Vendarketing: como alinhar seus times de marketing e vendas e alavancar seus resultados

vendarketingO Vendarketing veio de um termo em inglês, o Smarketing, que é como ficou conhecido o alinhamento entre os times de marketing e vendas. A questão é que muitos negócios enfrentam problemas por não saberem como isso funciona.

Esse conceito tem ajudado muitas empresas a entender suas estratégias e melhorar suas ações. Quando os profissionais de marketing e vendas trabalham de forma integrada, os objetivos são atingidos com mais rapidez e eficiência.

Desse modo, o planejamento estratégico será transformado, pois ambas as equipes serão igualmente responsáveis pelo sucesso. Portanto, gerar leads, conquistar clientes e aumentar as vendas são objetivos conquistados em conjunto.

Mas, afinal, o que é vendarketing, como funciona e de que maneira você pode executá-lo? Você terá todas essas respostas neste texto!


vendarketingO que é vendarketing

Como você deve ter notado, vendarketing é a junção dos termos vendas e marketing. O objetivo da estratégia é unir esses dois times para que fiquem alinhados e consigam melhorar suas performances.

Colocar as equipes para trabalhar em conjunto faz com que você consiga extrair ao máximo das tarefas. Além disso, é notável que o vendarketing aumenta bastante o potencial de conversão e receita de um negócio.

O termo vem do inglês, criado para unir as palavras Marketing e Sales (Venda), o que resultou em Smarketing. No entanto, essa palavrinha é ainda mais interessante na língua inglesa, pois também pode se referir a “marketing inteligente”, pois a palavra em inglês para “inteligente” é “smart”. Legal, não é?


vendarketingPor que utilizar essa técnica no seu negócio

Mesmo que as empresas criem diferentes estratégias, o objetivo geral sempre é aumentar as vendas. Se o seu negócio não está conseguindo chegar lá, você pode estar com dificuldades para investir nas ações certas ou medir de maneira correta os resultados.

O time de marketing digital é responsável por atrair, nutrir e repassar os leads para vendas quando percebem que eles estão preparados para a abordagem. No entanto, às vezes o timing está errado, e isso implica em perder chances muito boas de vender.

Portanto, o problema pode estar nesse desalinhamento entre os times de marketing e vendas. De modo geral, a equipe de marketing gera as oportunidades e o time de vendas entra para aproveitar ao máximo cada oportunidade que aparece. Entenda um pouco mais as vantagens do vendarketing para sua empresa.

As equipes trabalham no mesmo ritmo

É perceptível quando as equipes trabalham em busca da mesma finalidade, que pode ser o crescimento da empresa, geração de receita e outros objetivos. Dessa forma, os profissionais passam a compartilhar mais informações e criam ações em prol dos mesmo ideais.

Em outras palavras, marketing e vendas passam a trabalhar no mesmo ritmo, de forma linear. Além disso, eles buscam soluções para os problemas e conseguem aproveitar as oportunidades que se apresentam.

vendarketing

A cooperação é a chave para ter resultados mais eficientes. Essa comunicação mais clara faz com que as equipes consigam prever cenários, criem estratégias mais eficazes e alinhem suas atividades.

Aumento do ROI

Não há dúvidas sobre o aumento do ROI a partir do momento que uma empresa passa a adotar o vendarketing. Na hora de analisar as métricas e identificar com clareza os resultados, o seu negócio vai perceber o impacto dessas ações.

Uma das métricas dentro de uma empresa é o ROI, pois é possível perceber claramente qual é o retorno financeiro de suas ações. Nesse sentido, se o retorno sobre investimento está negativo, as estratégias devem ser revistas.

vendarketing

Nesse caso, quando o ROI não está satisfatório, isso pode ser um sinal muito claro de que os times de marketing e vendas não estão no mesmo ritmo. Desse modo, o vendarketing é a solução para aumentar o sucesso de cada ação e, consequentemente, o lucro.

Compartilhamento de percepções

O SLA (Service Level Agreement) é extremamente importante para evitar problemas e ter resultados melhores. É bem comum que uma equipe culpe a outra pelas oportunidades perdidas.

Por exemplo, a equipe de marketing diz que o time de vendas perdeu o lead, enquanto os vendedores acusam o time de marketing por passarem os leads antes de estarem preparados para a compra. No final, a empresa como um todo sai perdendo.

Dessa maneira, é melhor colocar o vendarketing em prática para que as equipes compartilhem suas percepções e identifiquem quais são as brechas. Assim, é possível reparar os gargalos dos processos no funil de vendas.

Como os dois times buscam o mesmo objetivo, por que não trabalhar juntos? Se as equipes trabalham em harmonia, confira alguns benefícios que seu negócio terá:

  • Redução de falhas na comunicação;
  • Os times podem se ajudar em relação aos MQL e SQL;
  • Maior aproveitamento de dados e informações;
  • Otimiza as operações da empresa;
  • Atração de leads mais qualificados;
  • Maior geração de receita.

vendarketingComo aplicar o vendarketing na sua empresa

Agora é só você acompanhar como fazer para colocar o vendarketing em prática na sua empresa!

Definir um SLA para as equipes

O SLA é o grande divisor de águas no momento de implementar o vendarketing. De forma prática, é ele que determina as regras das ações e o que deve ser entregue por cada equipe. Veja exemplos de SLA que podem ser usados:

  • Em marketing: definição das informações que tornam o lead válido para ser incluído no processo de vendas;
  • Em vendas: definir o tempo de contato para fazer a abordagem do lead ou o número de tentativas de contato antes de desistir.

Fazer reuniões periódicas para alinhar os objetivos

Colocar todos os profissionais em uma reunião para analisar as ações realizadas e alinhar os objetivos é essencial. Dessa forma, as intervenções precisam ser feitas, pelo menos, a cada 15 dias.

As reuniões periódicas são intervenções para que o alinhamento continue funcionando. Nos encontros devem ser abordadas as métricas para comparar com os objetivos do mês. A partir disso, os times conseguem melhorar a qualidade e ajudar uns aos outros.

vendarketing

Definir novas metas para o vendarketing

Como há uma reformulação nas atividades das equipes, a definição de novas metas é fundamental. Por exemplo, mudar as metas de leads que devem ser convertidos para bater uma meta de receita. Assim, há uma transformação na mentalidade.

O time de marketing percebe que não está apenas gerando leads ou visitas, mas sim oportunidades de ganhar dinheiro. Portanto, a mentalidade muda e as responsabilidades também.

vendarketing

Gestão de CRM no vendarketing

Um bom CRM já faz parte do dia a dia desses profissionais. É por meio da ferramenta que todas as informações sobre os leads são conferidas, como histórico de contatos, interações e muitos outros dados valiosos.

Os vendedores observam o nível de maturidade do lead e o time de marketing confere o que fazer para nutrir e preparar mais os leads.

vendarketing

Portanto, uma boa plataforma de automação de marketing é primordial para que as equipes confiram todas as informações que precisam e possam se ajudar. Além disso, a escolha da ferramenta de CRM é muito importante para que o vendarketing seja implementado com sucesso na sua empresa.

Então, conheça o Dinamize Automation e veja como a nossa ferramenta de automação facilita os processos no seu funil de vendas!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: