Marketing político na prática: como fazer

marketing político

O marketing político é um tópico muito importante para o candidato que busca realizar uma boa campanha e ainda construir um público engajado, mas como fazer isso na prática?

É inegável que 2020 tem se mostrado um ano com alto índice de adesão ao digital. Apesar das particularidades e regras quanto ao uso da política nesse ambiente, existem diversas ações que podem ser usadas para manter um relacionamento qualificado com o público e expor suas ideias e propostas de forma objetiva.

Neste artigo, você vai ver quais ações podem ser realizadas para impactar o público positivamente, além de saber quais canais e plataformas podem ajudar nessa tarefa.


Principais canais para se fazer marketing político

O estudo Consulta de Percepções, realizado pela Critério, ouviu 52 pré-candidatos a prefeito para entender as ações que cada um deles está adotando ou pretende adotar na eleição de 2020.

Na pesquisa, 78% dos pré-candidatos apontam as mídias sociais como prioridade entre os canais de comunicação para a campanha de 2020. O levantamento mostrou ainda que 61,5% dos políticos têm no Facebook o canal de preferência, seguido pelo WhatsApp, que está na pauta de 32,7% dos pré-candidatos.

Se as redes sociais estão em alta, vale usá-las a seu favor. No entanto, quais os canais ideais para manter uma boa comunicação com o público? Será que apenas Facebook e WhatsApp são alternativas? Veja a seguir algumas sugestões de como usar esses e outros canais para fazer marketing político.


ações para marketing politicoDicas de ações de marketing político

Existem alguns canais indispensáveis para manter uma comunicação recorrente com o público e atrair cada vez mais contatos.

Landing pages para captação de contatos

Quando um usuário faz uma busca no Google ou é impactado por alguma ação de marketing e acessa uma determinada página, ele está acessando uma landing page.

Uma landing page pode ser criada para promover ações específicas, eventos ou então para ser uma espécie de carta de apresentação, com informações que ajudem o público a conhecer melhor determinada pessoa ou pauta que ela defende.

No conteúdo da landing page, insira informações que valorizem seu histórico e mostrem por quais motivos o público deve se cadastrar e acompanhar suas propostas. Esse tipo de conteúdo pode ser apresentado em texto, em imagens e até com vídeos.

Para o formulário, solicite apenas os dados relevantes para manter uma comunicação com o público. Se o seu interesse é mandar conteúdo para as pessoas via SMS e email, por exemplo, não pode esquecer de inserir no formulário campos referentes ao email e número de celular.

Outro benefício das landing pages é que, com o auxílio de ferramentas de marketing digital, você pode criar páginas sem possuir conhecimentos técnicos. Ou seja, você consegue usar modelos pré-definidos ou então criar uma página do zero através de recursos simples de edição.

O exemplo abaixo é da plataforma da Dinamize:

Modelos de landing page para marketing político

Disponibilizamos diversas alternativas de layout para facilitar a criação de uma landing page que gere cadastros. Ao selecionar o modelo ideal, basta inserir as imagens e textos de acordo com a sua preferência, além de indicar quais campos serão solicitados no formulário, é claro.

Lista de transmissão no WhatsApp

O WhatsApp já deixou de ser apenas um espaço para conversa entre amigos há muito tempo, se tornando um canal para estabelecer uma comunicação ecom um grande grupo de pessoas.

A lista de transmissão é um dos recursos do WhatsApp que deve ser considerado para quem deseja qualificar o marketing político. Com esse recurso, você pode enviar mensagens para vários contatos de uma só vez.

A partir dessa possibilidade, fica mais fácil notificar os contatos sobre transmissões ao vivo, eventos específicos ou textos envolvendo assuntos que ajudem a fortalecer seus laços com o público.

Se você ainda não possui uma lista de contatos vinculada ao seu WhatsApp, pode começar a promovê-la a partir de envios de email marketing e com ações nas redes sociais em que já possui maior público, por exemplo. Vamos falar mais sobre alternativas para divulgação a seguir.

 

Canal no Telegram

Com 200 milhões de usuários ativos, o aplicativo de mensagens instantâneas conta com recursos que podem ajudar a manter um grande número de pessoas informadas sobre suas ações. Assim como o WhatsApp, o Telegram pode ser utilizado para divulgar desde links externos até conteúdo em texto e áudio pelo próprio app.

Através de um canal no Telegram, você compartilha novidades e projetos com o público, além de contar com recursos para saber a opinião dos seguidores, a partir da criação de enquetes ou abrindo uma discussão para que eles possam comentar.

Diferente de canais como as redes sociais ou o email marketing, o conteúdo compartilhado pelo Telegram chega em 100% do público. Ou seja, sem questões como erros de entregabilidade, no caso dos emails, ou um algoritmo que simplesmente não leva seu conteúdo para todos os seguidores, no caso das redes sociais.

Crie um canal e compartilhe-o em outras mídias, para saber se o público está disposto a fazer parte desse espaço. Compartilhar o Telegram – bem como outras formas de contato, como o WhatsApp – em envios de email também é uma alternativa, principalmente se já possuir uma lista de emails ativa.

Envios de SMS

Outra alternativa interessante para se comunicar com o público adepto do mobile é o SMS marketing. Esse tipo de comunicação pode ser decisiva para atingir o público da maneira desejada, desde que seja usado de forma responsável.

Importante destacar que, assim como no email marketing, o SMS marketing deve ser feito para pessoas que confirmaram interesse em receber suas mensagens. Portanto, práticas como compra de listas devem passar longe do seu plano de comunicação.

Além de criar sua base de contatos de forma orgânica, lembre-se de garantir que os usuários tenham a liberdade para solicitar descadastro da sua lista. Da mesma forma que uma pessoa decide receber certos conteúdos, ela pode perder o interesse neles. Essa solicitação de descadastro deve estar no corpo da mensagem e também pode ser inserida em outros espaços, como o seu site.

Por ser uma comunicação mais direta, afinal, você precisa conquistar a atenção do público com poucos caracteres, foque no que realmente é relevante. Para notificar sobre uma transmissão ao vivo ou então compartilhar alguma página do site sobre seus projetos, por exemplo, um texto curto que explique sobre o que a mensagem se trata e um link para mais informações já resolvem.

Nas plataformas de marketing da Dinamize, você pode criar esse tipo de notificação personalizando o conteúdo com dados do contato e criando regras de conteúdo. Veja abaixo a tela de edição do SMS:

Criação de envios de SMS na plataforma de marketing digital da Dinamize.

Como fazer um envio de SMS

Considere também estruturar uma agenda de envios e/ou um processo automatizado de envios de SMS. Esse tipo de organização é essencial para quem busca atrair ainda mais seguidores através do marketing político. Na sequência, falaremos um pouco mais sobre como essas ações podem ser estruturadas.

Conteúdo nas redes sociais

Você pode utilizar as redes sociais para atrair novos seguidores para canais os canais citados anteriormente. Através de um formulário na sua página do Facebook ou com um link para formulários do seu site, por exemplo, os seguidores mais interessados podem informar dados para receber todas as novidades sobre seus projetos para o futuro.

No entanto, o marketing político nas redes sociais vai além de levar as pessoas para outros canais. Se você usa de forma recorrente alguma rede sabe que as pessoas adoram passar um tempo por ali discutindo, compartilhando conteúdo ou mesmo consumindo o que outras pessoas compartilham.

Por isso, aproveite o espaço para compartilhar o seu conteúdo e, além de atrair novos seguidores, promover discussões sobre as publicações realizadas. Você pode ainda criar um calendário de posts nas redes sociais, caso queira deixar algumas publicações importantes definidas de forma prévia.

Conteúdo em vídeo também pode ajudar você a se conectar com o público. Seja nas transmissões ao vivo, onde pode abrir um espaço para interação com o público, ou então em vídeos mais diretos, que possam gerar engajamento e quem sabe até novos seguidores.

Email marketing

Outro canal indispensável para garantir a fidelização do público é o email marketing. Afinal, esse é um tipo de canal que as pessoas costumam acompanhar ao longo do dia, estejam elas no trabalho ou em casa.

Estudos realizados pela Adobe mostram que as pessoas checam seus emails pessoais e de trabalho durante 352 minutos do dia. Se o email está inserido de tal forma no cotidiano do público, por que não explorá-lo?

A partir do email marketing, você envia ao público newsletters com informações relevantes sobre suas ações, além de promover canais como redes sociais, site e outras páginas de projetos em que esteja envolvido.

O email marketing também pode ser utilizado para promover o Telegram e o WhatsApp, por exemplo. Aqui na Dinamize, nossas plataformas de automação de marketing e email marketing possibilitam a inserção de botões que levem os usuários para esses canais. Esses links podem ser inseridos nos envios de email marketing e em landing pages.

Promova canais como o WhatsApp através de envios de email marketing

Veja o tutorial completo

Além disso, ferramentas de email marketing facilitam a criação de peças responsivas, ou seja, que se adaptam aos diversos tipos de dispositivos. Assim, sua comunicação por email será recebida tanto por quem usa dispositivos móveis quanto por quem lê os emails no computador.


como integrar os canais de comunicação no marketing políticoComo integrar os canais de comunicação

Todos os exemplos citados anteriormente podem ser aplicados de forma integrada, a partir do uso de uma plataforma de automação de marketing.

A plataforma da Dinamize permite a integração de canais como site e redes sociais. Com isso, informações dos usuários que foram obtidas nesses canais podem ser passadas para a plataforma e, a partir da compreensão dos interesses do usuário, a comunicação pode ser qualificada.

Também é possível criar fluxos de automação com base no engajamento dos usuários com o conteúdo produzido. Dessa forma, você pode criar ações de acordo com:

Abaixo um exemplo de criação de fluxo. Neste caso, o fluxo tem como ponto de partida a entrada de novos contatos na base:

fluxo de automação para entrada de novos contatos.

Ou seja, depois que um contato se cadastrar no formulário do seu site, por exemplo, ele pode receber de forma automática um email confirmando o cadastro e trazendo informações complementares, link para redes sociais etc.

Esse tipo de processo automatizado pode ajudar você a estruturar sua comunicação de acordo com o comportamento do público, tornando-a mais eficaz.

Se quiser saber mais sobre a nossa plataforma de automação de marketing funciona, assista o vídeo a seguir:


Cuidados ao fazer marketing político

Existem alguns cuidados que devem ser tomados ao fazer ações de marketing político, principalmente no que se refere aos processos eleitorais em si. De acordo com a legislação brasileira, nenhum político pode se manifestar como um candidato até 45 dias antes da votação.

As ações nas redes sociais também merecem cuidado especial, principalmente em relação aos anúncios. Uma reportagem publicada no UOL destacou que Facebook e Instagram pretendem barrar, a partir do mês de agosto, anúncios de conteúdo político que sejam veiculados por páginas sem a devida identificação.

Ou seja: os canais citados anteriormente, até que se chegue no prazo legal para oficializar a candidatura, devem ser usados como espaços para criar vínculo com o público, compartilhar ideias e também ouvir o que essas pessoas têm a dizer.

Trabalhe também para que sua comunicação seja direcionada a pessoas que querem ouvir o que você tem a dizer. Por isso, nada de comprar listas de contatos para tentar atingir um número maior de pessoas: priorize aqueles que realmente se interessam pelas pautas que pretende discutir.

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As principais funções de uma ferramenta de email marketing

7 benefícios da automação de marketing para o seu negócio

Ferramenta de email marketing: o que é e como utilizá-la para vender mais


Referências:

Marketing digital como instrumento de campanhas políticas

Portal da Câmara dos Deputados

Campanha Eleitoral 2020: o que pode e o que não pode!

Mais transparência para anúncios com conteúdo político ou sobre eleições no Brasil – Sobre o Facebook

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