9 dicas que fazem o assunto do e-mail aumentar em até 30% sua leitura

DinamizeCapa, Dica, Dicas do Mail2Easy PRO6 Comments

por Jonatas Abbott

Estive em Belo Horizonte papeando com algumas agências e clientes. Um em especial estava com uma taxa baixíssima de abertura de e-mails nos seus envios de e-mail marketing. 2%. Conversamos eu e ele então especificamente sobre o Assunto e seu poder sobre o destinatário. 15 dias depois ele me acionou para contar que após aplicar algumas das dicas que discutimos a taxa pulou de 2% para 25% de abertura. Vamos ver abaixo 9 dicas quentes sobre o assunto do e-mail marketing:


1. Importância


contato

O e-mail marketing é o veículo de comunicação da sua empresa, seu jornal, sua revista, seu informativo, seu catálogo de produtos, sua newsletter, seu vídeo, seu podcast, seu programa de TV, de rádio e etc. O assunto é a Capa, o Front Page, a Vinheta de chamada, de abertura, a capa da sua revista semanal como Veja, Isto É, Época, a capa do seu Jornal. Fazendo esse comparativo é incrível como percebemos que aquele espaço tão pequeno pode ter um poder tão grande. E tem. É notório que as editoras em geral despendam grande energia e grana para fazer uma boa capa de revista, livro e jornal. É o que faz o leitor parar na banca, na rua, na frente da TV, no consultório e na frente do computador.

2. Criatividade


No assunto do e-mail criatividade é muito importante

O assunto é um exercício de objetividade acima de tudo. Aliado a grande criatividade. Aqui na Dinamize sempre empacamos no assunto, fazemos brainstorming, viajamos bastante no ridículo, no surreal até achar algo realmente eficaz e que fisgue a atenção do destinatário, fazendo ele passar a outro ponto igualmente esquecido, os rara, parcos e valiosos primeiros centímetros da peça de e-mail. Voltando: Não é recomendável fazer um assunto muito longo. A não ser que o seu início já seja tão criativo que estimule o destinatário a ler o resto antes mesmo do email inteiro. Busque referências no jornalismo, até mesmo nas chamadas mais sensacionalistas. O objetivo é aprender e exercitar o que portais como o G1 e UOL tem feito muito bem, assuntos que tornam o clique irresistível para ler a matéria. Há que se instigar o leitor. Mas vá direto ao ponto.


3. Tamanho


cut

Acha os 140 caracteres do Twitter pouco ? Exercite o “MENOS É MAIS”. Comece com uma ideia de assunto instigante sem se preocupar com o tamanho. Depois vá cortando até chegar no tamanho ideal.


4. Teste


No assunto do e-mail faça testes a/b


As melhores ferramentas de e-mail marketing tem uma coisa chamada Teste A/B. Na verdade permitem até 6 diferentes peças de e-mail como um teste de eficácia para uma pequena porcentagem da base total de destinatários. Então você e sua empresa podem fazer 2,3 e-mails com assuntos diferentes. E escolher o que mais abertura teve. Fazemos isso com frequência aqui na Dinamize com resultados surpreendentes em relação a opinião interna da equipe.


5. Observe


Observe o assunto do e-mail dos grandes e-commerces


Assine as newsletter’s de seus concorrentes, veja como e o que estão fazendo. Mas mais do que isso assine as newsletters das empresas mais evoluídas do mercado digital como as companhias de e-commerce. Uma delas, uma grande rede de lojas no Brasil tem feito assuntos como “Oi Corujão!” ou “Lá vem ela… :)” ou “#partiu Corujão o/” “deu sorte hein…” . São assuntos criativos, que surpreendem e geram vontade de ler o conteúdo e ver os produtos. Neste tipo de case a abertura costuma aumentar em 30% com a mudança do uso de assuntos.


6.Redundância


Se o remetente já é o nome da sua empresa e se os primeiros centímetros já tem de novo o mine ou a marca da empresa para que colocá-la também no assunto ??? Não faz sentido, certo ?

7. Pior


Assunto do e-mail

O pecado dos pecados mortais dos assuntos de e-mail chama-se: “newsletter 0055” ou “informativo Nº XXX” .

Primeiro: você está desperdiçando um espaço precioso de comunicação dizendo absolutamente nada.
Segundo: ao enviar e-mails subsequentes em que o assunto é exatamente o mesmo, mudando apenas o número da edição você está passando a imagem de que os comunicados são idênticos e não trazem nada de novo. Lembre de novo da sua Veja ou Carta Capital ou Época: imaginem estas revistas nas bancas ou na internet com uma capa escrito “Veja Nº 254” apenas… e-mail não precisa disso no assunto.

8. Palavras


No assunto do e-mail meça sua palavras parça!

Muito cuidado no uso daquelas palavras que pontuam como spam nos filtros dos provedores. Igualzinho como você cuida dos textos dentro do e-mail. PROMOÇÃO, CLIQUE, IMPERDÍVEL, APROVEITE, GRÁTIS, DESCONTO e etc. De novo aqui vale a criatividade acima de tudo. Porém se o assunto for muito criativo eventualmente pode compensar na taxa de abertura a colocação de alguma frase ou caracter que tenha alguma pontuação. De novo, vale o teste A/B.

9. Emojis


assunto do e-mail: use emojis

Use os Caracteres Especiais que tem no teclado. Um envelope, um avião, um carro, uma estrela. No início, meio ou fim do assunto, tem funcionado muito bem na Dinamize e em vários de seus clientes. Mesmo pequenas as imagens sempre chamam a atenção, são lúdicas, criativas e amigáveis.


6 Comments on “9 dicas que fazem o assunto do e-mail aumentar em até 30% sua leitura”

  1. Gostei e achei bem interessante as dicas deixadas aqui por vocês!
    Gostaria de saber qual a porcentagem média de abertura dos e-mails que é considerada como um bom resultado nos envios de e-mail marketing?

    Obrigado desde já pela atenção.
    Abraços!

    1. Olá Daniel, encaminhamos sua dúvida para a nossa equipe de especialistas, em breve eles entrarão em contato via e-mail para responder sua pergunta.

      Até mais
      Equipe Dinamize MKT

  2. Olá, tenho alguns clientes que utilizam a Dinamize e eles tem questionado quanto à taxa de abertura das mensagem. Também gostaria de saber qual a taxa aceitável de abertura de emails mkt.

    1. Claudia, o suporte técnico entrará em contato para esclarecer suas dúvidas ok?

      Atenciosamente
      Equipe Dinamize

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