Retrospectiva 2021: dados sobre marketing, novas funcionalidades na Dinamize e muito mais!

retrospectiva 2021

O ano tá acabando, mas olha quem chegou: ela, a retrospectiva da Dinamize!

Que 2021 foi um ano ótimo para o marketing digital, todos já sabem, certo? Por isso, no nosso especial de fim de ano, trouxemos algumas curiosidades.

Vem com a gente!


O que mudou na plataforma:Lançamentos de funcionalidades

A Dinamize está constantemente buscando novidades e melhorias para continuar sendo a melhor opção para seus usuários. Com isso, trouxemos o nosso TOP 3 novas funcionalidades:

Automação para envio de produto visitado

Com a novidade, nossos clientes podem criar uma automação para realizar um envio de email personalizado a partir do produto visitado pelo usuário no site. O novo recurso se soma aos fluxos de abandono de carrinho e de navegação no site, que já estavam disponíveis na Dinamize.

QR code para Landing Pages

Quer qualificar a captação de leads na loja física?

Utilizar um QR Code pode ser útil para você! Com ele, você dá aos visitantes uma alternativa extra para que eles permaneçam em contato com a sua marca. Além disso, os QR Codes podem ser úteis em outros materiais físicos, como folders ou revistas.

Webhook de entrada

A comunicação via Webhook permite o envio de informações entre sistemas distintos. O Webhook de entrada é um recurso que permite que os clientes da Dinamize enviem dados das plataformas que utilizam para o nosso software, o que permite trazer novas informações sobre seu público e atualizar informações.


retrospectiva dinamize 2021Funcionalidades mais utilizadas

A Dinamize oferece uma série de funcionalidades que ajudam as marcas a criarem um relacionamento com o público e gerar mais oportunidades de venda, mas existem alguns recursos que são os preferidos de quem está com a gente.

O recurso mais utilizado pelos nossos clientes foi … o EMAIL MARKETING!!!!

Agora, veja os demais recursos que foram utilizados com maior frequência.

Segmentação de contatos

De nada adianta contar com um grande número de contatos na sua base se você não conseguir filtrar a sua comunicação com base na interação deles ou então considerando dados fornecidos anteriormente. É para garantir que você consiga direcionar sua comunicação da forma certa que existe a possibilidade de segmentação de mercado.

Na nossa plataforma de automação de marketing, por exemplo, disponibilizamos diversos modelos de segmentação para os usuários. Com eles, fica mais fácil iniciar os filtros na base de contatos e, consequentemente, criar uma comunicação direcionada para cada interesse.

Landing Page

As marcas que estão com a Dinamize usam o recurso para criação de landing page com diversas finalidades, tais como:

  • captar novos contatos;
  • atualizar dados de quem já está na base
  • divulgar eventos e confirmar participantes;
  • promover palestras, cursos ou conteúdos ricos.

Ou seja: estamos falando de um recurso que pode ajudar você a atrair novos leads e manter todos os dados atualizados.

Automação

A automação de marketing é uma excelente aliada quando o assunto é criar uma comunicação personalizada e, ao mesmo tempo, ágil. Com ela, você consegue elaborar ações com base na interação do público com sua marca – seja no site ou em outros canais que estejam integrados com a Dinamize.

Os clientes da Dinamize utilizam a automação tanto para iniciar uma comunicação com novos leads e gerar vendas, mas também para fidelizar quem já é cliente e recuperar a atenção daquelas pessoas que não engajam com os conteúdos enviados.

Alguns dos principais fluxos de automação de marketing:

Teste A/B

Quer encontrar a comunicação perfeita para a sua empresa? Faça um teste A/B!

O teste A/B é o processo de enviar uma variável da sua campanha de email marketing para uma parcela dos seus contatos e uma segunda variável para outra parcela. Com isso, é possível identificar qual versão gera mais resultados.

Esses testes podem analisar diversas variações, como por exemplo:


retrospectiva dinamize 2021Qual o dia do ano com maior número de envios de email?

Se tem uma coisa que a gente fica ansioso, é pela Black Friday, certo? Seja para quem vende ou para quem quer comprar, essa é uma data muito especial.

Com isso, oficializamos: o dia que mais emails foram disparados na Dinamize foi a Black Friday, no dia 26 de Novembro.


retrospectiva dinamize 2021Integrações

Seguindo a ideia de trazer cada vez mais melhorias para seus usuários, é lógico que não poderiam faltar novas Integrações, então trouxemos o TOP 5 de novas integrações disponíveis:

  • wap.store
  • wBuy
  • Privacy Tools
  • Well.commerce
  • GEOvendas

“Mas Dina: e as Integrações que já estavam disponíveis?”

As mais usadas estão no TOP 3 abaixo:

  • Pipedrive
  • VTEX
  • Magento

retrospectiva dinamize 2021Blog

Nosso Blog é atualizado regularmente para complementar a jornada do nosso usuário, não só no uso de nossas ferramentas mas também de forma geral nas suas ações de marketing digital.

Nos últimos anos, tivemos um crescimento expressivo de acessos e busca, tornando-nos o número #1 em diversos assuntos.

O nosso TOP 5 posts mais acessados ficou assim:

Palavras de Transição: torne o seu texto mais fácil de ler

10 aplicativos para a criação de modelos de fluxogramas

Erros ao enviar um email – Entenda o que significa cada erro

Entenda os 4 Ps do marketing e sua função nos negócios

Como definir seu público-alvo em 5 passos simples


Novidades na nossa plataforma de ensino:Dinamize Academy

Esse ano, além dos nossos treinamentos específicos para nossa plataforma, no Dinamize Academy lançamos o curso “Automação de Marketing para Ecommerce”.

É um curso 100% gratuito que pode ajudar você a entender como otimizar sua comunicação para ampliar as vendas online utilizando este recurso.

Você pode se inscrever neste e em outros cursos clicando aqui.


Cara nova:Novo site

Ano novo, site novo!

Para fechar as novidades, uma para lá de especial! 2021 também foi o ano em que lançamos um novo site para apresentar, da melhor forma, nossas plataformas e conteúdos.

Página inicial site Dinamize


retrospectiva dinamize 2021Segmentos que mais contrataram

Aqui na Dinamize atendemos diversos setores, mas o nosso TOP 5 foi o seguinte:

1# Agências
2# Ecommerce
3# Indústria
4# Saúde
5# Educação


retrospectiva dinamize 2021Estatísticas sobre criação de email marketing

Se você já produz conteúdo ou busca formas de divulgar seus produtos, sabe da importância do email marketing para gerar novas vendas. Por isso, separamos alguns dados sobre como as pessoas criam email marketing.

Confira alguns dados focados na criação do conteúdo dos emails:

→ 35% dos assuntos utilizados foram únicos
→ 15% usaram o emoji 😀
→ 6,8% usaram a palavra “você”
→ 3,6% personalizaram o assunto

Ainda sobre o assunto de email marketing, vale um destaque: em média, o mesmo assunto foi utilizado 3x.


O que vem por aí:Tendências de marketing para 2022: o que você precisa saber (e fazer)

De acordo com as informações que levantamos, é possível apontar algumas ações que não podem ficar de fora da sua comunicação se você quer bombar em 2022:

Segmentação de contatos

Entender os interesses dos leads e clientes é essencial para criar uma comunicação de qualidade. Se você criar o mesmo anúncio, ou então o mesmo envio de email, para todas as pessoas que deseja impactar, as chances de todos eles serem impactados pelo conteúdo são pequenas.

Por isso, use os recursos disponíveis para dividir seu público conforme critérios como nível de engajamento, localização, produtos de interesse, entre outros. Se você não souber estas informações, existem algumas ferramentas de marketing que podem ajudar.

Conteúdo personalizado

Com a segmentação, você dá o primeiro passo para produzir conteúdos que sejam vistos como únicos por quem está em contato com sua marca.

O conteúdo personalizado pode ir muito além de inserir o nome do contato no assunto ou no corpo do email, pois você pode criar mensagens com base nos produtos visualizados pelos leads, analisando ações anteriores que eles interagiram e muito mais.

Explore diversos formatos de conteúdo

Independente dos canais de marketing que você utiliza para se comunicar com o público, é importante explorar todas as possibilidades para gerar o engajamento desejado. Nas redes sociais, por exemplo, criar conteúdos em vídeo é uma alternativa simples e que pode despertar mais interesse do que apenas uma imagem solta com aquele textão.

Saiba mais sobre video marketing

Faça todos os testes antes de iniciar uma ação

No caso do email marketing, por exemplo, você pode fazer um teste A/B. Este tipo de teste consiste em criar várias versões de uma mesma mensagem – alterando a forma como você apresenta cada informação – para identificar a abordagem que vai impactar positivamente o público.

2021 chegou ao fim, mas bora começar o ano novo gerando muitas vendas? Se quiser mais dicas para qualificar sua comunicação, atrair mais leads e conquistar novos clientes, confira:

Automação de marketing para Ecommerce: principais recursos para vender online

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: