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Como usar o marketing para fidelizar clientes

fidelizar clientes

Fidelizar os clientes tem se tornado o objetivo da maior parte das empresas hoje. E não é para menos: segundo Philip Kotler, o maior especialista em marketing do mundo, estima-se que conquistar um novo cliente custa para as empresas de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.

Por isso, manter o seu cliente antigo e estender o canal de comunicação para atender novas necessidades pode ser o que falta para seu negócio decolar. Com um marketing bem aplicado, a chance de um cliente satisfeito voltar a comprar de você é enorme. E o melhor é que você economiza suas aplicações e ainda fortalece os laços com aquelas pessoas interessadas no seu produto.

Confira abaixo algumas dicas para fidelizar clientes e conquistar novas vendas no ambiente digital.


fidelizar clientes1 – Tenha uma equipe bem treinada e focada na satisfação do cliente

Uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios mostrou que 61 % dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.

Desde o primeiro contato com o cliente, você precisa mostrar que está interessado no que ele deseja. Se ele chegou até você é porque viu um atrativo e acha que você pode ajudá-lo. Então certifique-se de proporcionar a melhor experiência sempre. Seja por telefone, videochamada ou e-mail, ofereça um atendimento exclusivo que tire as suas dúvidas. Nada de mensagens automatizadas que direcionam para o além!

● Esteja disposto a ouvir a proposta do cliente
● Entenda que ele precisa resolver e dê uma solução rápida
● Deixe ele ciente dos processos de venda
● Responda o mais rápido que puder
● Traga novas propostas para continuar o relacionamento

Para que o atendimento ao cliente seja feito da melhor forma possível, é interessante que você tenha em mãos ferramentas de CRM para te ajudar a ter acesso ao histórico do relacionamento. Assim, você evita possíveis falhas, informações já ditas anteriormente ou repasses que podem comprometer a qualidade do serviço prestado.


fidelizar clientes2 – Seja claro e objetivo ao se comunicar

Lidar com o público é saber que todas as pessoas precisam compreender a sua mensagem. Por isso, seja direto, simples e mostre informações úteis e relevantes para o que elas desejam. A maior parte do sucesso dos negócios está relacionado a como você se comunica. Quando o processo é facilitado, a compra se torna mais provável e a chance das pessoas continuarem interessadas é muito maior.

Todo mundo adora uma abordagem humana e personalizada. Se você conciliar isso com o branding e soluções práticas, melhor ainda. Com certeza, seu cliente se sentiria mais satisfeito e propenso a voltar a fazer negócios com você no futuro.

● Crie conteúdos que façam parte do universo da marca
● Tire as dúvidas e responda às dores dos seus clientes
● Antecipe sempre a solução para que eles sejam respondidos
● Levante todas as principais dúvidas que podem surgir
● Comunique de forma lúdica e fácil de entender

Saiba qual causa que sua marca vai apresentar, qual a mensagem dela para o mundo e diga isso de uma forma clara, mas criativa. Assim, de pouco em pouco, você constrói a imagem da empresa e gera empatia com o público, sem que as reclamações sejam algo constante ou inerente ao seu negócio.

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fidelizar clientes3 – Invista no back to basics

Por incrível que pareça, fazer o básico funciona – e muito! Em um contexto em que ideias mirabolantes fazem parte de quase todos os negócios, apostar em soluções “fora da caixa” pode muitas vezes mais atrapalhar do que ajudar. Portanto, faça o que se espera de qualquer marca: olhe para o seu cliente, ouça o que ele tem a dizer e mostre como pode ajudá-lo.

O mundo hoje está repleto das mesmas reclamações: atendimento robotizado, falta de transparência na oferta de produtos, dificuldade para entrar em contato, falta de consideração na hora do pós-venda e má qualidade de um produto/serviço, além de problemas com o SAC.

Quem nunca ligou para uma empresa e ficou esperando um tempão ao telefone para ser atendido? Nada legal quando isso acontece. Tenha suas mídias sociais, e-commercee site institucional bem ativos.


fidelizar clientes4 – Armazene dados e informações sobre os clientes

A melhor forma de fidelizar um cliente é conhecê-lo bem. Não deixe de fazer uma boa pesquisa de mercado e um planejamento interno sobre seus clientes para saber quais são os seus hábitos de consumo, o que ele costuma comprar e qual o volume de compras que ele faz semanalmente ou mensalmente.

Avalie quais os horários que ele está mais ativo, o que ele vai atrás nos mecanismos de busca e como se comporta nas redes. Quanto mais próximo você estiver dessas informações, mais fácil será de criar bons relacionamentos com ele e impactá-lo positivamente.

Caso o seu cliente já tenha comprado de você, o histórico de compras pode antecipar quais necessidades ele terá e, assim, você pode oferecer soluções antes mesmo que ele procure. Aí o email marketing e novas abordagens interativas podem trazer os produtos dos quais ele precisa.


fidelizar clientes5 – Faça com que suas plataformas de comunicação estejam todas atualizadas

Ter informações precisas e atualizadas é extremamente importante se você quiser ganhar credibilidade no mundo digital. Ao identificar possíveis incoerências, o cliente percebe e pode deixar de enxergar a sua marca como confiável.

As redes sociais são perfeitas para aumentar suas experiências de marca. Já pensou no estrago que um endereço errado pode fazer? Não esqueça sempre de garantir sua presença no Google com estratégias de SEO e promoção paga.

Mas o mais importante de tudo: converse e responda comentários nas plataformas da sua empresa. A dúvida de uma pessoa pode ser a mesma de diversas outras. Sem falar que isso é mais informação para você criar conteúdos ou chamar pessoas para conhecerem sua marca.

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fidelizar clientes6 – Crie conteúdos interessantes que promovam a identidade da sua marca

O público que consome entretenimento ou conteúdo educativo sobre determinado assunto pode se divertir, aprender e tornar o relacionamento mais forte e verdadeiro.

Sendo assim, uma estratégia de comunicação bem feita por sua marca pode fazer com que as pessoas queiram interagir, compartilhar e comentar sobre o conteúdo divulgado. E assim, de pouco em pouco, sua marca chega a um número maior de pessoas.

Sabe aquela famosa frase: “As pessoas esquecerão o que você disse e o que você fez. Mas elas nunca esquecerão como você as fez sentir”? Então, uma boa experiência é sempre memorável, e as grandes marcas sabem disso mais do que ninguém.

Tendo isso em vista, não deixe de investir em marketing de conteúdo se quiser fidelizar seus clientes. Ao criar conteúdos bem elaborados, seus problemas diminuem consideravelmente e você pode segmentar suas informações de forma leve, única e especial.

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fidelizar clientesE aí, curtiu as dicas?

Uma boa comunicação é sempre precedida de ideias interessantes. Se você tiver uma marca bem alinhada e souber onde quer chegar, já tem o que precisa para começar. Basta colocar a mão na massa e chamar a Dinamize para te ajudar com as estratégias mais atualizadas e eficientes de marketing digital.

Nossa função é trabalhar para que sua empresa alcance os melhores resultados e da forma mais alinhada possível com os seus objetivos. Bora conversar?

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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