Automação de marketing para imobiliárias

Por Automação de Marketing, Capa, CRM e Vendas, Dicas, Email Marketing, Geração de Leads, Marketing Digital

automacao de marketing para imobiliariasUma ferramenta de automação de marketing é fundamental para uma estratégia de vendas no setor imobiliário. Juntamente com um bom planejamento estratégico, a automação de marketing digital permitirá a sua imobiliária enviar mensagens personalizadas em tempo real para seus leads durante todo o processo de vendas.

A implementação da jornada de compra de um imóvel através da automação de marketing está longe de ser um processo engessado e robotizado. Em resumo, automatizar conteúdos relevantes trata-se de cortar tarefas repetitivas dos corretores de imóveis, permitindo assim que eles façam mais aquilo que são bons: vender imóveis.


beneficios automacao imobiliariasBenefícios em utilizar automação de marketing imobiliário

O objetivo da automação de marketing para o setor de imóveis é reduzir o trabalho manual e deixar que a ferramenta faça muitos dos processos por você. Isso pode acontecer através de landing pages, formulários, fluxos de automação e muitos outros recursos.

Dentre os principais benefícios de se utilizar uma plataforma de automação no setor imobiliário estão:

  • Redução da carga de trabalho do corretor de imóveis;
  • Geração de leads através da criação de landing pages, pop-ups, formulários e publicações nas redes sociais;
  • Estruturação de toda a jornada de compra do lead, desde a descoberta até o pós-venda;
  • Criação de fluxos de nutrição de leads gerados através de ações como inbound marketing;
  • Acompanhamento do funil de vendas, permitindo entender em qual etapa os clientes em potencial têm demorado mais para avançar.

automacao imobiliariasComo utilizar a automação de marketing para imobiliárias

Agora que você já conhece os benefícios que uma imobiliária pode ter ao utilizar a automação de marketing, vamos entender como ela pode ser utilizada de forma prática no mercado imobiliário.


Landing Pages com detalhes dos imóveis

Atualmente, os portais imobiliários possuem diversas informações e também distrações para seus leads. Mas isso também pode ser algo negativo, como quando você quer que o lead realize uma ação específica, por exemplo, agendar uma visita ou entender mais sobre os detalhes do imóvel que ele está interessado.

Pensando nisso, as ferramentas de automação de marketing são ideais para a criação de ações pontuais, através do uso de landing pages. As landing pages permitem a criação de uma página com um link, onde você pode incluir imagens ou vídeos do imóvel, detalhes sobre a infraestrutura e muito mais.

também utilize de recursos como landing pages agendar visita imoveis em uma ferramenta automação de marketing imobiliárias

Além disso, suas landing pages podem contar com um formulário para que o lead faça alguma ação, como agendar uma visita ao imóvel. Depois de converter, ele pode participar de uma sequência de atividades, como: receber um email automático de confirmação, um lembrete via SMS com o endereço do empreendimento, aumento em sua pontuação de lead scoring e, de acordo com o engajamento dele, uma mudança de etapa no seu funil de vendas.


Lead Scoring para identificar interessados

O Lead Scoring é um método muito utilizado para identificar oportunidades de leads qualificados durante a venda de um imóvel, direcionando melhor os esforços do seu time de vendas. Além disso, é possível entender quais ações de marketing e vendas, estão funcionando e fazendo o cliente se aproximar da compra do seu imóvel.

Essa funcionalidade está disponível na maioria das plataformas de automação de marketing, pois é fundamental para medir o grau de envolvimento de um lead com as ações de marketing. O Lead Scoring é, em resumo, uma pontuação dada para cada contato de acordo com suas interações. Por exemplo: o lead que converteu um formulário para receber um ebook ganha 10 pontos, quem abrir um email de automação ganha 5 pontos e assim por diante.

primeiramente é necessário configurar o lead scoring agendar visita imovel na sua ferramenta de automação de marketing para imobiliárias


Ferramenta de automação de marketing integrada ao CRM

Primeiramente, é preciso destacar que grande parte das imobiliárias já trabalham com um sistema de CRM de vendas. Por essa razão, a integração desse sistema à plataforma de automação de marketing utilizada, vai agregar muito na sua estratégia de marketing e também de vendas.

A ferramenta de automação aliada ao CRM de vendas, pode facilmente automatizar tarefas do dia a dia dos corretores de imóveis. Por exemplo: um follow-up que precisa ser feito com um lead e o lembrete é feito pelo CRM e para isso, é possível automatizar o envio de email.

Ferramentas como o Dinamize Automation permitem inclusive personalização de Nome, Email de remetente e também da assinatura do corretor que está enviando a mensagem.

integração hypnobox

Conheça todas as plataformas que hoje estão integradas com a Dinamize

Veja como integrar a plataforma de CRM para imobiliárias Hypnobox


Fluxo de nutrição de leads

No mercado imobiliário é cada vez mais importante a geração de conteúdo para a captação de leads. Mas para fazer esses novos contatos tornarem-se leads qualificados, é necessário que seja feita uma nutrição deste interesse.

Não necessariamente um lead que acabou de baixar um ebook que você produziu, sobre como escolher o primeiro imóvel por exemplo, esteja pronto para comprar. Mas isso não significa que ele não vai comprar um imóvel em um futuro próximo. Contudo, é nesse momento que a nutrição de leads entra em ação.

Receba o conteúdo no email

Saiba como usar a nutrição de leads para gerar novas vendas

A automação de marketing é a ferramenta ideal para a nutrição e qualificação de leads. Portanto, planeje uma série de conteúdos para aumentar o interesse do lead em comprar o imóvel e, consequentemente, avançar nas etapas do funil.

Comece apresentando seus principais imóveis da região que ele já demonstrou interesse. Depois disso, mostre as principais qualidades do bairro escolhido e, no momento certo, convide-o para agendar uma visita.


automacao vendas de imovelModelos de automações para cada etapa da venda de imóvel

Após entender quais são as principais funcionalidades de uma ferramenta de automação e como ela pode ajudar sua imobiliária a vender ainda mais, está na hora de colocar em prática os pontos de comunicação com seu prospect e cliente.

Separamos abaixo alguns dos pontos de contato (touchpoints) mais comuns durante o processo de venda de um imóvel e quais são as ações que podem ser realizadas. Acompanhe!


Durante a pesquisa por imóveis

Durante a fase inicial de pesquisa de imóvel, é importante não esquecer do email de boas-vindas ao receber o novo contato. Além disso, caso o contato ainda não tenha informado qual seu interesse, tente descobrir nessa etapa.

Veja um exemplo de fluxo de automação durante a etapa de pesquisa por imóveis:

Fluxo imobiliário-Pesquisa


No agendamento da visita ao imóvel

Depois de todos os incentivos na etapa de nutrição e qualificação, o lead finalmente agendou a visita ao imóvel desejado. A partir desse ponto de contato, é necessário também criar um fluxo de automação, principalmente para que a visita não seja esquecida.

Abaixo, um modelo de fluxo de automação durante a etapa de agendamento de visita do imóvel:

Fluxo imobiliário-Visita


Momento da proposta de venda

O lead já visitou o imóvel e se convenceu de que é o que estava procurando. Nesse momento, é importante deixar o lead ciente de todas as etapas da compra: envio da documentação necessária, formas de pagamento, avaliação da proposta etc.

Acompanhe abaixo um modelo de fluxo, que deve ser adaptado de acordo com o processo de venda que ocorre em sua imobiliária:

Fluxo imobiliário-Proposta


Fluxo de comunicação pós-venda

O processo de pós-venda na compra do imóvel pode e deve ser otimizado para que a experiência do cliente com a sua imobiliária seja de excelência do início ao fim. Ao gerar um engajamento maior do cliente, você pode ganhar alguém que atue como influenciador da sua marca, recomendado-a a amigos e familiares, pois teve uma experiência ótima de compra.

Veja abaixo um exemplo de fluxo de comunicação pós-venda que pode ser automatizado:

Fluxo imobiliário-Pós-venda

Enfim, estes foram apenas alguns modelos de fluxos de automação que podem ser implementados durante a compra de imóvel. Planeje uma comunicação com seus leads e clientes nos principais pontos de contato com eles e escolha a plataforma de automação de marketing que melhor atenda suas necessidades.

Veja também:
As melhores ferramentas de marketing de relacionamento

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!


Autor


Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

Veja conteúdos do Autor

+ Sobre o Autor