Marketing odontológico: como divulgar seu consultório?

Marketing odontológico

No universo da saúde, o marketing era visto como uma prática de mercantilização agressiva, que descredibilizava os profissionais da área. Hoje, entretanto, sabe-se que quando o marketing é bem feito, ele pode ser muito benéfico. O marketing odontológico tem o objetivo de aproximar o dentista de seus pacientes, solucionando dúvidas e criando uma relação de confiança. Com o surgimento do marketing de conteúdo, por exemplo, ele passou a ser visto como uma técnica válida e saudável.

Se quer entender não só como conquistar mais pacientes, mas também como criar uma relação positiva de confiança com eles, esse post é pra você. Para isso, você vai ler:

  • Por que o marketing odontológico pode fazer a diferença no meu negócio?
  • Como fazer marketing de forma ética?
  • 6 estratégias de marketing odontológico para um consultório de sucesso.

Quer saber tudo sobre esse tipo de marketing? Então vem junto!


Marketing odontológicoPor que o marketing odontológico pode fazer a diferença no meu negócio?

Fazer marketing para promover seu consultório odontológico é uma maneira de se diferenciar dos inúmeros concorrentes em um mercado que já está saturado. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), em 2010 o Brasil abrigava o maior número de dentistas no mundo e esse número cresceu exponencialmente até hoje.

Tudo isso serve para concluirmos que os dentistas precisam desenvolver estratégias para se destacar. E não estamos falando de estratégias invasivas, mas sim de técnicas que ajudam a gerar mais credibilidade e autoridade na área de forma natural.

Com o marketing odontológico, você será reconhecido por seus pacientes e também no seu meio profissional. E esse é um dos pré-requisitos para um marketing boca a boca de sucesso. Ou seja: ao ser reconhecido, mais clientes e profissionais indicarão seus serviços.


Marketing odontológicoComo fazer marketing para dentistas de forma ética?

O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista. E em alguns capítulos, ele fala especificamente sobre marketing odontológico, indicando quais práticas são ou não são permitidas.

Ler esse documento é importante para que suas estratégias estejam em conformidade com o código. Portanto, para fazer marketing de forma ética, leia os artigos. Nós trouxemos alguns trechos do documento, mas recomendamos que leia todas as partes que tratam de marketing.

Veja algumas práticas passíveis de punição:

  • Anunciar e divulgar qualificações ou especialidades que não estão registradas no Conselho Federal de Odontologia;
  • Anunciar e divulgar técnicas que não foram comprovadas cientificamente;
  • Usar imagens de “antes” e “depois”, mostrando preços ou insinuando a comercialização do serviço;
  • Divulgar seu trabalho através de mala direta via internet, telemarketing, sites de compras coletivas, caixas de som, stands promocionais ou plaqueteiros.

Como você pode notar, algumas práticas do marketing tradicional estão proibidas. É por isso que você deve se concentrar no marketing digital e de relacionamento.


Marketing odontológico6 estratégias de marketing odontológico para um consultório de sucesso

O marketing para dentistas vêm se modificando com o passar dos anos. Ele vem se tornando cada vez mais digital e cada vez mais voltado para o relacionamento com o cliente.

Nós listamos abaixo 6 estratégias que vão aprimorar o seu jeito de atrair mais pacientes. Confira a seguir.

Use vídeo marketing

Para conquistar autoridade, seus prospects precisam ver que você sabe o que está fazendo. E na área da saúde, nada melhor do que demonstrar isso através de vídeos. Sabe por quê?

Os vídeos são conteúdos que entregam informações mais complexas e aprofundadas. E além disso, quando um médico ou dentista aparece falando em vídeo, uma certa sensação de aproximação e confiança é gerada. Se você se esconder atrás das câmeras, é provável que muitas pessoas tenham dúvidas quanto ao seu profissionalismo.

Por isso, seja através do Youtube, IGTV ou de vídeos no seu próprio site, faça vídeo marketing. Explique seus tratamentos, mostre imagens dos procedimentos e estabeleça uma relação com seus prospects.

Otimize sua página no Google Meu Negócio

Essa estratégia é básica e precisa ser feita logo no início. Ao ter uma página no Google Meu Negócio, toda a vez que alguém pesquisar por “dentistas locais” ou “dentistas próximos”, informações do seu consultório aparecerão.

A listagem desse recurso é responsável por 44% dos cliques no Google, direcionando os usuários para o site das empresas.

Peça avaliações aos seus pacientes

A prova social online é um forte influenciador na tomada de decisão de pacientes. Afinal, ninguém quer se consultar com alguém que recebeu várias críticas negativas e avaliações ruins, não é? E com os consumidores pesquisando cada vez mais na internet antes de comprar um serviço, isso se tornou essencial.

Para pedir avaliações, contate seus pacientes mais satisfeitos e peça para que eles forneçam um review nas seguintes plataformas:

  • Na sua página do Facebook;
  • No Google;
  • No Yelp;
  • Em diretórios de dentistas;
  • Através de depoimentos em vídeos para o seu site e redes sociais.

Leia também: como fazer um case de sucesso que mostre o potencial da sua marca

Participe de eventos

Outra estratégia interessante é a participação em eventos. Talvez ela não traga resultados imediatos, já que você vai fazer networking com outros profissionais, e não com pacientes. Contudo, se esses profissionais gostarem de você, eles poderão indicar seu consultório para outras pessoas.

Portanto, procure frequentar eventos da sua área e sempre esteja com seu cartãozinho em mãos.

Tenha um site otimizado

O seu site é o seu cartão de visitas. É através dele que seus pacientes vão te conhecer mais e decidir se devem confiar em você ou não. Então, a dica é otimizar seu site com técnicas de SEO e design responsivo. Dessa forma, você não ficará atrás de seus concorrentes.

Outra coisa que um bom site deve proporcionar é o contato mais ágil e fácil entre dentista e paciente. Você pode ter uma agenda online, por exemplo, para marcar consultas. Além disso, veja outras funcionalidades que seu site deve ter:

Envie lembretes de consultas

Muitas vezes, os pacientes se esquecem de marcar consultas, especialmente se é alguma revisão que acontece após um longo período de tempo. Nesse caso, é interessante pedir a permissão do paciente para que você envie lembretes.

E se o paciente já marcou antecipadamente, procure enviar lembretes de consulta mesmo assim, confirmando a data um dia antes. Dessa forma, há menos chances da pessoa se esquecer de comparecer.

Você pode fazer isso através de SMS, Whatsapp, email automatizado e outros.

Agora que você ficou expert em marketing odontológico, esperamos que coloque tudo em prática e tenha ótimos resultados! Boa sorte.

Esse conteúdo foi útil? Então, leia também:
Tutorial do WordPress: como criar um site na plataforma?


Referências:

10 dental marketing ideas proven to attract new patients

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: