Marketing Turístico: descubra como conseguir bons resultados na sua estratégia!

Por Capa, Dicas, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Redes Sociais, SEO

marketing turístico
Sabe aqueles conteúdos sobre viagem que despertam uma vontade de fazer as malas e cair na estrada? Para que você consiga provocar esta sensação, uma boa estratégia de marketing turístico é necessária. Oferecer experiências únicas para as pessoas é o que move negócios, e no turismo não é diferente.
Desde estabelecimentos menores até grandes negócios podem ser beneficiados pelo marketing turístico. Em um país tão grande e de regiões com tanta diversidade, investir nesse tipo de estratégia é ainda mais vantajoso para atrair visitantes.

Segundo o Ministério do Turismo, mais de 6,3 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil em 2019. Portanto, esse é um ramo que também merece atenção no marketing, com planejamento e estratégias específicas. Então, entenda o que é o marketing turístico e saiba como aplicá-lo!


marketing turísticoO que é marketing turístico?

O primeiro passo é entender que as pessoas não estão apenas atrás de pacotes de viagens. A escolha entre um destino ou outro, qual agência é mais interessante, quais são as facilidades de compra e outros fatores pesam tanto quanto o valor no momento de decisão.

Com o aumento de pessoas com acesso à internet, as buscas para o planejamento de viagens crescem ainda mais. Afinal, esse é um meio prático para procurar informações sobre os lugares antes de fazer uma escolha. Diante dessa mudança de comportamento, o marketing digital pode ajudar muito nas vendas.

Os turistas sempre pesquisam detalhes em sites de agências, redes sociais, páginas de review e até opiniões de influencers. Dessa forma, os consumidores encontram tudo o que precisam, como:

  • O destino de viagem ideal;
  • Qual a melhor acomodação;
  • Passeios e atrações disponíveis;
  • Restaurantes para visitar;
  • Lugares para fazer compras.

São muitas informações ao alcance das mãos. Basta um clique para o usuário encontrar o que precisa nos mecanismos de busca.

Então, como o Marketing turístico se diferencia de tudo que já está disponível na web?

Assim como em qualquer outro ramo competitivo, o diferencial é mostrar o valor para a sua persona. Portanto, você precisa de uma estratégia que torna a sua marca uma referência no setor. Afinal, ser autoridade no assunto aumenta a confiança do público e torna sua empresa mais relevante.


marketing turísticoPara que serve o marketing turístico?

As estratégias de marketing turístico servem para que as empresas de turismo mostrem seus serviços para os clientes. Para isso, é criado um planejamento específico, com o objetivo de atrair os clientes certos.

O segmento turístico costuma ter uma alta concorrência. No entanto, ao criar ações que promovem o negócio e seus serviços, você consegue se destacar em meio a tantos concorrentes. Por isso, é essencial que o plano de marketing turístico seja desenvolvido de acordo com os gostos dos consumidores.

Assim, as ações são criadas para o seu público e as chances de vendas são maiores. Além disso, as campanhas influenciam a decisão de compra dos clientes e há a possibilidade de personalizar ações já existentes.


primeiros passos no marketing turísticoComo criar uma boa estratégia de marketing turístico?

Entender o que é o marketing turístico é a primeira etapa. Agora que você sabe o que é e para que serve, chegou a hora de aprender a criar uma estratégia de Inbound Marketing para este segmento. Dessa maneira, seus esforços serão concentrados no ramo turístico para atrair os clientes certos.

Entenda quem é a sua persona

A criação da persona é uma etapa primordial em qualquer estratégia de marketing digital. A partir da criação de um personagem semifictício do seu cliente ideal, todo o planejamento das ações e campanhas serão feitas com base nela.

Para criar sua persona, você deve conhecer as características do seu público, como:

  • Faixa etária;
  • Dados demográficos;
  • Comportamentos;
  • Necessidades;
  • Objetivos;
  • Motivações.

Identifique os consumidores certos

No turismo, as personas podem se enquadrar em determinados perfis que servem como guias para sua estratégia. Veja então alguns exemplos de perfis:

  • Mochileiro;
  • Viajante solo;
  • Cliente de baixo custo;
  • Eco-friendly;
  • Turistas gastronômicos;
  • Turismo de negócios;
  • Turismo de aventura;
  • Cliente de luxo.

Compreenda os estágios do funil de vendas

Segmentar os leads de acordo com a fase que eles estão no funil de vendas é muito importante. A jornada é separada em três estágios:

  • Consciência;
  • Consideração;
  • Decisão.

Estruture o funil de vendas para organizar suas ações de marketing

Os leads, na maioria das vezes, passam por cada etapa até chegar ao momento de decisão de compra. Por isso, é importante criar conteúdos de atração, disponibilizar materiais para a fase de consideração e ter uma abordagem de venda adequada.

Além dessas etapas principais, há ainda uma posterior, que é a fidelização. A partir disso, os clientes ficam mais inclinados a repetir a compra. Portanto, essa é uma fase muito interessante para o marketing turístico, uma vez que as viagens podem ser recorrentes.

Invista em conteúdos valiosos para o público

A criação de conteúdos valiosos para o público por meio do marketing de conteúdo é fundamental no Inbound Marketing. Afinal, essa estratégia faz parte da atração e nutrição de prospects e leads.

Portanto, escrever blogposts, criar checklists de viagem, infográficos, conteúdo em vídeo e de outros tipos de conteúdos são válidos para estabelecer uma relação com o público. A entrega de materiais valiosos funciona para aumentar a credibilidade da marca. Entretanto, o marketing de conteúdo exige um esforço contínuo e a longo prazo.

Receba o conteúdo no email

Saiba como usar a nutrição de leads para gerar novas vendas

Baixe o ebook Nutrição de Leads

Use as redes sociais para divulgação

O marketing turístico utiliza muito as redes sociais. Esses canais são interessantes pois permitem diversos formatos de conteúdos e que são facilmente compartilhados. Investir em vídeos e imagens é uma boa tática, pois materiais visuais têm tudo a ver com turismo, não é? As pessoas querem ver o lugar para despertar a vontade de ir até lá.

Nesse sentido, os conteúdos visuais são ótimas alternativas, sobretudo em redes como o Instagram. Além disso, as mídias sociais também podem servir para fazer atendimento ao cliente.

Foque em oferecer experiências inesquecíveis

Quando pensamos em viagens, as experiências proporcionadas são essenciais. Os usuários buscam momentos que sejam únicos e inesquecíveis, e o marketing turístico é responsável por criar essa atmosfera de desejo para que a viagem se concretize.

Desse modo, não basta despertar interesse apenas por meio de fotos, vídeos e texto. É preciso passar emoções e apresentar as experiências que podem ser vividas, mostrar as vantagens de optar pela viagem. Conhecer outro lugar carrega novidades, amplia a bagagem cultural e reserva histórias especiais para os viajantes. É exatamente isso que deve ser passado para o público.

Conte as melhores histórias para atrair visitantes

Utilize técnicas de storytelling nos conteúdos

O storytelling usa de narrativas para se aproximar do público, seja por meio de texto, vídeo ou então através de imagens.

Essa é uma técnica usada para que os conteúdos sejam mais envolventes e persuasivos. Portanto, o storytelling usa a habilidade que temos de contar histórias para promover produtos ou serviços, mas sem parecer que você está vendendo.

Otimizar com técnicas de SEO

É claro que as otimizações de SEO não ficariam de fora. Afinal, ser encontrado nas buscas orgânicas é um grande fator para fechar mais negócios. Ao utilizar as palavras-chave certas, maiores as chances dos seus clientes encontrarem a sua empresa logo na primeira página.

A aplicação de técnicas de SEO fazem com que a sua marca tenha mais visibilidade. A partir disso, maiores são as chances dos usuários clicarem em seu site e iniciarem a jornada de compras.

O marketing turístico é uma estratégia que pode ser implementada para melhorar os resultados em um ramo que já é facilmente vendável. O mais importante é encorajar os clientes a colocarem seus sonhos em prática e mostrar o valor imensurável de viajar!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!