Linkedin Ads – Como criar anúncios no LinkedIn

Por Capa, CRM e Vendas, Dicas, Geração de Leads, Marketing Digital, Redes Sociais

linkedin ads - como usar

LinkedIn Ads - Veja como usar os anúncios no LinkedInO LinkedIn é uma rede social criada em torno dos negócios, que permite aos usuários a criação de conexões profissionais, busca por oportunidades de emprego e compartilhamento de conteúdo. Ele revolucionou o mundo corporativo, na medida em que focou principalmente em conteúdos de cunho profissional e empresarial.

Hoje, diversos profissionais utilizam a plataforma para produzir conteúdo e divulgar suas habilidades, realizando novas parcerias e conquistando clientes. Portanto, o LinkedIn é um dos melhores canais para fazer marketing B2B e, por isso, investir no Linkedin Ads pode ser uma ótima estratégia!

Se você quer saber como anunciar no LinkedIn Ads, você veio ao lugar certo: vamos explicar tudo sobre essa ferramenta em um passo a passo detalhado.


linkedin adsPor que anunciar no Linkedin?

O Linkedin é considerado, por 92% dos profissionais do segmento B2B, a rede social mais importante. Anunciar no Linkedin Ads é ótimo para quem busca uma estratégia que segmente públicos de acordo com cargos, profissões, empresas ou até investidores. Além de poder localizar usuários mais influentes, estes usuários têm até duas vezes mais poder de decisão de compra do que o restante dos usuários da web.

Além disso, a concorrência entre anunciantes é menor no Brasil. Isso porque nem todas as marcas brasileiras utilizam o Linkedin Ads. Portanto, o alcance das campanhas se torna maior e, consequentemente, tem um custo menor.

Enquanto o LinkedIn é usado primariamente para conexões profissionais, redes sociais como o Facebook , o Instagram e o Twitter focam em entretenimento e vida pessoal. Portanto, no LinkedIn as pessoas estão mais dispostas a receber oportunidades de negócios e se conectar com desconhecidos e novas marcas do que em anúncios gerados no Facebook e Instagram Ads, por exemplo.

Recentemente, o LinkedIn reformulou a área de anúncios, adicionando recursos de marketing que melhoram a geração de leads qualificados e, consequentemente, melhoram as taxas de conversão. Além das opções avançadas de segmentações, a plataforma agora também conta com a possibilidade de criar anúncios baseados em objetivos, como reconhecimento de marca, geração de leads ou engajamento.

Ou seja, o Linkedin é uma caverna secreta repleta de tesouros: novos leads esperando para serem captados.


manual linkedinComo anunciar no LinkedIn Ads: o manual completo

Agora que você entendeu porque vale a pena criar anúncios no LinkedIn Ads, vamos ao passo a passo que vai te ensinar a fazer isso. Acompanhe!

1. Crie uma Company Page

O primeiro passo é criar uma página de negócios no LinkedIn. Sem ela, é impossível fazer qualquer campanha de anúncios na rede social. Você só precisa ter um perfil pessoal e seguir os seguintes passos:

  1. No canto direito da página, clique em Soluções;
  2. Selecione Crie uma LinkedIn Page;
  3. Crie um nome, uma URL e aceite os termos e condições da sua página.

Como criar uma página linkeding - Company PageDepois, você terá que fornecer dados e informações sobre sua empresa, criar uma descrição para a página e inserir o link para o seu website. E não se esqueça de fazer o upload do logo da sua marca.


2. Acesse a página de anúncios

O próximo passo é ir até a página de soluções de marketing do LinkedIn e clicar no botão Crie um Anúncio. Logo, a página do gerenciador de campanhas da rede social irá abrir.

Clique em Crie uma conta de anúncios. Selecione a moeda do seu país e insira a URL da sua LinkedIn Page.

Como criar uma conta de anúncios no linkedin


3. Crie uma campanha

Depois de criar uma conta no LinkedIn Ads, é hora de criar uma campanha. Ao criá-la, você deve indicar as opções que estão de acordo com os objetivos da sua estratégia digital.

Vamos detalhar cada uma dessas etapas a seguir para você.


Objetivos

Primeiramente, você deve selecionar o seu objetivo principal com essa campanha. Existem 3 categorias de objetivos:

objetivos do anuncio

  • Conhecimento: nessa categoria, só existe a opção conhecimento da marca, um objetivo que pode ser selecionado se você quer que mais pessoas conheçam a sua empresa;
  • Consideração: nessa categoria, você pode escolher entre visitas ao site (gerar mais tráfego para uma página), engajamento (mais interação do público com o seu conteúdo) e visualizações de vídeo (se você quer que mais pessoas vejam seus vídeos);
  • Conversões: nessa categoria, você pode escolher entre geração de leads (se você quer gerar leads no LinkedIn através de formulários), conversões no site (se você quer captar leads e gerar ações de valor para sua empresa) e candidatos a vagas (se você quer promover uma oportunidade de emprego na sua empresa).

linkedin adsPúblico-alvo

Agora que você já escolheu seu objetivo de campanha, está na hora de segmentar seu público. Como fazer isso? Bem, se você já fez alguma campanha e tem um público salvo em seu histórico, você pode selecionar esse mesmo público novamente. Caso contrário, crie um novo público.

  1. Escolha as localidades do seu público;
  2. Escolha os idiomas que seu público fala;
  3. Selecione os atributos do seu público, como dados demográficos, empresa, formação, experiência profissional, interesses e características.

público alvo no linkedin adsVocê também pode utilizar os dados para direcionar a campanha para o público do seu site, além de poder excluir algum tipo determinado de público. No geral, quanto mais específica for a segmentação, mais eficiente será sua campanha.


linkedin adsFormato de Anúncio

Existem diversos formatos de anúncios disponíveis no LinkedIn Ads, mas qual o ideal para a sua campanha? Tudo vai depender da sua estratégia e dos objetivos planejados.

Os 5 tipos de anúncio que estão disponíveis são:

formatos de anuncios do linkedin adsConteúdo Patrocinado (Sponsored Content)

Os anúncios de Conteúdo Patrocinado (Sponsored Content) são basicamente postagens promovidas. Elas aparecem no lugar de maior visibilidade do LinkedIn, o feed de notícias, e chamam bastante atenção do público, já que contém conteúdo em imagem ou vídeo.

Esse formato de anúncio é indicado para aumentar o alcance do conteúdo, gerar tráfego para seu site ou landing page, atrair novos leads ou até mesmo, trabalhar o branding da marca.


linkedin adsAnúncios Dinâmicos (Dynamic Ads)

Já os Anúncios Dinâmicos (Dynamic Ads) são chamados assim, pois podem ser personalizados de acordo com o perfil de cada usuário. Dessa forma, várias pessoas podem ver anúncios diferentes.

Os anúncios dinâmicos são muito eficazes para direcionar o usuário para uma landing page ou para a página da empresa. Esses anúncios são criados a partir de informações dos perfis do LinkedIn, gerando um conteúdo mais atrativo para o público. Outra vantagem dos anúncios dinâmicos é que o LinkedIn exibe apenas dois anúncios em uma página por vez.


linkedin adsAnúncios de Textos (Text Ads)

Os Anúncios de Textos (Text Ads) aparecem na coluna da direita do Linkedin ou na parte superior da plataforma. São um tipo de publicidade simples e parecida com os anúncios do Google Ads. Eles levam o usuário até outra página de maneira rápida. O anúncios de textos são pagos por cliques ou então pelo custo por impressão.

Leia também: Como criar uma campanha no Google Ads? O manual completo!


linkedin adsPatrocinado InMail (Sponsored InMail)

Os anúncios Patrocinados no InMail (Sponsored InMail) são anúncios que aparecem na caixa de mensagens dos usuários e, por isso, possuem um tom mais pessoal.

Esse formato de anúncio é altamente personalizado. Isso quer dizer que o anunciante pode criar uma mensagem com informações como nome do do usuário, corpo da mensagem e até mesmo um botão de CTA com link direcionando para seu site ou outro endereço.

Essas mensagens são cobradas por envios, ou seja, para cada mensagem enviada será cobrado um valor específico. Entretanto, outra vantagem desse tipo de anúncio é que a mensagem será enviada quando o usuário ficar online no LinkedIn, isso trará um grande destaque para a sua mensagem pois ficará por primeiro na caixa de entrada do usuário.


linkedin adsFormulário de geração de leads (Lead Gen Form)

Por último, os Formulários de Geração de Leads (Lead Gen Form) são ótimos para a geração de leads, principalmente pois neste formato de anúncio o usuário não precisa sair do LinkedIn para preencher o formulário. Além disso, os anúncios em que houverem interação, têm seus formulários preenchidos automaticamente com as dados do usuário do LinkedIn, facilitando a conversão.

lead gen linkedinEsse anúncio é similar ao Facebook Lead Ads e, além de usar os campos nativos do LinkedIn, o usuário pode criar até três campos personalizados à sua escolha, com objetivo de solicitar novas informações do seu público-alvo.


linkedin adsOrçamento e agendamento

O último passo é definir o seu orçamento e agendar a sua campanha. Como pagamento, o Linkedin Ads te dá duas opções de lance:

  • CPC: É o custo por clique. Você determinará um valor máximo para pagar por cada clique no anúncio;
  • CPM: É o custo por impressão. Você pagará o lance a cada 1000 vezes que seu anúncio for exibido, não importando o número de vezes que ele foi clicado.

orçamento do anúncio no linkedinPor fim, preencha o seu orçamento máximo, testando um valor similar ao lance sugerido pelo Linkedin Ads. Feito isso, escolha a data de início e término da sua campanha ou deixe-a rolando por tempo indeterminado até o orçamento acabar.

Pronto! Enfim, seu anúncio está saindo do forno quentinho. Agora, resta esperar pelos resultados. Gostou desse conteúdo?

Leia também: Aprenda como anunciar no YouTube


Referências:
https://business.linkedin.com/marketing-solutions/blog/linkedin-b2b-marketing/2017/10-surprising-stats-you-didnt-know-about-marketing-on-linkedin
https://business.linkedin.com/pt-br/marketing-solutions/native-advertising/lead-gen-ads