O que é conteúdo evergreen e como produzir

entenda sobre o conteúdoO tempo passa e muitas coisas não mudam. O pôr do sol em um final de tarde tingido pelo laranja, os pássaros cantando de manhã, o cheiro de pão fresco na padaria ao lado… Esses são exemplos de coisas que sabemos que sempre vão estar lá, eternamente, ou pelo menos por um longo tempo, não importa o que aconteça.

Pode parecer estranho, mas o mesmo ocorre no marketing de conteúdo. Existem conteúdos que sempre são relevantes e nunca envelhecem. Eles são chamados de evergreen.

Geralmente, esse tipo de conteúdo é perfeito para SEO e é muito encorajado pelos especialistas em marketing. Você quer saber como pode produzi-lo? Então veja os próximos tópicos:

  • O que é conteúdo evergreen?
  • O guia para produzir conteúdo evergreen;
  • Ideias de conteúdo evergreen;
  • 5 boas práticas da produção de conteúdo evergreen.

Continue lendo!


o que significaO que é conteúdo evergreen?

Conteúdo evergreen aborda de temas atemporais e, por isso, é sempre relevante. Ele tem essa denominação de “verde” porque se mantém sustentável e duradouro por um longo tempo.

Esse tipo de conteúdo é bom para o SEO de um site, pois ele atrai novos visitantes o tempo todo, o que significa que seu tráfego só aumenta ao longo do tempo. Enquanto isso, conteúdos mais noticiosos e efêmeros se tornam obsoletos.

Alguns exemplos de conteúdos que não são evergreen:

  • Notícias;
  • Estatísticas;
  • Posts sobre uma determinada data comemorativa ou feriado;
  • Tendências atuais do mundo da moda ou da cultura pop.

É claro que é sempre bom combinar esses dois tipos de conteúdos na sua estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, você também deve atrair públicos que desejam se manter atualizados. No entanto, tente focar nos conteúdos evergreen.


evergreenO guia para produzir conteúdo evergreen

Se você não sabe como ter ideias para a produção de conteúdo evergreen, fique tranquilo. Vamos mostrar alguns exemplos abaixo e ajudar no seu planejamento mensal.

Ideias de conteúdo evergreen

A principal característica do conteúdo evergreen é que ele não tem prazo de validade. No entanto, com tantas mudanças no mundo, como encontrar assuntos que perduram?

Bem, existem dois tipos de conteúdo evergreen: os conceituais e os práticos. Os primeiros são focados em descobertas e conhecimentos sobre um assunto. E, mesmo que um assunto intelectual mude ao longo do tempo, como as regras de SEO, por exemplo, você sempre pode voltar ao seu artigo e atualizar as partes obsoletas.

Alguns exemplos de como começar um artigo conceitual:

  • O que é…
  • Tudo o que você precisa saber sobre…
  • O guia exclusivo do…
  • A importância de…

Como você pode perceber, todos esses assuntos tratam de temas que explicam algum conceito. Já os conteúdos práticos dizem respeito a temas mais práticos que ensinam alguém a fazer alguma coisa.

Vamos ver alguns exemplos de conteúdos práticos:

  • Como fazer…
  • Aprenda a fazer…
  • Guia prático de…
  • Faça… em 5 passos.

Um ótimo jeito de chamar a atenção das pessoas, tanto para conteúdos conceituais quanto práticos, é através de listas. Essa é uma técnica de copywriting utilizada por sites como o BuzzFeed.

Alguns exemplos de conteúdos evergreen em forma de listas da Dinamize:


evergreen5 boas práticas da produção de conteúdo evergreen

Para que você comece o seu processo de produção de conteúdo evergreen sem pestanejar, reunimos algumas dicas para dar início a essa empreitada e fazer tudo da melhor maneira possível.

Dessa forma, você não corre o risco de inserir informações com data de validade no meio dos seus posts.


1. Pense nos conceitos do seu nicho

Se você está com dificuldade de ter ideias, pense sobre os principais conceitos do seu segmento e quais termos podem gerar dúvidas nos seus clientes. Afinal, o seu objetivo é educá-los e nutri-los com conteúdo de valor.

Por exemplo, aqui na Dinamize fizemos posts que explicam o que é Inbound Marketing. Esse conceito é muito valioso para nossa empresa, pois nossos clientes precisam saber o que é isso para entender nosso serviço e os benefícios que ele oferece.

Além disso, todos esses conceitos terão o potencial de se transformar em artigos, ebooks e infográficos.


2. Priorize conteúdos de topo de funil

A fase do topo de funil é a etapa da jornada de compra onde o cliente ainda está descobrindo sobre o tema ou então reconhecendo que tem um problema e que precisa solucioná-lo. Portanto, ela é ideal para conteúdos mais amplos e educativos, como o evergreen.

Geralmente, conteúdos evergreen abordam temas mais básicos. Por isso, eles servem para aqueles clientes que estão começando a conhecer sua marca. Evite aprofundar demais os assuntos nesse contato inicial, mas mostre que você tem conhecimento o suficiente para ser uma referência no assunto.


3. Invista em links internos

Um conteúdo evergreen tem grandes chances de ter um bom ranking no Google e de receber backlinks de outros sites, já que ele nunca expira. Portanto, aproveite essa oportunidade e crie links internos nos seus artigos que levem até outros posts do seu site.

Com isso, o Google entenderá que seu site possui outras páginas relevantes com outros conteúdos evergreen. Assim, você será visto como uma autoridade e referência pelo mecanismo de busca.


4. Escreva sobre assuntos comprovados

Ao produzir o conteúdo evergreen, evite mencionar tendências ou descobertas recentes, já que estas podem mudar a qualquer momento. Foque em compartilhar conhecimentos que foram comprovados e não podem ser negados nos próximos anos.

Você pode, é claro, falar sobre tendências e novidades, mas procure colocar essas informações em outros tipos de artigos.


5. Desenvolva um bom call to action (CTA)

Por fim, lembre-se de terminar seu artigo com um call to action (chamada para ação). Você pode finalizar seu conteúdo evergreen oferecendo materiais ricos de topo de funil, como ebooks, infográficos, tutoriais e vídeos.

Dessa maneira, você conseguirá captar leads e poderá passar para a próxima etapa do funil de vendas. Portanto, investir em bons CTAs é essencial para obter grandes resultados.

Quer ver mais conteúdos como esse? Então, leia também: Palavras de transição: torne o seu texto mais fácil de ler


Referência:

What is Evergreen Content?

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: