém fica feliz ao ler um enunciado que promete algum tipo de solução e não a entrega. Quando o seu conteúdo apresenta o que foi proposto no título, as chances desses seguidores compartilharem seu conteúdo e continuarem acompanhando seus posts é maior.

Palavras-chave

Quando falamos de práticas de SEO, as palavras-chave aparecem de imediato. Isso porque escolher os termos ideais para os conteúdos produzidos é vital para se conseguir um bom posicionamento nos buscadores.

No caso das redes sociais, defina palavras-chave na bio dos seus perfis, títulos e descrições em geral. Essas definições ajudam os usuários, que buscam por termos específicos nas redes sociais, a encontrarem sua página ou uma postagem específica entre os resultados.

Como definir palavras-chave

Imagens e vídeos

Conteúdo em texto normalmente gera menos engajamento, quando comparado com postagens que contam com imagens ou vídeos.

Estratégias de video marketing são cada vez mais utilizadas como forma de gerar engajamento do público. Lembra do tópico sobre otimização do título? Pense que os primeiros segundos do seu vídeo funcionam também como uma chamada que, se bem feita, vai garantir que os seguidores acompanhem o conteúdo até o final.

Utilize as imagens para informar e gerar curtidas, comentários e compartilhamentos. Vale destacar que existem algumas restrições sobre as dimensões de imagens nas redes sociais. Trabalhando com base nessas limitações, seus resultados serão maior satisfatórios.

Links com redirecionamento para redes sociais

Como falamos anteriormente, ações que levem os usuários para suas redes sociais são bem importantes para aumentar o número de seguidores. Insira botões em seus blog posts, landing pages, envios de email marketing e outros canais que contem com visitantes.

Além de disponibilizar essa opção para acompanhar sua empresa nas redes sociais, você pode inserir links de compartilhamento. Assim, caso alguma pessoa goste do seu conteúdo e queira compartilhar ele com seus amigos ela terá essa opção.

Essas são algumas das dicas para fazer gerar mais seguidores engajados nas redes sociais (e ainda gerar acessos ao site). Através de ferramentas de automação de marketing, você consegue definir essas ações de forma estruturada.

As orientações apresentadas foram úteis? Deixe nos comentários sua opinião!


Produzido por 
Eduardo Brum.


Referências:
https://www.socialbakers.com/blog/social-media-optimization-tips
https://www.iebschool.com/blog/social-media-optimization-redes-sociales/
https://www.seo.com/blog/7-tips-for-social-media-optimization/