Marketing virtual: entenda o que é e como criar sua estratégia

Por Capa, Inbound Marketing, Marketing Digital

marketing virtual
marketing virtual

A era digital trouxe profundas mudanças no comportamento de consumo. Com essas transformações, foi natural que a publicidade e técnicas de vendas também mudassem para se adaptar aos novos consumidores.

Em meio a tantas mudanças nas últimas décadas, vimos o crescimento do uso da internet e como isso mudou o mercado. Mas não estamos falando apenas dos e-commerces e compras via web, mas sim do marketing virtual.

A internet é uma ferramenta interativa e que tornou a comunicação mais ágil. Por isso, as marcas viram nela uma oportunidade de expandir seus negócios e atrair mais clientes. A partir de então, vimos como as estratégias foram se desenvolvendo e crescendo cada vez mais, e que hoje permeia um gigantesco mercado virtual.

Dito isso, que tal entender o que é o marketing virtual e como aplicar essa estratégia? Confira!


marketing virtualAfinal, o que é marketing virtual?

É certo que o marketing permeia os mais diversos tipos de publicidade. Toda marca tem o objetivo maior de vender e se expandir no mercado, certo?

Nesse contexto, o marketing tradicional foi, aos poucos, perdendo espaço para um outro modelo que apresenta outros tipos de vantagens: o marketing virtual. Como o próprio termo já aponta, se trata de um conjunto de estratégias que usam as ferramentas tecnológicas para se comunicar com o público.

Talvez ouvir falar em marketing virtual é um pouco novo para você. Mas se falarmos em marketing digital soa mais familiar, não é mesmo? Portanto, as ações são criadas por meio de canais digitais e visam promover produtos e serviços. Assim, as empresas criam campanhas que as colocam em conexão com o público.

A partir disso, os consumidores passam a conhecer mais profundamente determinada marca, além de estabelecer um vínculo e aumentar a confiança. Quando a empresa investe em marketing virtual, fica mais fácil se manter na mente do público. Então, a sua marca será facilmente lembrada no momento de decisão de compra.


marketing virtualQuais os pontos fundamentais do marketing virtual?

O principal objetivo do marketing é mostrar os benefícios de um produto e conduzir o cliente até a compra. O marketing virtual é um mecanismo que ajuda a despertar os desejos dos consumidores por meio de ações específicas.

Para que isso seja possível, a estratégia utiliza o meio virtual, que é amplo e pode chegar até inúmeras pessoas. Ou seja, é uma forma de divulgação da marca e que também melhora o relacionamento com o público. Por sua vez, o marketing virtual se tornou fundamental para alcançar clientes nos dias de hoje.

O uso de dispositivos que se conectam à internet se tornaram muito populares nos últimos anos, o que resultou em um aumento significativo de usuários que usam a rede mundial de computadores para conhecer e pesquisar produtos, avaliar marcas e ter melhores experiências de compra.

Com o desenvolvimento tecnológico, o uso de dispositivos móveis disparou e, como consequência, o acesso à internet também. Isso tornou o campo do marketing digital muito mais fértil e promissor. Afinal, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o país já registrou mais de 234 milhões de acessos móveis à internet.

Desse modo, o marketing virtual se estabelece com base em 5 principais elementos, que são:

  • Agilidade
  • Mobilidade
  • Relacionamento
  • Interação
  • Tecnologia

O marketing é muito ligado à criação e entrega de valor aos clientes. Por isso, esses 5 elementos fazem com que o marketing virtual seja uma via de mão dupla, em que há benefícios tanto para a empresa quanto para os clientes.


marketing virtualComo fazer uma estratégia de marketing virtual?

São muitas as possibilidades para aplicar o marketing virtual na sua empresa. No entanto, é importante entender seu mercado para identificar quais são as melhores ações de acordo com as necessidades da sua marca. Além disso, há um fator essencial a se levar em consideração: o seu público-alvo.

A boa utilização de técnicas e ferramentas são o que conduzem ao sucesso a sua estratégia de marketing virtual. Confira o que você pode fazer!


marketing virtualOtimização para motores de busca

Quando você tem alguma dúvida a respeito de qualquer assunto, onde você tenta buscar respostas?

Já se passou o tempo em que tínhamos que recorrer a livros, procurar por uma pessoa capacitada para responder nossos questionamentos ou buscar outros métodos. Atualmente, apenas sacamos nosso celular e entramos no Google para saber a resposta sobre qualquer dúvida que surge, certo?

Portanto, ter páginas bem posicionadas nos motores de busca é fundamental para que os usuários encontrem a sua empresa. Mas para que isso seja possível, você precisa investir em Search Engine Optimization, o SEO.

A otimização trabalha com a aplicação de técnicas que vão colocar seu site, blog e outras páginas no topo de pesquisa dos buscadores. São diversos fatores de rankeamento, e por isso é preciso ter atenção no SEO On-Page e Off-Page.


marketing virtualMarketing de conteúdo

É importante que você tenha conteúdos que respondam as dúvidas quando as pessoas fazem buscas na internet. Assim, o que entra em cena é o marketing de conteúdo.

Essa estratégia trabalha com a produção de materiais que sejam relevantes e valiosos para seu público. O intuito disso é atrair, converter, encantar e fidelizar uma audiência. Por meio do marketing de conteúdo a sua marca pode ganhar maior reconhecimento, ter mais autoridade no mercado e muitos outros benefícios.

Para isso, existem diversos caminhos, como a criação de um blog com conteúdos gratuitos, materiais ricos e muito mais. Além disso, a produção pode ser feita em diferentes formatos e postadas em variados canais. É claro, tudo isso depende de quem é a sua persona.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para começar no marketing virtual, uma vez que a sua empresa pode ser encontrada com mais facilidade.


marketing virtualConteúdo multimídia

Você já deve ter notado como encontramos muitos formatos de conteúdo. Até alguns anos atrás, o mais comum eram os textos. Agora, já são encontrados uma grande diversidade de materiais.

Esse é um aspecto bem interessante e mostra a importância de investir em conteúdo multimídia. Afinal, isso faz com que a sua mensagem tenha um alcance maior e ainda gera mais engajamento. Por isso, comece a pensar em:

  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Podcasts;
  • GIFs e outros formatos.

marketing virtualE-mail marketing

Aqui está mais uma ferramenta valiosa no marketing virtual. O e-mail é um modelo de comunicação direta com o seu público. Se um usuário deu o endereço eletrônico para sua empresa, isso significa que ele quer receber suas mensagens.

O e-mail marketing consegue criar um relacionamento entre marca e público. Você pode usar essa ferramenta para nutrir leads, direcionar os destinatários para seu blog e site, mandar mensagens segmentadas para cada público de acordo com suas preferências e muito mais.

Para facilitar ainda mais o manejo da base de e-mails, o uso de software de automação permite o envio de mensagens personalizadas. A comunicação também é contínua e segue uma série de detalhes de cada lead, o que aumenta as chances de conversão.

De modo geral, o marketing virtual é muito positivo e apresenta resultados bem interessantes. Então, o que acha de começar a colocar essa estratégia em prática e para melhorar a comunicação com seu público?

Aproveite para otimizar suas estratégias com Dinamize Automation e crie ações para atrair mais leads e aumentar suas vendas!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!


Autor


mayara-mira
Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja conteúdos do Autor