5 aplicações práticas de personalização e conteúdo dinâmico em E-mail Marketing

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Elaborar um e-mail marketing personalizado, que transmita um sentimento de intimidade e credibilidade, faz com que o cliente se sinta confiante, a partir das experiências positivas de relacionamento com a sua marca. O Conteúdo dinâmico e a personalização são fundamentais para contribuir na criação deste tipo de mensagem. Também chamado de conteúdo em Tempo Real, o conteúdo dinâmico pode ser incorporado nos seus e-mails de diferentes formas.

Confira abaixo 5 aplicações práticas da personalização:

1) Personalização com foco no processo de compra

Email de Carrinho abandonado com os produtos que estavam nele


É de extrema importância acompanhar as compras que não são concluídas em seu site. Você sabia que incluir a imagem do produto que havia sido esquecido, com descrições e maiores detalhes, pode ser decisivo para o cliente retomar a compra? Sugerir produtos similares também é uma boa abordagem.

Case da SmileyCookie.com: personalizar conteúdo da ação usando comportamento de compra

A Smileycookie.com, que é um e-commerce de varejo especializado em doces de Pittsburgh, Estados Unidos, realizou a seguinte abordagem, unindo personalização, autoresponders e Behavioral Targeting:
O envio de um primeiro e-mail, quase imediatamente após o abandono de carrinho, para perguntar se havia problemas durante a compra; quando não houve a conversão na primeira tentativa, então foi enviado um segundo email, oferecendo um desconto de 10% no produto abandonado, e algumas horas depois, no caso de negativa, a terceira mensagem oferecia um agressivo desconto de 20%.

O primeiro e-mail alcançou uma taxa de abertura média de 54% e uma CTR de 28%. O Segundo e-mail teve uma taxa de abertura de 50% e CTR de 16%, enquanto que o e-mail final conseguiu apenas 23% de abertura e 6% de CTR.


Customização de conteúdo baseado em dados da última compra – Recomendação de Produtos

Fazer envios com conteúdo baseado no histórico de compras do cliente, utilizando produtos relacionados, ou que complementam a compra do cliente, é uma excelente forma de otimizar os resultados de sua campanha. A taxa de conversão ao site de clientes que clicaram nos produtos relacionados é em média 5.5 vezes maior do que a taxa de conversão de pessoas que ainda não são clientes.

A Amazon gera até 35% a mais de receita somente a partir do seu mecanismo de recomendações


2) Usar dados de geolocalização para regionalizar promoções

Geolocalização é um recurso muito interessante, pois ferramentas de e-mail marketing que contam com o recurso, permitem que você use expressões locais ou informações que identificam a região do contato; e isso é uma ótima forma de iniciar um relacionamento personalizado. Falar a linguagem do seu contato ou prospect cria uma grande aproximação e pode ser decisivo para a conversão.

Tela de relatório de Geolocalização - Mail2Easy PRO

Tela de relatório de Geolocalização – Mail2Easy PRO

Exemplo de assunto de email regionalizado:

Tchê, o inverno está chegando, olha que tri essas promoções!
Ofertas exclusivas para você que mora na cidade de São Paulo.


Este tipo de abordagem nos emails, segundo estudos da Litmus, permite taxas de abertura até 68% maiores, quando comparadas com campanhas que não levam este fator em conta.


Customização baseada no Clima

Este uso da geolocalização, é um recurso sofisticado muito útil para o ecommerce. Levar em conta o clima do local, se está fazendo frio, calor ou chovendo, permite tematizar e contextualizar toda a comunicação.


Imagine as seguintes situações:
Fazer uma reserva em um hotel e receber um email alguns dias antes da sua viagem, com dados sobre a previsão do tempo daquele local?

Receber ofertas de roupas ou outros itens com promoção para um clima frio e chuvoso?


Exemplo:

A Brooks, uma empresa de calçados esportivos dos Estados Unidos, fez o uso de um software de automação, que envia conteúdo diferente com base em condições meteorológicas do lugar onde o email é aberto!

Ações como essa geraram um aumento na taxa de CTR de até 21%!
Veja só que interessante:

Á esquerda a versão da newsletter para o dia ensolarado, e à direita para um dia chuvoso


3) Ferramentas gratuitas para criar a sensação de urgência em suas campanhas de e-mail marketing

A urgência é um desejo que influência fortemente a decisão compra. Isto é o desejo de não perder, a necessidade “que é para ontem”. Exibir o produto que o cliente já demonstrou interesse, seja através da navegação no site ou a partir de um clique em envios de e-mail anteriores, reforça a ideia de escassez, de estoque limitado, de prazo limite.

Este é um recurso de venda muito poderoso, que pode ser usado para eventos, produtos, mas que deve ser usado com cautela, para evitar banalizações e buzz negativo.

O contador no email marketing transmite ao contato esse senso de urgência. Ideal para ser utilizado para lançamento de uma campanha, cursos com limite de inscrições, tempo para início de um evento e etc…

Conheça 3 ferramentas que geram gratuitamente o código de contagem regressiva:


Send Tric


100% Grátis, livre para usar, totalmente sem limites.Gere quantas contagens regressivas de e-mails você quiser e use-os para as suas campanha para milhões de envios. Mas se precisar de algo personalizado, ou executar uma campanha para mais de 10 milhões de usuários, então você pode contratar o serviço pago deles, que também é excelente.

Quer conhecer melhor o Send Tric?

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Motion Mail

MotionMail é totalmente gratuito e conta com vários templates de timers prontos para usar. Gera códigos html que é só copiar e colar em sua peça de email. Tudo isso em mais de 25 idiomas diferentes! No entanto, os timers tem a duração máxima de 30 dias.

Saiba mais sobre o Motion Mail

Acesse aqui

Countdown Clocks


Disponível em 50 idiomas, responsivo e de carregamento rápido, gera contadores não só para email, mas também para sites. Possui versão gratuita e também uma paga com vários templates e recursos interessantes.

Dê uma olhada na Countdown Clocks:

Saiba mais aqui


4) Autoresponder para felicitação de aniversário

Quem não gosta de ser lembrado no seu aniversário?

Uma empresa que conhece seu cliente e lhe envia uma simples mensagem de felicitação, já se destaca entre seus concorrentes. O módulo de automação de campanhas do Mail2Easy PRO pode realizar envios automáticos de aniversário. É muito fácil e rápido programar essa rotina.

Mas antes de programar o envio automático, é preciso lembrar que sua base de contatos deve ter a informação da data de aniversário. Confira o Artigo de Rodrigo de Almeida com mais detalhes:

Leia o Post


5) Usando Redes Sociais

Bloco com 3 imagens lidas da hashtag #saksselfie promovida pela Saks

Bloco com 3 imagens lidas da hashtag #saksselfie promovida pela Saks

E por que não conectar as redes sociais ao email marketing?
Para o evento TEDC 2016, a empresa Litmus, incentivou os visitantes do evento a publicarem no Twitter utilizando a hashtag #TEDC16. Durante o evento foi enviado um e-mail onde era atualizado o conteúdo com que estava sendo publicado pelos visitantes. A loja de roupas SAKS usou uma estratégia semelhante usando o Instagram. Eles lançaram uma campanha onde os contatos poderiam publicar fotos suas em suas contas mencionando a hashtag #SaksSelfie e então a imagem apareceria no e-mail.

Confira também nosso ebook sobre personalização de conteúdos

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Limitações

Ainda que a maioria dos provedores de e-mail aceitem a inserção de conteúdo dinâmico no corpo do e-mail, existem gerenciadores de email que ainda não suportam esta funcionalidade.
Portanto, recomendamos que seja realizado alguns testes antes de implementar estas dicas. Amamos receber emails que sabemos que foram feitos por quem realmente nos conhece.
Que tal fazermos o mesmo com nossos clientes?


Fonte:

https://litmus.com/blog/
https://www.emailonacid.com/blog/article/email-marketing/10-best-ways-to-use-dynamic-content-in-email
http://www.smartinsights.com/email-marketing/
https://econsultancy.com/blog/63466-nine-case-studies-and-infographics-on-cart-abandonment-and-email-retargeting/
https://blog.kissmetrics.com/email-marketing-segmentation-strategies/
https://litmus.com/blog/send-targeted-messages-with-geolocation-device-and-engagement-data


Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital

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