Como criar uma página de vendas com alta taxa de conversão

Um estudo da Microsoft descobriu que o tempo médio de atenção de um ser humano, que era de 12 segundos em 2000, passou para apenas 8 em 2015. Isso mostra que, independente do canal de marketing utilizado, todos os movimentos precisam ser bem pensados!

Quer saber o que a sua página de vendas precisa ter conquistar a valiosa atenção das pessoas e gerar mais conversões?

Confira a seguir como desenvolver uma página de vendas de alta conversão!


O que é uma página de vendas?

A página de vendas é projetada estrategicamente para levar os consumidores de um ponto ao outro no funil de vendas e seguir com a compra de um produto ou serviço.

Ela também pode ser chamada de “landing page”, já que, diferente de um site tradicional, ela é apenas um “local de pouso” criado especificamente para entregar ao cliente os benefícios e gerar a conversão.

Textos persuasivos, imagens de alta qualidade, depoimentos, garantias e o clássico call to action são características típicas desse tipo de página.


8 dicas para criar uma página de vendas de alta conversão

Se você fizer uma pesquisa rápida sobre esse tema, provavelmente vai sentir um frio na barriga. São muitas técnicas, estratégias e opções para escolher, além de infinitos caminhos para alcançar bons resultados. Mas então, como decidir o que é melhor para o seu caso?

Elementos como copywriting, comportamento do consumidor e design são essenciais para transmitir as informações certas em um período curto e prender a atenção dos seus leads até o momento da compra.

Confira um passo a passo simples para te ajudar a ter bons resultados, seja ao criar sua primeira página ou ao otimizar uma landing page já existente.

#1 avalie o que será vendido na página de vendas

Etapa que pode parecer simples, mas é essencial para o seu projeto. É importante avaliar que mesmo que você tenha um amplo catálogo, a página de vendas deve ser limitada a apenas um produto ou serviço.

Os usuários só seguirão focados no que você tem a dizer se estiverem realmente interessados no que está oferecendo. Ao se depararem com uma lista longa de tudo que você vende, sem nenhum direcionamento definido, eles podem perder o interesse e abandonar a navegação.

Então, vamos supor que você deseja vender um curso de oratória. A sua página de vendas deve se concentrar nas dores e dúvidas de quem está querendo saber mais sobre esse tema. Não adianta querer vender também aulas de tecnologia ou atendimento ao público ou trazer dores mais comuns ao público que busca este tipo de conteúdo.

#2 conheça o público-alvo

Seguimos no curso de oratória. Se esse for o seu produto, o seu público-alvo provavelmente são pessoas com dificuldade de falar em público ou que precisam melhorar suas habilidades.

Então, faça uma pesquisa detalhada sobre esse público, avaliando quais são os pontos em comum entre essas pessoas e o que vai chamar a atenção delas, produzindo um conteúdo qualificado e que faça sentido para eles.

Tente não focar apenas em dados demográficos do seu público-alvo. Considere também os gostos pessoais, lugares que frequentam, conteúdos que consomem, influenciadores que seguem. Tudo isso te trará mais naturalidade na hora de se comunicar.

#3 crie um conteúdo persuasivo

Você se lembra de quando falamos do pouquíssimo tempo de atenção que as pessoas costumam ter ao visualizarem algo novo? Tendo isso em mente, fica clara a importância do conteúdo persuasivo e do uso de gatilhos mentais inteligentes.

Comece introduzindo as dores do seu público. É preciso mostrar que você conhece o segmento e que entende os desafios pelos quais ele passa. Seja específico e direto. Aí vão alguns exemplos:

  • Na hora de falar em público, você começa a suar e sente as pernas tremendo.
  • Você já perdeu oportunidades por não conseguir expressar suas vontades.
  • Seus colegas de trabalho não levam a sério as suas posições.

Logo depois, você pode trazer as soluções diretas para essas dificuldades. Tal como nas seguintes afirmações.

  • Com esse curso, você conseguirá manter uma postura boa durante toda a apresentação.
  • Vai expor seus pensamentos com confiança e eficiência.
  • Será respeitado por ter uma ótima oratória.

Outra ótima alternativa é o uso de depoimentos de clientes satisfeitos. Procure utilizar falas que instiguem a curiosidade do seu público-alvo.

  • “O curso me ajudou a fazer apresentações de projetos de uma forma totalmente nova e sem gaguejar, tremer ou me perder”.
  • “Eu sinto que tenho mais confiança. Agora, consigo falar as coisas com mais certeza e passar mais legitimidade ao público”.
  • “Estou muito mais tranquilo para apresentar os trabalhos da faculdade. Até minhas notas melhoraram”.

#4 invista em um design atraente (e responsivo!)

É evidente que o design precisa funcionar e reforçar tudo o que você está tentando dizer. Não adianta de nada usar uma copy excepcional e deixar tudo visualmente bagunçado, com um excesso de informações e fotos sem apelo.

A página de vendas deve contar com cores institucionais e elementos gráficos, mas também precisa incluir fotos que gerem reconhecimento entre os usuários.

Mostre o produto ou serviço em funcionamento, use vídeos e separe blocos por cor e formato.

Ah, não se esqueça: é preciso pensar na usabilidade em aparelhos mobile. Utilize fontes, tamanhos e imagens que sejam compatíveis com telas de dimensões variadas.

#5 criação de um título impactante

Imagine se o título desse artigo fosse “esse texto foi organizado em diversos tópicos para quem está estudando páginas de alta conversão e precisa melhorar o desempenho, trazendo dicas que talvez, quem sabe, possam ajudar”.

Isso não ia te convencer, não é?

Os títulos precisam ser impactantes e proporcionar um benefício significativo. Você precisa mostrar o que vai oferecer e como a vida de uma pessoa pode mudar ao clicar em um botão de compra.

“REVOLUCIONE A SUA VIDA COM UMA ORATÓRIA CONFIANTE” é um ótimo exemplo.

#6 Crie CTAs poderosos

Vamos supor que o seu lead leia uma página de vendas até o fim. Você se esforçou e fez tudo certo, garantindo que o seu conteúdo fosse absorvido e a vontade de comprar tenha sido criada.

Mas aí, no final, você termina com um texto legal e… É isso. Seu consumidor fica pensando “e agora?”. Pois é: isso é o que a falta de um CTA pode gerar.

Pense que o seu público tem a vida corrida e não vai conseguir chamar sua equipe de suporte para saber como contratar o serviço. Até abrir uma nova guia, é possível que ele se distraia e vá fazer outra coisa.

Por isso, o Call To Action deve estar sempre presente.

“QUERO MELHORAR MINHA ORATÓRIA” é um modelo que poderia funcionar.

#7 Tenha mais de um ponto de conversão

Lembre-se que os usuários vão navegar em sua página – e que você precisa ter alternativas para garantir que ele se cadastre.

Algumas maneiras de garantir que ele se cadastre e entre em contato com seu time através da página de vendas:

  • Formulário de cadastro – tradicional, mas efetivo para garantir conversões
  • Botão de WhatsApp para interação com atendimento ou vendedores
  • Pop-up de saída, oferecendo uma última alternativa para que o lead siga em contato com sua marca

Dica:
Adicione âncoras em áreas da sua página de vendas para garantir que usuários que chegaram até o final dela, mas não se cadastraram, retornem de forma simples ao ponto de conversão

#8 Faça testes e otimizações constantes

Mesmo estando impecável, a sua página de vendas precisa passar por renovações eventuais. Os testes A/B são excelentes ferramentas para entender quais cores, copies, layouts e botões funcionam melhor.

Já na otimização, procure fazer mudanças sempre que necessário para melhorar continuamente a taxa de conversão.


Vamos para a prática?

Se você chegou até aqui, provavelmente quer criar páginas de vendas que podem transformar seu negócio. Se quiser saber como fazer isso na prática, conte com os editores de páginas da Dinamize para otimizar a captação de leads qualificados e impulsionar suas vendas.

Assista o vídeo abaixo para saber como criar páginas na Dinamize e chame a gente para criar uma conta teste!

Se quiser mais insights para suas ações de marketing, segue acompanhando a gente por aqui!

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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