Marketing no agronegócio: veja como criar uma estratégia para vender mais

Por Capa, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

marketing no agronegócio

marketing no agronegócioVocê sabia que o agronegócio é um dos setores mais lucrativos do país? O PIB do setor teve um crescimento recorde de 24,31% só em 2020. Ou seja, é um ramo em constante crescimento e que tem muito potencial, sobretudo com a ajuda de uma estratégia de marketing no agronegócio.

O marketing digital é um recurso importante para empresas que estão começando no mercado, mas também é essencial para as que já são consolidadas. Através de uma estratégia é possível posicionar a marca e ser mais consistente. Com a devida segmentação, suas ações alcançam as pessoas certas.

As empresas do agronegócio são voltadas para a venda B2B (de empresa para empresa). Portanto, as estratégias de marketing devem ser específicas para esse tipo de venda. Venha entender como é feito o marketing no agronegócio e aprenda como fazê-lo!


marketing no agronegócioO que é marketing no agronegócio

Como em qualquer outra área comercial, o agronegócio também pode aproveitar as estratégias de marketing digital para promover marcas, aumentar as vendas e muitas outras vantagens. Dessa maneira, ao aliar a força do campo com o marketing, as chances de sucesso são ainda maiores.

O marketing no agronegócio ajuda a destacar e impulsionar marcas, aumentar o branding e também contribui para a criação de identidade visual dos produtos. Quem investe em marketing digital consegue abranger um público, o que gera crescimento de oportunidades.

Os produtores do agronegócio já perceberam os benefícios de utilizar a tecnologia no campo. Nesse contexto, a transformação digital também é um meio de potencializar os resultados para essas empresas.

Quando bem planejada, a estratégia de marketing ultrapassa fronteiras e é capaz de atrair mais clientes.


marketing no agronegócioA importância do marketing no agronegócio

Grandes empresas são mais adeptas do marketing digital. Entretanto, companhias menores também podem usufruir das vantagens. Além de gerar mais oportunidades de negócios, o marketing no agronegócio tem uma amplitude que ajuda no fortalecimento de imagem da marca.

A produção agrícola, por exemplo, é um setor que não para. Portanto, a internet é uma possibilidade de expandir um negócio local para lugares que estão além das fronteiras. No marketing digital, cada ação é criada pensando em detalhes específicos, como os consumidores da marca e a forma que eles consomem conteúdos. Então, é justamente por isso que as ações têm bom desempenho.

No agronegócio, por ter ligação com o mercado exterior, exige ainda mais do quesito de fortalecimento da marca. Apresentar a cadeia produtiva, a força operacional e outros aspectos agregam valor. Por isso, desenvolver uma estratégia de marketing envolve tecnologia, inovação e campanhas bem elaboradas.


marketing no agronegócioComo são formuladas as estratégias de marketing no agronegócio

Não é difícil adotar uma solução em marketing no agronegócio. Elaborar ações direcionadas e que criem relações com o público são os primeiros passos para começar o crescimento com as tecnologias digitais.

A internet permite contato com públicos diversos de todas as partes do mundo. Dessa forma, garantir a presença digital cria um ambiente mais oportuno e com a perspectiva de fechar mais negócios. Afinal, os produtores também utilizam a internet para se informar e saber das novidades sobre o setor.

Saiba quem é o seu cliente

Assim como em outras estratégias de marketing, saber quem é o seu cliente é fundamental para negociar e vender. O público-alvo no agronegócio é de um nicho específico que consome diversos tipos de insumos. Entretanto, no agronegócio, há várias opções de vendas.

Os compradores podem ser desde grandes indústrias a produtores rurais de menor escala. Dessa forma, criar um funil de vendas com diferentes abordagens para prospectar os consumidores é essencial. A análise de concorrência também é uma etapa que tem bastante importância.

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Ao fazer isso, você consegue saber o que seus concorrentes estão fazendo para conseguir clientes. Contudo, a intenção não é copiar os concorrentes, mas entender como eles se posicionam, os canais que utilizam e como se comunicam com o público. A partir das informações colhidas, você entende os pontos fracos da concorrência e cria uma estratégia com ações ainda melhores.

Crie um site

Uma empresa que quer marcar a sua presença digital não sobreviveria na internet sem um site. Esse é um ponto fundamental para iniciar a sua estratégia de marketing digital. É bem provável que em algum momento você já tenha feito uma pesquisa na web para avaliar se uma marca é confiável, certo?

Essa é uma atitude comum na internet. Por isso, ter um site com todas as informações importantes sobre a sua empresa faz toda diferença. Além disso, tenha certeza de que a sua página é responsiva e adaptada para acessos via dispositivos móveis.

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Aplique técnicas de SEO

A otimização para motores de busca (SEO, na sigla em inglês) são aquelas ações voltadas para que suas páginas fiquem na primeira posição dos buscadores, como no Google. Portanto, são as técnicas aplicadas para que seu site, blogposts e outras páginas fiquem bem posicionadas.

Isso acontece com o uso de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Por exemplo, se você produz milho, será interessante rankear palavras-chave relacionadas para que a sua marca seja encontrada nas pesquisas com maior frequência.

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Invista na produção de conteúdo

O Inbound Marketing é um tipo de estratégia em que, por meio de conteúdos relevantes, a marca atrai seus potenciais clientes. Isso quer dizer que o público chegará até a sua empresa, sem que você vá ativamente atrás de clientes.

Portanto, a produção de conteúdo é essencial, principalmente para que os clientes encontrem a sua empresa nas pesquisas online. O agronegócio trabalha com grandes indústrias, mas você é capaz de conseguir a sua fatia do mercado ao adotar estratégias de marketing eficientes.

Um bom conteúdo faz com que seus potenciais clientes comecem a se interessar pela sua empresa. Então, a confiança começa a ser desenvolvida, a sua marca ganha visibilidade e passa a atrair mais consumidores.

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Marque presença nas redes sociais

É comum que as empresas comecem primeiro a investir em páginas e perfis nas redes sociais, como no Facebook. No entanto, isso não é o suficiente. É importante manter as redes sociais ativas com conteúdos que sejam atraentes.

As redes sociais são essenciais para conseguir clientes, uma vez que elas também são espaços para conhecer fornecedores. Dito isso, é possível perceber como o uso das mídias sociais é importante em uma estratégia de marketing no agronegócio.

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Acompanhe os resultados

Contar com um sistema de gerenciamento para acompanhar os resultados é uma medida de extrema importância. Por meio de ferramentas de CRM (Customer Relationship Manager) e de automação fica mais fácil entender as etapas do funil e em quais delas estão cada lead.

Nesse sentido, a comunicação com os potenciais clientes é facilitada e mais ágil. Além disso, as métricas indicam pontos que podem ser melhorados. Ou seja, conferir os resultados indica o que está bom e também o que está ruim. Em suma, são indicadores que mostram como melhorar o relacionamento com os clientes e até aumentar as vendas.

O marketing no agronegócio é tão importante quanto em qualquer outra área. Independente do tipo de produção praticada, aplicar as ações de marketing de maneira estratégica beneficia todos os processos. Portanto, esse investimento cria muitas oportunidades para o seu negócio.

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