Como fazer um email de agradecimento ao cliente pela compra?

email de agradecimentoCom o mercado cada vez mais competitivo, as empresas que conseguem se destacar são aquelas que colocam o cliente como centro de tudo. Cultivar relacionamentos melhores com os consumidores e ter um cuidado extra no atendimento são fatores que podem fazer toda a diferença no seu desempenho. Por isso, criar um email de agradecimento ao cliente depois que ele realiza uma compra é essencial.

Afinal, nós seres humanos adoramos sentir que somos importantes e que merecemos atenção. Pequenos detalhes como o envio de um email de agradecimento ao cliente podem parecer bobagem, mas afetam diretamente as suas taxas de conversão e mudam totalmente a experiência do cliente.

Escrevemos esse artigo para te mostrar por que o email de agradecimento ao cliente é importante e como você pode criar o seu. Quer entender melhor? Então, continue acompanhando os próximos tópicos:

  • O que é um email de agradecimento ao cliente?
  • Por que vale a pena escrever um email de agradecimento ao cliente?
  • 5 dicas valiosas para fazer um email de agradecimento perfeito!

Continue lendo!


email de agradecimentoO que é um email de agradecimento ao cliente?

Um email de agradecimento ao cliente é um tipo de email marketing voltado para a gestão do relacionamento com o cliente. É uma estratégia que visa fidelizar os consumidores, ativando sentimentos positivos com relação à marca. Seu objetivo nada mais é que agradecer ao cliente por alguma compra, por apoio ou outro motivo.

A maior parte das empresas automatiza os seus emails de agradecimento, até porque, com bases de contatos tão grandes, fica difícil se manter atualizado com cada compra. Portanto, utilizar um software de automação que cria fluxos é uma ótima maneira de colocar essa estratégia em prática.


email de agradecimentoPor que vale a pena escrever um email de agradecimento ao cliente?

Muitas marcas estão investindo em marketing digital, mas uma grande parte delas ainda não sabe encantar os clientes ou despertar uma memória afetiva no consumidor. Tudo isso contribui demais na hora da tomada de decisão das pessoas, mesmo que aconteça inconscientemente.

Mas isso não é tudo. Veja agora alguns dos motivos pelos quais você deveria enviar um email de agradecimento ao cliente!

Transformação da experiência do cliente

Um email marketing de agradecimento pode tornar a percepção da marca mais positiva. E é como dizem: é melhor surpreender positivamente e superar as expectativas do que entregar o esperado. Portanto, o envio de mimos e de mensagens atenciosas causa um impacto que pode fazer o seu cliente virar um fã.

Além disso, é importante que a experiência do cliente também seja positiva em situações de reclamação, troca de produto etc. Nessas horas, é fundamental atender bem o consumidor, solucionando seus problemas e agradecendo pela paciência.

Mídia orgânica e visibilidade

É muito comum que as pessoas postem nas redes sociais aquelas experiências que tiveram algum impacto sobre elas. Quando você envia um email de agradecimento surpreendente, cria uma situação que incentiva esse tipo de compartilhamento. E isso vai gerar muita mídia orgânica para a sua página, trazendo novos consumidores.

Lembre-se de que não são apenas os influenciadores que fazem esse tipo de coisa. Todo mundo gosta de compartilhar experiências, e muitas pessoas confiam mais no marketing de indicação do que em anúncios digitais, por exemplo.

Fidelização dos clientes

A fidelização de clientes é muito importante nas empresas, principalmente porque o custo de aquisição de um novo cliente (CAC) sempre sai mais caro do que o custo de um cliente já recorrente. Então, é preciso investir no marketing de relacionamento para que você continue presente na mente do consumidor. E o email de agradecimento ao cliente entra nesse momento.

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5 dicas valiosas para fazer um email de agradecimento perfeito!

email de agradecimento

Como toda a estratégia de marketing de conteúdo, você precisa planejar os detalhes do seu email de agradecimento ao cliente. Mas o que incluir nessa mensagem e como encantar o seu consumidor? Veja abaixo!

1. Trabalhe a sua identidade visual

Qualquer email marketing de qualidade deve ter uma identidade visual consistente que esteja de acordo com a sua marca. Portanto, inclua as cores, os elementos visuais e o logotipo da sua empresa. Tudo isso ajuda a reforçar a marca na mente do consumidor.

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2. Escreva o texto de agradecimento

Um texto de agradecimento não precisa ficar somente no “obrigado pela compra”. É preferível que você vá muito além disso para que a mensagem não soe mecânica demais. O importante é agradecer genuinamente e escrever um texto personalizado com um toque de afetividade.

Ao escrever o email de agradecimento ao cliente, procure se atentar ao tom de voz da marca. Afinal, se o seu público-alvo é jovem, você com certeza não vai começar o email com “Prezado Sr.”, não é? Busque entender a sua persona para criar uma linguagem adequada a ela.

3. Inclua todos os dados da compra

O email de transação que confirma a compra é obrigatório para todas as empresas. Contudo, várias vezes os gestores perdem a oportunidade de agradecer ao cliente nessa mesma mensagem. A consequência disso é um texto impessoal, frio e informativo demais.

Pensando nisso, por que não unir o email de agradecimento ao cliente com o email transacional? Ao criar seu texto, procure incluir os seguintes dados de compra:

  • Produto comprado;
  • Quantidade;
  • Status do pagamento;
  • Data de entrega e status do envio.

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4. Ofereça um mimo

No seu email de agradecimento ao cliente, você não só pode como deve oferecer alguma vantagem ou benefício para o consumidor. Esse tipo de mimo é muito similar às cartinhas e brindes que as empresas enviam por correio junto com o produto, porém em uma versão online.

É possível oferecer descontos na próxima compra através de um voucher, enviar um material exclusivo em anexo, entre outras opções. Dessa forma, a sua empresa vai atrair mídia orgânica, como já comentamos no início do texto.

5. Disponibilize seus canais de contato

Por fim, o seu cliente precisa saber como entrar em contato com a empresa no caso de dúvidas ou problemas. A maior parte dos emails automáticos usa endereços que não recebem resposta, como o no-reply. Então, ofereça alternativas no corpo do texto. Você pode usar a assinatura do email para incluir um número de whatsapp, um email ou então um link para as redes sociais.

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