Como fazer Marketing para Advogados de forma ética

marketing para advogados

No mundo jurídico, há um certo pensamento de que investir em marketing não é algo bem visto ou então que se trate de algo proibido. No entanto, você sabia que alguns dos advogados mais bem sucedidos são aqueles que souberam aproveitar as oportunidades de marketing e, consequentemente, saíram na frente dos concorrentes?

O marketing para advogados pode sim ser exercido mantendo os princípios éticos da profissão. Normalmente, quando as pessoas pensam em marketing, o que vem à mente delas são técnicas de vendas invasivas, focadas principalmente em ofertas e promoções.

Não é assim que o marketing para advogados deve funcionar. Portanto, no artigo de hoje, você vai aprender como fazer marketing jurídico da maneira mais ética, correta e eficiente.

Você vai ler sobre:

  • Por que fazer marketing jurídico?
  • A ética no marketing para advogados;
  • 5 estratégias de marketing digital para advogados.

Acompanhe!


por que fazer marketing juridicoPor que fazer marketing jurídico?

O marketing jurídico é um conjunto de atividades, estratégias e processos que escritórios de advocacia utilizam para ganhar mais visibilidade perante o público e conquistar seu espaço no mercado. Sem ferir, é claro, o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Como todo negócio, um escritório de advocacia sobrevive de clientes. E para que uma empresa continue funcionando de maneira sustentável, é preciso empregar determinadas estratégias e técnicas de marketing que ajudem o escritório a captar novos clientes.

Veja quais são os grandes benefícios que o marketing para advogados proporciona:

  • Destaque diante da concorrência;
  • Conquista do público-alvo certo e mais propício a fechar negócio;
  • Melhor relacionamento com os clientes;
  • Auxílio nos problemas do cliente através de conteúdos educativos;
  • Mais credibilidade e autoridade;
  • Alcance de metas e objetivos com mais rapidez.

Ao contrário do que muitos pensam, se o marketing jurídico for feito com o objetivo de educar o cliente e disseminar ideias, ao invés de focar em vendas muito diretas e invasivas, ele vai contribuir com uma imagem positiva para o seu escritório.

Afinal, quanto mais prestativa sua empresa for, mais valor ela vai agregar ao cliente. E isso gera mais credibilidade e autoridade para o seu negócio.


marketing para advogadosA ética no marketing para advogados

Embora exista uma limitação nas formas de se fazer marketing no meio jurídico, há muitas possibilidades viáveis e eficientes, principalmente no meio digital.

Segundo o Código de Ética da OAB, o advogado pode ter um site próprio e até atuar nas redes sociais. Além disso, é possível veicular anúncios na Internet e em páginas de revistas jurídicas online.

Resolvemos destacar o texto original do Capítulo IV, artigo 28:

“O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade”.

Portanto, as estratégias de marketing jurídico devem sempre ter um teor informativo, se afastando de ações agressivas e mercantilistas demais. É por isso que o marketing de conteúdo se encaixa tão bem aqui.

Atenção: Leia o Código de Ética da OAB completo antes de iniciar sua estratégia.


5 estratégias de marketing digital para advogados

estratégias para marketing na área da advocacia

Bem, agora vamos às estratégias! Para começar a investir em marketing, primeiramente, você deve ter seu público-alvo definido. Isso vai ajudar a entender quais são os canais de comunicação onde seu público está mais presente. E é ali que você vai divulgar seu escritório.

Vamos ver então quais estratégias do marketing digital você pode implementar no seu negócio.

1. Marketing de conteúdo

A principal vantagem do marketing de conteúdo é a possibilidade de difundir conhecimento entre seus clientes. Esse tipo de marketing tem um caráter mais educativo, pois busca disseminar conteúdos relevantes e de qualidade que interessem seu público-alvo.

Esses são alguns tipos de formatos de conteúdo que você pode usar na sua estratégia:

Nós vamos falar sobre alguns desses formatos nos próximos tópicos.

2. Redes Sociais

As redes sociais são muito usadas por escritórios de advocacia e estar presente nelas é essencial para qualquer negócio que deseja crescer. E no marketing para advogados, entra em grande destaque o Linkedin.

O Linkedin é uma rede social especializada em conteúdos de cunho profissional e o objetivo da plataforma é proporcionar oportunidades de networking entre profissionais. Ali, é possível postar artigos longos e complexos sobre sua área de atuação, sua carreira ou até sobre reflexões pessoais.

Portanto, o Linkedin é uma ótima opção para quem deseja aumentar o networking e o seu reconhecimento na área. Quando o público vê que você sabe do que está falando, automaticamente você se torna um profissional confiável.

3. Blogs

Assim como nos artigos do Linkedin, em um blog você pode postar seus textos. Essa opção é útil para quem possui um público que costuma pesquisar dúvidas no Google, por exemplo.

Aplicando técnicas de SEO, você pode fazer seu blog rankear nas primeiras posições do Google, aumentando assim a visibilidade do seu negócio.

4. Email marketing

O email marketing é um ótimo recurso, usado principalmente para cultivar um relacionamento mais próximo com os clientes. Seu escritório pode, por exemplo, enviar diversos emails personalizados para aqueles leads que se cadastraram na sua newsletter.

Com o email marketing, você conseguirá transformar seus leads em clientes aos poucos, conduzindo-os por todas as etapas do funil de vendas até a fase de conversão. Por fim, para facilitar seu trabalho, você pode contar com a ajuda de uma ferramenta de automação de marketing.

5. Mídia paga online

Você sabia que a taxa de cliques em anúncios do Facebook aumentou em 275% desde 2012? Pois é, aí está outra forma muito eficiente de marketing jurídico: utilizar mídias digitais pagas. Através de anúncios bem segmentados, você pode atingir seu público da seguinte maneira:

Cada campanha digital terá um objetivo e você lançará seu anúncio de acordo com ele. Por exemplo, você pode escolher entre aumentar seus seguidores nas redes sociais, gerar brand awareness, direcionar o cliente ao seu site, gerar alguma conversão, dentre outras opções.

E certamente, é importante sempre se lembrar de criar anúncios digitais informativos que não estejam focados diretamente em vendas.

Agora que você já sabe que fazer marketing para advogados é possível sim, que tal começar seu planejamento estratégico de marketing?

Assista também nosso conteúdo apresentado pela especialista na área Maiara Trombini: Marketing Jurídico – Estratégias de posicionamento de marketing

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