Os 7 estágios do marketing de produto e como usá-los

marketing de produto

Se você estuda marketing deve conhecer conceitos como marketing de conteúdo, inbound marketing ou outbound marketing, vertentes que, quando combinadas, podem beneficiar sua marca. Mas e o marketing de produto, já ouviu falar?

Antes de mais nada, o marketing de produto ajuda a definir o posicionamento de marca frente a um novo produto. Para que os consumidores se interessem por uma novidade, é preciso desenvolver uma estratégia eficaz que gere curiosidade.

Quer saber então como essa vertente do marketing pode contribuir com o seu lançamento? Fique tranquilo, nós vamos explicar tudinho nesse artigo, a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é marketing de produto;
  • Os estágios do marketing de produto;
  • Exemplos e cases de sucesso.

Continue lendo!


marketing de produtoO que é marketing de produto?

Marketing de produto é uma estratégia que tem o objetivo de conectar produtos e pessoas. Da mesma forma, ele busca encontrar o público certo para um produto e foca em todas as etapas que devem ser seguidas pelos consumidores até a compra.

Esse tipo de marketing busca entender o comportamento do consumidor para elaborar a melhor estratégia de divulgação e de venda. Ou seja: com o marketing de produto, é possível desenvolver o posicionamento de marca, a linguagem, o diferencial do produto e um plano de lançamento.

Como você pode perceber, alguns conceitos do marketing focam em aspectos gerais de uma marca. O marketing de produto, no entanto, foca em um produto específico e nas campanhas e mensagens para disseminar esse produto. Por isso, ele é essencial quando um produto está sendo lançado ou quando está sendo introduzido em um novo mercado.


marketing de produtoOs estágios do marketing de produto

Todo produto tem um ciclo de vida, que é composto de fases: introdução no mercado, crescimento, maturidade, saturação/declínio. O marketing de produto deve ser aplicado antes ou durante a primeira fase e ele também é dividido em estágios, que são:

  • Definição da audiência e da persona;
  • Posicionamento e mensagem;
  • Divulgação interna do posicionamento e da mensagem;
  • Plano de lançamento;
  • Conteúdo de lançamento;
  • Preparação da equipe;
  • Lançamento.

Vamos ver esses estágios em detalhes a seguir.

Definição da audiência e da persona

Se você não consegue sua audiência, dificilmente vai ter sucesso com suas campanhas de lançamento. Portanto, o primeiro estágio é focado em dissecar a buyer persona. Isso pode ser feito através de pesquisas, coletas de dados ou então com o desenvolvimento de um mapa de empatia.

Posicionamento e mensagem

Para desenvolver a linguagem e o posicionamento de marca frente ao produto, tente responder a essas 3 perguntas:

  • O que o produto faz?
  • Quem vai usá-lo?
  • Qual o seu diferencial?
  • Quais problemas ele resolve?

Dessa forma, você conseguirá posicionar o produto e inseri-lo no mercado mais facilmente.

Divulgação interna do posicionamento e da mensagem

É importante que todos dentro da empresa estejam cientes da estratégia e do posicionamento do produto. Isso evita mal entendidos e garante que as informações corretas serão passadas aos clientes e à imprensa.

Então, tenha certeza de que todos os colaboradores, fornecedores e parceiros estejam alinhados. Você pode fortalecer essa divulgação através do endomarketing.

Plano de lançamento

O setor de marketing ficará quase 100% encarregado da criação de um plano de lançamento. Com as informações das etapas anteriores, as equipes poderão começar a fazer um brainstorm de ideias, montando um plano estratégico com todas as ações, campanhas e datas detalhadas.

Nesse momento, é importante fazer uma boa gestão de equipe. Divida as tarefas e determine prazos para cada integrante.

Conteúdo para lançamento

Depois que levantar as ideias, vem a execução e, nessa etapa, a criação de conteúdo se relaciona totalmente com o marketing de produto. Algumas ações de conteúdo que podem ser feitas para divulgar o produto são:

Uma boa estratégia de conteúdo é essencial para alavancar o lançamento do seu produto. São as campanhas e o conteúdo que vão gerar curiosidade e aquele buzz marketing que muitas empresas conseguem realizar com sucesso. Por isso, vale toda e qualquer criatividade!

Preparação da equipe

Chegamos a uma outra etapa com foco interno. Todos os colaboradores e setores devem estar preparados para o lançamento. Portanto, treine todos os departamentos. As equipes de vendas, por exemplo, devem estar prontas para responder às dúvidas dos consumidores.

É importante antecipar todos os possíveis problemas junto de suas equipes, afinal, todos precisam saber como agir caso alguma coisa negativa aconteça. É melhor prevenir com todo o cuidado do que tentar remediar em cima da hora.

Lançamento

Finalmente chegou o lançamento, mas lembre-se: o trabalho não acabou! O departamento de marketing deve garantir também que a experiência do consumidor seja positiva; portanto, qualquer ajuste necessário precisa ser feito.

Além disso, há também o pós-venda. Se o seu produto é algum tipo de software complicado de usar, por exemplo, aposte no onboarding. Dessa forma, você educa seus clientes para que sintam-se completamente satisfeitos e cheguem aos resultados esperados.


marketing de produtoCases de sucesso

Agora, nós vamos te dar alguns exemplos de cases que foram sucesso total na indústria.

  • Apple: a famosa marca de eletrônicos realizou o lançamento do primeiro iPhone em 2007 e foi um sucesso. Steve Jobs se aproveitou da eficiência de trade shows (eventos de negócios) para divulgar seu novo produto, explicando-o de forma fenomenal;

Veja o vídeo do evento abaixo:

  • Fenty Beauty: a marca criada pela cantora Rihanna sempre faz muito barulho em seus lançamentos. Suas campanhas chamam a atenção da mídia por serem inclusivas e sociais, celebrando a diversidade de tons de pele;

Veja o vídeo da campanha abaixo:

  • Coca-Cola: a marca Coca-Cola sempre dá o que falar com suas ações de marketing. A campanha “Share a Coke with….”, por exemplo, foi especialmente inovadora ao inserir nomes comuns de pessoas em suas latinhas. Basicamente, eles reinventaram a embalagem de seu produto e assim criaram uma campanha sem precedentes.

Veja o vídeo da ação abaixo:

Mas e aí, esse conteúdo te ajudou? Então, leia também:
Marketing de Serviços: a arma secreta na geração de valor para o seu negócio


Referências:

12 product marketing campaign examples

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: