
Grandes corporações investem milhões em patrocínio de jogadores de futebol, em merchandising durante os maiores programas da televisão nacional e na instalação de outdoors em pontos estratégicos. Se tudo isso não gerasse retorno, essas marcas não pagariam tão caro, concorda?
Esse é o chamado outbound marketing, um conceito antigo na área da propaganda. Nesse artigo, criamos um guia sobre o que é o outbound marketing e por que vale a pena investir nele.
 O que é o outbound marketing?
O que é o outbound marketing?
Outbound marketing é uma estratégia de marketing focada em levar a marca até seus prospects, seja onde eles estiverem. Essa forma de marketing consiste em ir atrás dos leads e dos clientes em potencial ao invés de nutri-los e esperar que eles venham até você.
Por isso, ele é considerado um método clássico de prospecção de clientes. Alguns profissionais também chamam essa estratégia de marketing de interrupção, afinal, o espectador não está procurando por aquela informação.
Alguns exemplos de outbound marketing são as propagandas de TV, rádio, folders, flyers e telemarketing. No entanto, é necessário saber que o outbound já migrou para o online há muito tempo, presente em vídeos no YouTube, email marketing e em outras plataformas.

 Vantagens da estratégia de outbound marketing nas empresas
Vantagens da estratégia de outbound marketing nas empresas
O outbound marketing traz grandes benefícios para qualquer empresa que o aplique. Pensando nisso, separamos as 3 vantagens principais para você ficar por dentro de tudo.
1. Geração mais rápida de ROI
No inbound marketing, o grande problema é que a comprovação do ROI acontece de médio a longo prazo. Você cria conteúdo de qualidade e o otimiza através de técnicas de SEO, gera leads, os acompanha ao longo do funil de vendas e, a partir do momento que eles manifestam interesse, podem ser direcionados para a equipe de vendas.
Já no outbound marketing, conhecido também como marketing tradicional, você se comunica massivamente e, portanto, pode ter resultados imediatos no processo de venda.
2. Resultados Mensuráveis
É verdade que o inbound marketing é uma estratégia mais fácil de ser mensurada. Porém, o outbound marketing também pode ser mensurado. Isso porque o ROI é mais rápido e, consequentemente, a análise também é feita de maneira mais imediata.
Você pode examinar a sazonalidade das vendas dos produtos e a abordagem do seu discurso para, por fim, usar tudo isso para qualificar também os processos de inbound.
3. Validando a Buyer Persona
Como consequência da coleta rápida de dados quantitativos e qualitativos, o outbound marketing permite validar suas premissas em um tempo recorde. Assim, você avalia se sua buyer persona está de acordo com sua audiência e se a comunicação da sua marca está sendo eficaz.
 Desvantagens da estratégia de outbound marketing
Desvantagens da estratégia de outbound marketing
Toda a estratégia tem também suas desvantagens. Separamos aqui os 2 principais problemas do outbound marketing nas empresas. Veja a seguir.
1. CAC elevado
O CAC ou custo por aquisição do cliente pode se tornar alto durante uma estratégia de outbound marketing. No marketing clássico, é preciso um grande time de vendas e, ainda assim, você não tem a garantia de que as vendas serão fechadas.
Por exemplo, se você investe em uma campanha no Google Ads para a geração de leads, os resultados serão obtidos somente enquanto ela estiver ativa. Ou seja, você precisa fechar o maior número de vendas no menor tempo para que o CAC não seja alto.
2. Alta taxa de rejeição
Por mais criativa e relevante que seja a sua mensagem, ela é afetada constantemente pelo excesso de conteúdo e informação diário que recebemos. E quando um lead não foi ativamente atrás do seu conteúdo, as chances dele rejeitar a sua propaganda são altas.
Isso acontece frequentemente: não só nas mídias tradicionais, quando as pessoas trocam de rádio na hora da propaganda ou de canal, mas também na internet. Existem milhares de bloqueadores de anúncios online e até mesmo os anúncios do YouTube podem ser pulados depois de 5 segundos.
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 A diferença entre outbound marketing e inbound marketing
A diferença entre outbound marketing e inbound marketing
É muito comum olhar para o outbound marketing e para o inbound marketing e enxergá-los como estratégias opostas. Muitos dizem até mesmo que o inbound marketing veio para substituir o outbound. Contudo, os especialistas afirmam que o ideal é integrar ambas as estratégias para obter resultados satisfatórios. Desta forma, qual a diferença entre essas duas estratégias?
Já sabemos que o outbound marketing é caracterizado por ser mais tradicional, ativo e por atingir as massas.
A estratégia de inbound, entretanto, atrai os clientes sem precisar ir até eles. Ele nutre as pessoas com conteúdo relevante e atinge um público-alvo mais segmentado.
Confira essa tabela com as diferenças principais entre outbound e inbound marketing:
| Outbound Marketing | Inbound Marketing | |
| Objetivo | Divulgar marca, produtos e serviços | Nutrir e informar clientes | 
| Características | Ativo, objetivo, de captação, baixo engajamento | Passivo, informativo, de atração, alto engajamento | 
| Público | Público massificado e heterogêneo | Persona segmentada e homogênea | 
| Comunicação | Via de mão simples | Via de mão dupla | 
| Ferramentas | Google Adsense, Facebook Ads, propagandas na TV, patrocínios, entre outros | Posts de blog, ebooks, estratégias de SEO e de marketing de conteúdo | 
| Resultados | A curto prazo, metas atingidas rapidamente | A longo prazo e gradativo | 
| Investimento | Alto investimento | Custo flexível | 
Podemos ver que ambas as estratégias têm suas especificidades e características próprias. O outbound atualmente já mudou muito e procura ouvir mais as pessoas, mudando sua abordagem de acordo com as necessidades dos consumidores.
Um bom exemplo são as campanhas de produtos de beleza e banho, que hoje utilizam modelos que representem o maior número de pessoas. As marcas claramente se adaptaram ao novo olhar do público, que busca maior diversidade e representatividade nas propagandas.
 Como calcular o CAC e o LTV?
Como calcular o CAC e o LTV?
O CAC e o LTV são aliados importantes para o crescimento de qualquer empresa e, em uma estratégia de outbound marketing, é fundamental saber como calculá-los.
O CAC indica o custo de aquisição por cliente, ou seja, o valor gasto para transformar um lead em comprador. Por outro lado, o LTV ou Lifetime Value é uma métrica que demonstra o valor que cada cliente trouxe para a sua empresa ao longo do tempo em que ele consumiu.
A fórmula do CAC é a seguinte:
CAC = despesas com vendas e marketing no período/número de novos clientes adquiridos no período
A fórmula do LTV é:
LTV = ticket médio x média de transações x média de tempo de relacionamento
O CAC e o LTV precisam trabalhar juntos. Com isso, as empresas descobrem se gastam mais para adquirir ou reter clientes. A análise dessas métricas indica a viabilidade de um negócio e direciona as ações mais adequadas para manter a saúde financeira da marca. Além disso, você precisa obter esses resultados para calcular o ROI.
 Como calcular o ROI?
Como calcular o ROI?
ROI ou, retorno sobre o investimento, é um indicador que mede o quanto uma empresa ganhou e perdeu com os seus investimentos. Para que uma empresa não entre em prejuízo é importante ficar de olho no ROI sempre que possível.
O ROI ajuda a identificar quais ações de marketing são mais eficientes dentro da sua estratégia e quais campanhas geram mais leads. O cálculo consiste em subtrair as despesas com publicidade do valor da sua receita com vendas e dividir isso por essa mesma despesa:
ROI = lucro – investimento/investimento
Se você tem um lucro de 500.000 mensais e seus investimentos em marketing custaram, digamos, 50.000, deve fazer o seguinte cálculo:
ROI = 500.000 – 50.000/50.000 = 9
Ou seja, você tem um ROI de 900%.
Vale ressaltar que o formato de outbound marketing conseguiu se fundir com as estratégias de marketing contemporâneas, ao invés de continuar sendo algo arcaico. Hoje, ele não é sinônimo de mídias offline, já que campanhas de anúncios do Google Ads, Social Ads e de email marketing também podem ser consideradas outbound.
Portanto, fazer outbound marketing é uma ótima opção, especialmente se integrado com o inbound marketing.
Leia também:
Como utilizar o Outbound email marketing na minha estratégia?
Referências:
Inbound Marketing vs. Outbound Marketing: 6 Characteristics to Consider
 
								 
															 O que é o outbound marketing?
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