Em todas as áreas, as inovações surgem a partir de coisas já existentes, seja nas artes, na escrita, na ciência, nos esportes, ou então na tecnologia. O ser humano cria tudo com base em referências e progressos de tempos passados, por isso, nada é completamente original, o que torna as comparações algo natural.
No mundo dos negócios, é a mesma coisa. A comparação serve como um modelo de avaliação de desempenho e como referência. É aí que entra o benchmarking, uma técnica que as empresas usam para entender como elas estão se saindo com relação a outros competidores.
Nesse post, falaremos um pouco sobre o que é o benchmarking e porque ele é essencial no empreendedorismo e no marketing.
Você vai ler sobre:
- O que é benchmarking;
- Os principais tipos de benchmarking;
- Como usar o benchmarking no marketing digital;
- O guia do benchmarking: passo a passo.
Vamos lá?
O que é benchmarking?
Em português, benchmarking significa ponto de referência. Basicamente, é uma análise competitiva entre empresas do mesmo ramo, feita para entender como seus serviços e produtos estão se desempenhando no mercado, feita a partir da comparação de KPIs e outros dados coletados.
Durante essa etapa de pesquisa, são feitas avaliações e análises das estratégias e performances dos concorrentes. Dessa maneira, você cria uma grande inteligência de mercado e a usa a seu favor. Por exemplo, se você quer aumentar seu marketshare, faça uma pesquisa da concorrência para entender como se destacar.
O objetivo do benchmarking não é estimular a concorrência agressiva e descarada, mas transparente e honesta. Afinal, é imprescindível que os dados sejam obtidos de forma legal e colaborativa.
Os principais tipos de benchmarking
Existem diversos tipos de benchmarking e cada um beneficia as empresas de formas diferentes. Veja portanto todos eles a seguir.
Interno
No benchmarking interno, uma comparação entre os setores de uma empresa é feita. É possível, por exemplo, comparar o setor de marketing com o de vendas para entender níveis de produtividade e outros aspectos.
Competitivo
No benchmarking competitivo, os concorrentes diretos são usados como parâmetro. O objetivo é medir como um negócio ou um produto está se desempenhando no mercado em relação ao competidor. Assim, o ideal é utilizar dados e métricas divulgados abertamente.
Esse tipo de pesquisa costuma revelar bons insights sobre a sua posição na indústria e sobre o que você precisa fazer para superar os concorrentes do mercado.
Genérico
No caso da versão genérica, são feitas comparações e análises de concorrentes que são similares em algum quesito, mas não necessariamente disputam os mesmos clientes ou produzem o mesmo produto.
Funcional
No funcional, o benchmarking é feito comparando etapas e processos que podem ser aplicados em qualquer empreendimento, mesmo não sendo semelhantes e não disputando o mesmo mercado.
De cooperação
O benchmarking de cooperação acontece quando duas empresas decidem fazer uma parceria. Se as duas marcas possuem setores fortes que se complementam, por exemplo, elas podem trocar dados e fazer um levantamento de cases e estratégias que beneficie ambas.
Como usar o benchmarking no marketing digital?
Dentro do marketing digital, o benchmarking é utilizado o tempo todo para medir a performance entre empresas oponentes. É essencial fazê-lo antes de desenvolver um plano de marketing, por exemplo. Ele oferece insights sobre as estratégias de redes sociais, search engine marketing, email, dentre outras.
Um bom benchmarking digital deve responder:
- Como seus concorrentes estão posicionados na Internet e em quais canais estão presentes?
- Em quais estratégias eles mais investem e mais recebem retorno?
- Como se relacionam com seus consumidores?
- Qual o tom e linguagem usados em sua comunicação?
- Como o design impacta a experiência dos usuários?
- Quais ações de marketing digital da sua empresa se sobressaem às deles?
O guia do benchmarking: passo a passo
Começar o seu processo de pesquisa, é simples. Para isso, basta seguir alguns passos que nós vamos mostrar abaixo.
1. Escolha os concorrentes que serão analisados
Determine quais empresas você quer analisar e que tipo de benchmarking deseja fazer: de cooperação, genérico, interno, competitivo ou funcional.
Escolha no mínimo 3 empresas, pois pode ser que no meio do caminho você descubra que não há muitos dados disponíveis.
2. Determine seus KPIs
Uma boa dica é criar uma tabela comparativa para analisar as empresas. Além disso, você também deve saber quais métricas são relevantes para o seu benchmarking, tanto quantitativas quanto qualitativas.
No marketing digital, há uma infinidade de KPIs que medem performance, desempenho e qualidade. Veja então alguns exemplos:
- Alcance;
- Taxa de engajamento nas redes sociais;
- Qualidade do conteúdo;
- Autoridade do site;
- Páginas indexadas nos primeiros resultados dos buscadores;
- Metatags utilizadas;
- Velocidade de carregamento;
- Identidade visual e branding;
- Resultados das campanhas pagas.
3. Colete os dados
É claro que há diversas ferramentas que podem te ajudar nesse trabalho árduo de monitoramento e de benchmarking. O Google Analytics é uma delas, porém ele é mais útil para medir os seus próprios resultados. Ferramentas como a SimilarWeb; entretanto, oferecem dados e métricas sobre o desempenho de sites concorrentes.
O ideal é contratar um serviço PRO, pois ele garante uma análise mais profunda e completa dos rivais. No entanto, também há a versão gratuita.
Alguns dos indicadores que a SimilarWeb revela:
- Informações de tráfego, como total de visitas, duração média da visita, páginas navegadas por visitante e taxa de rejeição;
- Rankeamento global por país ou por outra categoria;
- Tráfego de referência (de onde vem o tráfego);
- Palavras-chave que mais geraram cliques e resultados;
- Principais redes sociais responsáveis pelo tráfego;
- Tipos de mídia paga usada;
- Conteúdos mais acessados, dentre outros.
4. Compare e analise as informações
Finalmente chegou a hora de comparar os dados e analisar tudo junto. Observe quais relações você consegue fazer com o seu negócio e como pode melhorar seus resultados a partir disso.
Você deve portanto identificar pontos altos e baixos nas suas estratégias, vantagens dos concorrentes e desvantagens que eles têm que pode explorar. Dessa maneira, você aproveitará oportunidades que antes não enxergava.
Por fim, o benchmarking é uma técnica que deveria ser aplicada por todas as empresas, afinal, é super importante estar à par do que a concorrência anda fazendo. E é claro, nunca para roubar ideias ou fazer práticas antiéticas, mas para se inspirar e se preparar para os desafios que o seu negócio terá que enfrentar.
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