O que é autoresponder e como ele funciona no email marketing?

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Autoresponder: muito mais do que uma resposta automática

Autoresponder é todo o email disparado automaticamente depois de alguma interação realizada pelo contato ou por regra definida através de mecanismos para automação de marketing.


Autoresponder: muito mais do que uma resposta automática


O exemplo mais comum e usado é sem dúvida o email de boas-vindas, disparado após inscrições numa newsletter ou após a adesão a algum serviço. O autoresponder é importante para as empresas que procuram expandir seu funil de vendas e gerar novos leads, pois auxilia a prover um atendimento ágil, que melhora muito a reputação de uma empresa frente a seus clientes e prospects, sem que seja necessário dispor de uma grande estrutura para isso.


Autoresponder: disparos automáticos de e-mail“Estamos focados em fechar o negócio, e encurtar o ciclo de vendas é muito importante, mas o objetivo principal é “fechar negócio” e identificar quais os clientes e prospects que estão preparados para aquele produto ou serviço”, diz Lawrence DiCapua, líder global do Centro de Excelência em Marketing de Receita da General Electric.

Benefícios do uso de autoresponders

Existem procedimentos que se fossem realizados manualmente, seriam inviáveis de serem feitos na escala que a internet exige, como por exemplo, mandar uma confirmação de compra para cada cliente, ou gerar uma série de emails de produtos, baseados no comportamento mensal de compra dos clientes do seu e-commerce.  O uso de autoresponders neste contexto significa encurtar o ciclo de vendas e o mais importante: fechar negócios rapidamente.


Autoresponder: disparos automáticos de emailO Mail2Easy PRO conta com o recurso de automação de campanhas, que permite a você criar diversas formas de autoresponders, entre outras formas de automação, incluindo até mesmo disparos de SMS. Confira mais detalhes aqui.


Mas não só isso: automatizar as suas campanhas de email permite focar seu tempo na criação de estratégias para nutrição de leads, com uma abordagem aberta, como o Drip Marketing (marketing gota a gota), em que, aos poucos o produto ou serviço vai sendo apresentado, até o ponto em que usuário esteja tão familiarizado que já tenha se tornado um lead apto para conversão, ou nas próprias palavras de DiCapua: “Nutra até o ponto em que eles estejam realmente comprando.”


Autoresponder: 2x mais visualizações no email

A taxa de abertura é maior

Autoresponders geralmente contam com uma taxa de abertura que é em média duas vezes maior do que uma campanha de email marketing normal. E o motivo disso é que o email é disparado imediatamente após uma ação específica do usuário, como um abandono de carrinho por exemplo, e o conteúdo do email é de total interesse do usuário naquele momento.


Autoresponder: aumenta o engajamento dos disparos de e-mailAumentam o engajamento

Autoresponder é um recurso que auxilia na tarefa de conquistar a confiança e o apreço dos usuários pela sua marca.

Como? Com uma segmentação de base que respeita as preferências deles, você poderá construir uma régua de conteúdo, que dispara e-mails periódicos, adequados a cada perfil e também proporcionar premiações por tempo de permanência na base.


Pesquisa de geração de demanda empresarial B2B – Annuitas

Em outubro de 2016, a Annuitas lançou os resultados de sua 3ª pesquisa anual, cujo foco foram empresas de B2B dos Estados Unidos, com receitas de no mínimo 250 milhões de dólares. Uma das questões da pesquisa foi justamente sobre a automação. Confira:

Autoresponder: mais eficiência

Sua organização tem sido eficaz no uso de automação de marketing?

29,4% – Sim, tem sido eficaz e a automação teve um grande impacto no funil de vendas e na receita.

56,9% – A automação teve influência significativa no volume de leads no funil de vendas e na receita.

13,8% – Não, a automação de marketing não forneceu o ROI esperado.

Os 9 tipos mais populares de autoresponder

A MarketingSherpa fez um estudo com o objetivo de descobrir os tipos mais utilizados de autoresponder por quem pratica e-commerce. Veja a lista:


Boas-vindas: 50%
Adotado por metade dos pesquisados, o email de boas-vindas não é uma mera formalidade ou cortesia. Na verdade é um dos primeiros passos de aproximação do seu cliente.

Alguém que esteja interessado no seu produto ou conteúdo e se inscreve, inicia um movimento que exige alguma resposta que concretize a nova relação.


Agradecimento: 48%
Estes e-mails não servem apenas para fidelização, mas também permitem que você possa transmitir informações adicionais a eles de maneira sutil, como um link para suas redes sociais ou para alguma novidade que é importante destacar.


Autoresponder: disparos de email transacionalTransacional:  40%
Email como os de confirmação de pedido, fatura, registro, que são integrados a diversos gatilhos externos, como um sistema de controle financeiro ou sistemas de automação de marketing.


Autoresponder: retenção de clientesPós-venda: 26%
Perguntar a opinião de seu cliente, periodicamente através de pesquisas de opinião sobre seus serviços ou produtos. Combinado a um monitoramento social que dispare o email, o autoresponder é um recurso poderoso.


Autoresponder: disparos automáticos de e-mail por dataAtivado por data: 24%
Felicitações de ano novo, natal, aniversário, páscoa, dia das mães. É possível configurar um calendário anual de envios para não perder nenhuma data importante.
Confira aqui como configurar um envio deste tipo no Mail2Easy PRO


Autoresponder: disparos automáticos de e-mail baseados em navegaçãoBaseado em comportamento no website: 18%
Qual produto mais converteu? O usuário logado passou por quais páginas? Fez quais buscas? Todas essas questões permitem criar um email pontual e para realizar uma proposta e um desconto especial para aquele perfil de cliente.


Autoresponder: contagem regressivaContagem regressiva: 18%
É possível criar lembretes e gerar bastante engajamento usando uma série de autoresponders antes de um evento, data ou sorteio. Ex: avisar 1 semana antes, ante-véspera e véspera, convocando para participar. Grande parte das pessoas prefere se engajar na última hora, e você pode ganhar muito público ao adotar esta estratégia.


Autoresponder: disparos automáticos de e-mail para reengajamento e winbackReengajamento/trazer de volta (winback) : 15%
Reengajamento é, na maioria das vezes, uma tática usada para melhorar a entregabilidade da base de e-mail. Você pode fazer uma campanha de reengajamento com um autoresponder que se ative depois de uns 3 meses, para quem é soft bounce por exemplo, mandando um email para que o cliente mude suas prefêrencias de recebimento.

Já o winback, deve ser usado quando um cliente parou de converter por um determinado período e deve ter um tratamento que incentive uma nova conversão, como uma promoção.

É diferente do reengajamento, pois não adianta apenas ele visualizar e clicar se não houver conversão efetiva.


Autoresponder: abandono de carrinhoAbandono de carrinho de compras: 9%
Uma das situações mais frequentes em ecommerce e fonte de um grande resultado na recuperação das vendas.
Confira um post exclusivo sobre o assunto neste link.


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Fontes:

http://internetesmercadeo.com/cuales-son-los-beneficios-de-la-automatizacion-del-marketing/
http://internetesmercadeo.com/email-marketing-automatizado-una-necesidad-para-los-negocios-b2b/
https://www.emarketer.com/Article/Marketers-Lean-on-Automation-Technology-Drive-Leads/1014805
https://www.lifestylealcuadrado.com/autoresponder/
http://armasdeventa.com/que-son-los-autoresponders-y-por-que-son-necesarios/
http://marketingland.com/auto-responders-why-trigger-based-email-will-increase-your-conversions-43839
http://www.marketingsherpa.com/article/chart/automated-emails-sent-by-organizations?goback=%2Egde_41533_member_221590855
http://www.braveheartdigitalmarketing.com/blog/what-are-the-benefits-of-marketing-automation/
https://www.salesforce.com/blog/2015/01/winback-vs-re-engagement-whats-difference.html

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