Thank you page: como fazer sua página de agradecimento?

Por Capa, Dicas, Geração de Leads, Marketing Digital

Thank you page

Thank you pageNo marketing digital, a importância de páginas que geram conversões, transformando clientes em leads, é inquestionável. Essas são as chamadas landing pages. Elas são cruciais para que o usuário continue se relacionando com a marca, através da interação com o blog ou site.

A thank you page é um tipo de landing page que pode ser muito bem aproveitada pelas empresas, pois ela aumenta o potencial de retenção e de conversão. Contudo, muitas vezes as equipes de marketing não consideram esse tipo de estratégia importante e acabam perdendo oportunidades.

Nesse post, vamos explicar como você pode criar a sua thank you page e otimizá-la para que ela gere bons frutos. Quer saber mais? Então, continue lendo.


o que é?O que é uma thank you page?

Uma thank you page é uma página de agradecimento para qual um usuário é direcionado depois de completar alguma ação no seu site. Ela pode ser posicionada após o preenchimento de um formulário, o download de um material ou o cadastro em uma lista de emails.

Portanto, a página de agradecimento é o primeiro contato que o visitante terá com você depois de se tornar um lead. Ele está um passo mais próximo da etapa de conversão e já conhece sua empresa. Então, é importante que você se comunique com ele de forma humana. É aí que entra a mensagem de agradecimento da thank you page, que deve estar presente.

Independentemente do que está ofertando na landing page, seja um ebook ou outro material, o mínimo esperado é que você agradeça ao lead por ter interesse e por investir o tempo dele com sua marca. Depois disso, você deve escrever um texto que deixe claro como o visitante pode prosseguir.

Receba o conteúdo no email

Aprenda como criar Landing Pages para capturar novos contatos

Baixe o nosso Guia para criação de Landing page


Thank you pageComo criar a sua thank you page?

Para criar sua thank you page, você deve considerar quais objetivos você quer atingir com ela: personalizar a página de agradecimento de acordo com o estágio do lead na jornada de compras ou personalizar de acordo com os objetivos da sua empresa. Vamos explicar as duas opções.

Personalizando de acordo com os objetivos da empresa

Ao personalizar de acordo com os objetivos da empresa, você deve focar em leads menos qualificados. Isso significa que eles não conhecem ainda a sua empresa. Nesse contexto, o ideal é utilizar CTAs mais genéricos e copys que independem de um relacionamento prévio com o lead.

Alguns elementos que você pode colocar nesse tipo de thank you page são: espaço para comentar e compartilhar, botões para seguir a empresa nas redes sociais e conteúdos relacionados.

Personalizando de acordo com o estágio do lead

Ao personalizar de acordo com o estágio do lead, você deve levar em consideração diversos fatores, como materiais previamente baixados, interações previas do lead com sua empresa, nível de consciência, entre outros.

Esse lead vai baixar o seu material e vai receber uma mensagem personalizada com base nessas informações. Essa mensagem pode incentivá-lo a procurar materiais mais avançados e a converter novamente no futuro. Portanto, você não deve desperdiçar essa oportunidade de transformar um lead em um possível cliente!


Como otimizar a sua thank you page?

Thank you page

Bom, agora que você já sabe o que é uma thank you page e porque ela é importante, vamos ver como otimizá-la para ter resultados melhores. Abaixo, você verá 5 itens que podem ser usados na sua página de agradecimento.

Agradecimento e conclusão da conversão

Uma mensagem de agradecimento é imprescindível, afinal, o objetivo principal da página é esse. Em seguida, você precisa concluir a conversão da landing page. O usuário vai acessar a sua oferta como? Através de um link para baixar? Ou você vai enviar o link do material por email? Tudo isso deve estar bem esclarecido na thank you page.

Botões para as redes sociais

Você também pode inserir botões de compartilhamento nas redes sociais ou então botões para seguir a marca nas suas páginas de redes sociais. Não tem porque não aproveitar esse momento para aquecer ainda mais o relacionamento com o lead, afinal, se ele te acompanhar pelas redes, você poderá continuar cultivando esse relacionamento.

É possível inserir botões do Facebook, Instagram, Pinterest, Google +, Linkedin e outros tantos.

Conteúdo relacionado

Para inserir conteúdo relacionado na sua thank you page, você deve pensar: como o lead chegou até essa página? Quais outros conteúdos ele já consumiu e quais são suas preferências?

É possível identificar o comportamento dos usuários que visitam seu site através do behavioral targeting. É dessa forma que você vai entender quais são os conteúdos relacionados que a sua empresa pode disponibilizar na thank you page, e assim, propiciar uma experiência do usuário mais personalizada.

thank you page examplo

Follow up

Você pode aquecer o lead ainda mais oferecendo produtos ou serviços. Desde que isso seja feito, é claro, de forma coerente e não invasiva. Procure dar preferência para produtos que estejam relacionados à ação que o usuário fez na página. 

Também é possível oferecer um desconto em uma compra, ao invés de um produto específico. Essa estratégia incentiva o retorno do lead à sua página através de um presente, fazendo com que o futuro cliente se sinta mais especial.

Ofereça outros materiais

Uma outra opção legal é oferecer materiais gratuitos relacionados. Se a sua oferta anterior foi um material de topo de funil, você pode complementar a experiência do cliente com outros materiais mais focados em meio de funil. Dessa forma, o seu lead segue exatamente o caminho do funil de vendas.

Para fazer isso, adicione uma seção com a frase “pessoas que baixaram esse material também baixaram…” para que o lead veja outras possibilidades que estejam de acordo com o seu nível de conhecimento.

Por fim, cuide para não exagerar na quantidade de informações e de CTAs na sua página. O objetivo de uma página de agradecimento deve ser simples e direto: agradecer, levar uma informação ao lead e gerar interação. Colocar todas os elementos citados acima ao mesmo tempo pode ser um tiro no pé, então, atente-se a esse ponto.

E aí, gostou do conteúdo? Então, leia também:
Crie fluxos automáticos de envios a partir das conversões de suas landing pages e formulários


Referências:

Thank you page: 10 coisas que a sua página de agradecimento precisa ter

Crie Landing Pages e Thank You Pages com o Dinamize Automation.

Conheça agora!