Aprenda de uma vez por todas como divulgar um e-commerce!

Por Capa, CRM e Vendas, Dicas, Marketing Digital

como divulgar ecommerce

como divulgar ecommerce

As compras no comércio eletrônico não param de crescer, mas isso não significa que é fácil vender na internet. Para ter bons resultados, é essencial saber como divulgar o seu e-commerce. Investir em relacionamento e comunicação é essencial para aumentar a confiança dos clientes em sua marca.

Desenvolver uma boa estratégia de divulgação é o que faz com que mais pessoas conheçam sua loja virtual. Além disso, esse é um aspecto muito importante para que você veja a sua taxa de vendas subir.

De modo geral, não adianta ter um e-commerce com bom layout, preços atrativos e excelentes formas de pagamento se você não souber atrair clientes. Isso só é possível por meio de divulgação, e o marketing digital é uma excelente ferramenta para atingir seus objetivos.

Neste post, você verá dicas infalíveis de como divulgar um e-commerce de forma eficiente para conquistar mais clientes!


como divulgar ecommerceInvista em uma estratégia de SEO

Conquistar as melhores posições nos buscadores é o sonho de qualquer marca que investe em marketing digital. Já sabemos que alcançar a primeira posição nos motores de busca faz toda diferença no tráfego orgânico dos sites, certo? Então, essa deve ser uma das primeiras ações a serem feitas.

A estratégia de SEO é algo que merece atenção constante. Das práticas mais básicas às mais avançadas, as técnicas devem ser aplicadas a longo prazo. Entre as táticas que você pode usar para melhorar o posicionamento do seu e-commerce estão:

  • Utilizar palavras-chave do seu nicho;
  • Criar link building;
  • Investir em design responsivo;
  • Escrever descrições exclusivas dos produtos e colocar palavras-chave;
  • Utilizar vídeos;
  • Produzir conteúdo relevante.

como divulgar ecommerceAposte em design responsivo

Adequar seu site para as telas mínimas (como os smartphones) até as telas maiores é muito importante para facilitar a navegação dos consumidores. O design responsivo é o que faz as páginas na web se adequarem à tela do dispositivo usado.

Quase 43% das vendas em e-commerces são feitas por dispositivos móveis. Essa pesquisa mostra o quanto a responsividade é importante para o aumento das vendas em lojas virtuais. Afinal, se os consumidores encontrarem dificuldades para finalizar suas compras, eles logo desistem.

Portanto, a atenção na hora de desenvolver o seu site é fundamental. A experiência do usuário depende muito se o seu e-commerce tem um layout adaptável para todos os tipos de telas. Priorize elementos leves e confira a velocidade de carregamento das páginas.


como divulgar ecommerceNão esqueça do mobile

Se a sua loja é mobile friendly, saiba que isso também conta para o ranqueamento nos resultados orgânicos. Otimizar seu e-commerce para dispositivos móveis é um passo de extrema importância, pois saiba que 66% dos acessos são feitos por esses aparelhos.

Características como tamanho da tela, tipo de teclado usado e outros aspectos precisam ser considerados para adequar o seu site aos dispositivos móveis. Mobile friendly é, basicamente, melhorar a experiência do usuário que acessa em aparelhos de diversos tamanhos.

Mesmo que os conceitos sejam similares, não confunda um site responsivo com mobile friendly, pois esse segundo é quando você tem uma versão exclusiva para dispositivos móveis. O site responsivo é aquele que usa código para adequar a tela ao aparelho, portanto são coisas diferentes.


como divulgar ecommerceCrie anúncios e links patrocinados

Os anúncios são uma ótima forma de atrair mais visitantes para divulgar seu e-commerce. Quando você investe em mídia paga, seus links ficam no topo dos resultados de buscas. Além disso, os links patrocinados são uma boa forma de atrair tráfego qualificado nas redes sociais.

A criação de anúncios também tem outras vantagens, como aumentar a consciência do público sobre a sua marca, apresentá-la para novos consumidores e muitos outros benefícios. As ferramentas mais comuns para criar anúncios são:

A compra de palavras-chave específicas faz com que sua marca ganhe destaque nas buscas. Por isso, pesquise e invista nos termos que seu público mais procura.


como divulgar ecommerceAproveite ao máximo o email marketing

A discussão sobre a relevância do email marketing é antiga no marketing digital. Entretanto, saiba que essa ferramenta continua relevante, sobretudo por ser uma forma de contato direto com seus leads e clientes.

As campanhas de podem ser usadas em uma enorme variedade de ocasiões. São diversos tipos de e-mail marketing que permitem enviar conteúdos, promoções e outras informações relevantes. Dessa maneira, a ferramenta continua sendo um canal importante para alavancar suas vendas.

O email marketing tem a capacidade de gerar novos clientes com custo reduzido. Isso porque, ao criar uma campanha, você vai impactar uma grande quantidade de leads interessados na sua marca.


como divulgar ecommerceAtraia leads com conteúdos relevantes

O inbound marketing para e-commerce é constituído de estratégias focadas na atração, conversão, venda e fidelização de clientes. Um dos passos é atrair leads por meio de conteúdos relevantes para a sua persona. Nesse caso, o marketing de conteúdo é a estratégia perfeita.

Não é por que você trabalha com e-commerce que deve divulgar apenas produtos e ofertas. O mais interessante é conseguir chamar atenção dos usuários com outros conteúdos. Por isso, invista em um blog, crie e-books, infográficos e outros materiais ricos.

O marketing de conteúdo faz com que a sua loja ganhe reconhecimento no mercado e passa a ter mais credibilidade. Assim, é possível até mesmo se tornar referência em seu nicho de atuação. Às vezes os empreendedores


como divulgar ecommerceUse a criatividade nas descrições

Se um consumidor está a procura de um produto na internet, com certeza ele usará palavras-chave para encontrar o que precisa, não acha? Use isso a seu favor e crie descrições criativas e que utilizem as técnicas de SEO.

Faça descrições que mostram as vantagens dos produtos, os benefícios de utilizá-lo, indicações, atributos do item (cores, tamanho, material), condições de pagamento e outras informações que são essenciais.

Prenda a atenção dos clientes e utilize de artifícios que criem uma conexão emocional com os consumidores, que faça com que o desejo de compra seja despertado. As descrições também ajudam a gerar vendas, então capriche nelas!


como divulgar ecommerceUse muito as suas redes sociais

Nem é preciso ressaltar o quanto as redes sociais são fundamentais para divulgar sua loja virtual, certo? As mídias sociais já são usadas até mesmo como mecanismos para fazer pesquisas na internet. Ou seja, contar com páginas atualizadas na redes com conteúdos de qualidade e criar anúncios segmentados vai melhorar seus resultados.

Conheça bem sua buyer persona e saiba em quais redes sociais ela está presente. Dessa maneira, você não investe em ações com poucas chances de dar resultados positivos.


como divulgar ecommerceDisponibilize avaliações dos consumidores

Caso o seu e-commerce ainda não seja tão conhecido, fornecer um espaço para que os clientes deixem avaliações pode ajudar bastante os novos consumidores. A partir disso, eles podem contar como foi a experiência em comprar na sua loja, a qualidade dos produtos e muito mais.

O sistema de avaliação e comentários mostra pontos positivos, mas também podem ocorrer avaliações negativas. No entanto, use as críticas para aperfeiçoar o seu negócio e entenda o que incomodou o cliente para oferecer soluções. Lembre-se que isso será determinante na fidelização de seus clientes.

Não há mistérios sobre como divulgar o seu e-commerce. Veja quais dicas são mais interessantes para a sua loja virtual e comece a colocá-las em prática. Assim, o seu negócio vai crescer ainda mais com uma boa estratégia de marketing!

Confira também 5 ações para aplicar e aumentar a fidelização de clientes na sua loja!

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