Como montar Email Marketing seguindo as Boas Práticas

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Montar email marketing pode parecer complicado para quem está começando, seja pelo pouco conhecimento em HTML ou até por desconhecer as restrições dos filtros anti-spam dos provedores de seus destinatários.

Seguindo as boas práticas de envio, montar email marketing que gere resultado não é uma tarefa tão difícil assim!

Sabemos que pode parecer mais atraente (e mais fácil) criar um conteúdo utilizando somente imagens, mas esta é uma das práticas que mais influenciam na entregabilidade dos envios, juntamente com o assunto e engajamento da sua base de contatos.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como você pode montar um email marketing de qualidade, seguindo as boas práticas:

cporque utilizar cabeçalho no email

Cabeçalho do envio

O cabeçalho do envio, composto pelo assunto e email de remetente, cumpre uma parte fundamental na questão de entregabilidade do seu envio, influenciando também a taxa de abertura.

Uma vez que seu remetente tenha uma boa reputação, o provedor do destinatário irá aceitar seu envio. Chegando na caixa de entrada, o assunto e remetente precisam convencer o leitor a abri-lo.


personalize o email de remetenteO email de Remetente de seu envio também precisa estar de acordo com as boas práticas. É importante verificar a reputação do domínio e procurar não utilizar a palavra “vendas”, “compras”, “marketing”, ou palavras deste gênero.

Não é necessário que o email de remetente possua uma caixa de email válida, porém, lembre-se de adicionar um email de retorno que possua uma caixa de email válida, para que você receba as respostas de sua mensagem.

É possível personalizar o remetente utilizando seu nome pessoal, ou o nome de sua empresa de acordo com sua estratégia.

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personalize seu assunto para melhor entregaO assunto é um ponto crucial para definir se o contato irá abrir ou não o seu email. Desta forma, ele precisa chamar atenção, o que não significa que ele precisa estar todo em caixa alta e ter muitos caracteres especiais como “!!!!!”. Evite palavras que são pontuadas negativamente como “promoção”, “desconto”, “grátis”, entre outras.

Mas não esqueça de ser atrativo, personalizado e o mais importante: conteúdo relevante.

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adicione o pre headerO Preheader é um pequeno texto que é inserido no início do código HTML de seu email marketing e que, na maioria dos dispositivos e programas de email, é exibido logo após o assunto. Ele pode ser usado em complemento do seu assunto para impactar seu destinatário.

Você já deve ter recebido emails que logo após o assunto continha o texto “Caso não esteja visualizando, abra em um navegador“, por exemplo. Isso ocorre porque o preheader é o primeiro conteúdo inserido em sua mensagem de email, quando não configurado, aparecerá o primeiro texto de sua peça.


personalizar o conteúdoCorpo do email

Agora que o assunto já impressionou o seu destinatário e ele abriu a sua mensagem, é hora do corpo da mensagem vender. E para isso é necessário seguir algumas regras básicas listadas abaixo:


 

proporção de imagem e textoUma boa proporção de texto e imagens é o que você precisa para otimizar seus envios. Mesmo que você não possua conhecimento em HTML, a maioria das plataformas de email marketing já disponibilizam de ferramentas de criação de envio com editor de emails responsivos (editor de estilo drag and drop, por exemplo).

E é exatamente pelo texto que você irá inserir em seus envios, que os provedores saberão se seu conteúdo é de interesse ou não do destinatário, além de facilitar também o carregamento do seu envio em diferentes dispositivos, como celulares e tablets.


insira textos alternativos na imagemVocê pode inserir Texto alternativo (Alt Text) em suas imagens, para que o provedor reconheça seu conteúdo mais facilmente e, os usuários que por algum motivo as imagens não carregam, possam saber do que se trata o conteúdo.

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inserir links na peçaTambém é muito importante inserir links em sua peça, já que o clique no seu email é o maior nível de engajamento e interesse do contato com seu conteúdo e normalmente é nele onde sua venda ou conversão ocorre.

Saiba também quais são os 10 erros mais comuns no email marketing que podem estar interferindo nos seus resultados.


Montando seu email marketing seguindo essas boas práticas, a chance de seu email chegar na caixa de entrada é muito maior, melhorando consequentemente a reputação de seu remetente e aumentando suas vendas.

O email é fundamental para o crescimento das vendas.
Pensando nisso, preparamos um Guia Prático para o seu Email Marketing:

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Por Tamiris Arias


Fontes:
http://www.emailmarketingblog.com.br/
http://www.antispam.br/boaspraticas/


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