Infoprodutos: como ganhar dinheiro online com conteúdo

infoprodutos

Com o mundo digital se desenvolvendo cada vez mais, surgem diversas áreas e oportunidades para quem deseja ganhar dinheiro online. Dessa forma, produzir um produto, agora, não é mais sinônimo de indústria, fabricação física e gastos imensos com aluguéis.

O mercado de infoprodutos é uma das inúmeras possibilidades para quem gosta de trabalhar com o digital. Esse novo paradigma contribuiu para o surgimento de jovens empreendedores, afinal, não é preciso investir muito para começar a ganhar dinheiro nesse nicho.

Se você é adepto ao mundo digital e quer saber como começar a ganhar dinheiro online, então continue lendo esse artigo! Vamos falar sobre:

  • O que são infoprodutos?
  • 6 tipos de infoprodutos que você pode vender;
  • Como criar seu próprio infoproduto.

Acompanhe!


o que são infoprodutos?O que são infoprodutos?

Infoprodutos são produtos digitais que podem ser distribuídos gratuitamente ou não na Internet. Ou seja, eles têm como objetivo facilitar a vida de seus consumidores através de conteúdo relevante, educativo ou artístico.

Quando as pessoas ouvem falar em um produto digital, geralmente o relacionam a cursos online, mas existem outras opções no mercado. Portanto, se você não quer ser professor, não se preocupe: você pode lucrar de outras formas.

A grande vantagem de vender esse tipo de conteúdo é que tudo é feito online: ele é distribuído em canais digitais, como em um ecommerce, por exemplo, e pode ser obtido através de um simples download.


6 tipos de infoprodutos que você pode vender6 tipos de infoprodutos que você pode vender

Quer começar a lucrar através da Internet? Antes de mais nada, veja abaixo alguns tipos de infoprodutos que você pode produzir e vender.

Ebooks

Ebooks são livros digitais que se popularizaram mais com o surgimento da nova era digital. E eles não são criados apenas para quem gosta de ler ficção: muitas empresas lançam pequenos ebooks para educar seus consumidores e nutri-los com conteúdo relevante.

A grande vantagem dos ebooks é que você não precisa ter uma editora para lançá-lo. Você mesmo pode diagramar e editar seu ebook, se quiser.

Videoaulas

Como já comentamos acima, os cursos online são um formato popular de produto digital. Através de videoaulas, os professores ensinam seus alunos, permitindo interação através de comentários, fóruns ou grupos no Telegram. A flexibilidade de horários desse tipo de curso é uma de suas vantagens.

Dentre outros formatos que são variações das videoaulas, temos:

Podcasts

Podcasts são gravações em áudio que simulam um programa de rádio. Seu conteúdo é, principalmente, baseado em entrevistas ou temas pré-estabelecidos para serem discutidos entre os apresentadores.

No Spotify, por exemplo, você consegue achar uma coleção incrível de podcasts.

Templates

Você sabia que muitos designers e influenciadores vendem templates para empresas e profissionais que não podem ou não sabem como criar layouts?

Os templates são modelos de layouts já prontos com diversos elementos de design, que facilitam a vida de quem precisa usar as redes sociais ou ter seu próprio site.

Para você ter uma ideia, existem templates à venda para Instagram, Pinterest, Facebook, apresentações de Powerpoint, emails e para websites.

Worksheets interativos

Worksheets são como planilhas de trabalho. Frequentemente, são utilizados para criar exercícios práticos que auxiliem as pessoas a fazerem tarefas como, por exemplo, criar o branding de uma marca, desenvolver a criatividade etc.

Ferramentas

Ferramentas são um tipo um pouco diferente de infoproduto, já que elas não oferecem uma ajuda a partir de um conteúdo em si, mas sim por meio de um auxílio mais prático.

Em primeiro lugar, veja alguns exemplos de ferramentas online no marketing digital que podem ser pagas ou gratuitas:


Como criar seu próprio infoproduto?

Como criar seu infoproduto

Criar um produto, mesmo que ele seja digital, envolve planejamento, estratégia e criatividade. Tudo isso é essencial, afinal, você não quer que seu produto ganhe avaliações ruins e fique com uma má reputação online, certo?

Para evitar quaisquer transtornos e consiga desenvolver um produto de primeira linha, vamos ensinar você a criar seu infoproduto em 5 passos. Confira!

1. Escolha um tema

O primeiro passo é pensar no assunto que você vai abordar. Para isso, você deve entender bem quem é a sua buyer persona, é claro. Logo depois, faça as seguintes perguntas:

  • Quais assuntos interessam mais o meu público-alvo?
  • Como posso ajudar meu público?
  • Sobre quais áreas eu possuo mais conhecimento?

É importante chegar em um equilíbrio entre o que seu público quer e o que você sabe e gosta de falar sobre.

2. Defina o tipo de infoproduto que você criará

Depois de refletir sobre o tema, você vai definir o formato do seu conteúdo. Pense se o público prefere formatos mais longos e completos ou mais rápidos e dinâmicos. E além disso, procure descobrir o quanto sua persona já conhece sobre o tema.

3. Mão na massa: produza o melhor conteúdo

Agora é o momento de produzir o melhor conteúdo possível. Coloque todas as suas ideias em um rascunho e depois organize-as conforme você for criando. E não se esqueça de pesquisar referências.

A produção de conteúdo é o alicerce do seu infoproduto e é ela que tornará as suas vendas um sucesso ou não. É claro que existem outros fatores envolvidos, como a divulgação do seu produto, por exemplo. Mas sem um bom conteúdo, você dificilmente terá grandes ganhos.

4. Edite e dê forma ao conteúdo

A edição também é uma parte importante dos conteúdos digitais. Quem leria um ebook mal diagramado e quem assistiria a uma videoaula com erros de edição? Ninguém! Por isso, capriche na sua obra-prima.

Durante a edição, revise tudo o que já foi feito e altere o que precisa ser melhorado. Portanto, é nesse momento que você deve prestar atenção em todos os detalhes do seu infoproduto.

Leia também: 5 ferramentas grátis para edição de vídeo online
5 ferramentas para edição de áudio grátis

5. Hospede o infoproduto em uma plataforma

Um infoproduto também necessita de logística de pagamento, entrega e suporte ao cliente. Para que você não se sinta sobrecarregado, recomendamos que você hospede seu produto em uma plataforma de confiança.

Assim, a plataforma vai automatizar todos os processos. Dessa forma, ela gerencia suas vendas enquanto você foca nas estratégias de marketing digital.

Por fim, essas são algumas das mais conhecidas plataformas de infoprodutos:

E aí, curtiu o conteúdo? Então, leia também:
Marketing de afiliados: como ganhar dinheiro com o seu blog

Monetizze: como funciona essa plataforma para infoprodutores?

Email marketing para afiliados: aumente suas vendas com essa estratégia!

Estratégias de CRM: como realizar a gestão de relacionamento com clientes

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: