Como aumentar a visibilidade do seu blog com Guest Post?

Guest PostExistem diversas estratégias que ajudam na divulgação de blogs. Elas se estendem desde técnicas de SEO até links patrocinados e link building. No entanto, uma dessas práticas muitas vezes fica em segundo plano: o guest post.

Nem sempre é fácil rankear em primeiro lugar no Google. Contudo, é possível construir autoridade na internet através de parcerias. O guest post entra nesse contexto e ele pode ser utilizado tanto por marcas quanto por blogueiros e profissionais autônomos.

Vamos ver então como você pode gerar mais visibilidade para o seu blog e ganhar reconhecimento com esse tipo de conteúdo!


Guest PostO que é guest post?

Guest post é um tipo de artigo escrito por autores convidados. Portanto, ele não é produzido pelo dono do blog, mas sim por terceiros. Dessa forma, ao publicar um guest post em outro domínio, você promove o seu blog ou a sua marca para uma nova audiência.

De certa forma, a estratégia de guest post faz parte do link building, pois a partir dele você constrói relacionamentos com outros blogueiros e produtores de conteúdo. E ao final de um guest post, geralmente há um link que direciona para o site do convidado.


Guest PostOs benefícios de fazer um guest post

Fazer guest blogging pode ser muito benéfico e faz toda a diferença dentro de um planejamento de marketing digital. Vamos ver agora quais são as principais vantagens desse recurso!

1. Construção de autoridade

Através da publicação de um artigo em outro site ou blog, você se posiciona como autoridade no mercado referente àquele assunto. Afinal, se você foi convidado para postar ali, significa que está sendo reconhecido como um especialista.

Dessa forma, seu blog vai ter cada vez mais autoridade de domínio e você vai conquistar um espaço maior dentro da Internet, podendo até mesmo melhorar seu ranking no Google.

2. Alcance de novas audiências

Ao postar em um blog diferente do seu, você alcança um novo público-alvo e uma nova audiência. Diversos leitores e visitantes do site onde você publicou vão descobrir a sua empresa.

Gerar mais tráfego para o seu domínio não é moleza, mas aplicando táticas como as de guest post, você vai aprimorar os seus números do Google Analytics.

3. Link building

Sabemos que, dentro da área de SEO, conseguir links externos é muito importante para construir autoridade e alcançar as primeiras posições do Google. Com o guest post, você tem um link para o seu blog garantido, já que como convidado, pode direcionar os leitores para o seu site.

4. Relacionamento

Outra grande vantagem desse tipo de texto é a possibilidade de criar relacionamento com outros blogueiros e produtores de conteúdo. Ao estabelecer essas parcerias, você vai cultivar relações que podem se tornar cada vez mais benéficas no futuro.

Ou seja: o guest blogging vai aumentar sua rede de networking, podendo gerar mais seguidores nas redes sociais e visitantes no seu site.


Como escrever um bom guest post para outro blog?

escrever para outro blog

Qual o segredo de um bom guest post? Bom, primeiramente, é preciso seguir algumas regras antes de enviar o seu artigo. É essencial respeitar as diretrizes do website onde você vai publicar e fazer o seu marketing da forma correta.

Veja as dicas abaixo para fazer um post de sucesso.

1. Adeque-se à linha editorial do blog

Antes mesmo de enviar um artigo completo para o blog onde você vai publicar, há algumas instruções que você deve seguir para estar de acordo com a linha editorial do blog. Alguns sites disponibilizam essas instruções em uma página específica do domínio, outros enviam-nas por email.

Portanto, lembre-se: respeite os padrões estabelecidos pelo dono do blog. De nada adianta escrever um post se ele não estiver alinhado com o estilo do veículo. Afinal, as chances de que seu artigo seja recusado serão grandes.

Atente-se aos seguintes fatores:

  • Tema e conteúdo: observe quais são os assuntos mais abordados no blog e se o seu tema está de acordo com o nicho. Entenda se os leitores são iniciantes ou avançados para saber exatamente o que escrever;
  • Formatação: os posts do blog geralmente contém imagens? O dono destaca algumas palavras em negrito? Como os parágrafos são separados? Atente-se a isso;
  • Linguagem: saiba como se comunicar com os leitores do blog. Alguns sites possuem uma linguagem mais informal e despojada, enquanto outros utilizam uma escrita mais formal e sem gírias. Tudo depende da personalidade do veículo. Pense nisso!

2. Não faça marketing agressivo

O objetivo de um guest post não é divulgar diretamente um produto ou uma empresa e sim agregar com conteúdo de qualidade. Portanto, não use uma linguagem muito agressiva ou vendedora.

Quando marcas querem se promover ativamente em blogs, elas geralmente pagam pelo conteúdo e essa estratégia é conhecida como “publieditorial“. Já no guest post, você escreve gratuitamente, mas não deve fazer autopromoção.

3. Adicione links externos e internos ao guest post

Crie links para páginas importantes da sua marca, utilizando palavras-chave que representem bem o conteúdo daquele link. Isso ajuda você a se posicionar melhor no Google e também vai ser um ponto positivo para o seu SEO.

Porém, cuidado com o excesso de links. O exagero pode prejudicar o SEO do seu site e ainda causar uma má impressão no dono do blog.

E é claro, alguns veículos só permitem que o link para o seu blog esteja na assinatura do guest post. Portanto, fique atento às políticas do blog antes de sair enchendo seu post com links.

4. Use um CTA

Ao final do texto, use uma chamada para ação! Incentive as pessoas a comentarem sobre seu artigo e a compartilharem. Quanto mais engajamento seu post tiver, melhor. E mais feliz o dono do veículo vai ficar.

E aí, curtiu o conteúdo? Então, leia também:
Marketing de afiliados: como ganhar dinheiro com o seu blog

Email marketing para afiliados: aumente suas vendas com essa estratégia!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: