Slideshare – por que essa rede social tem um grande potencial?

Slideshare

Como empreendedor ou profissional autônomo, você já deve saber que é indispensável estar presente nas principais redes sociais, como por exemplo o Facebook, Instagram e Linkedin. No entanto, às vezes vale a pena estar dentro de plataformas onde há menos concorrência.

O Slideshare, por exemplo, pode ser uma grande carta na manga para o marketing da sua empresa. Afinal, essa rede social já bateu mais de 70 milhões de visitas por mês. Então, por que não aproveitar essa oportunidade?

Não sabe o que é o Slideshare, nem como usá-lo como estratégia de marketing digital? Calma! A gente vai explicar direitinho tudo o que você precisa saber sobre ele para conquistar uma audiência mais qualificada.

Continue lendo para entender:

  • O que é o Slideshare;
  • Por que você deveria usá-lo;
  • Como fazer uma apresentação perfeita no Slideshare.

Vem com a gente!


SlideshareO que é o Slideshare?

O Slideshare é uma rede social de compartilhamento de apresentações de slides. Ele é um site que já está bem movimentando, tendo um público altamente segmentado e pouca concorrência. Então, se você está procurando um espaço longe dos seus competidores, esse é o lugar.

Contudo, no Slideshare você não compartilha qualquer apresentação. Você compartilha aquela apresentação inspiradora, instigante e visualmente atraente para que as pessoas realmente tenham vontade de passar para o próximo slide.

Na apresentação, você pode compartilhar histórias sobre a sua marca, informações relevantes, conhecimentos e curiosidades. Sem esquecer de trabalhar o design de forma harmônica e organizada, alinhando com sua identidade visual.


SlidesharePor que você deveria usar o Slideshare?

O Slideshare também é uma ótima ferramenta de busca de conteúdos, afinal, são mais de 18 milhões de uploads de apresentações feitos na plataforma, com temas que vão do design à ciência. Além disso, há pouca concorrência, pois a maior parte das empresas investe em conteúdos para as redes sociais mais conhecidas.

Esses são apenas alguns motivos pelos quais você deveria usar o Slideshare. Também há outros. Veja abaixo!

1. Mais tráfego

O Slideshare pode ser uma ótima fonte de tráfego para o seu site, blog, e-commerce ou até para outras redes sociais. Basta produzir um conteúdo de valor que provoque a curiosidade do usuário, fazendo com que ele tenha vontade de clicar no link do seu site.

2. Público seleto e segmentado

O público do Slideshare sabe muito bem o que ele está procurando. Os usuários já seguem tópicos e temas de seu interesse; portanto, eles só vão receber assuntos que realmente sejam relevantes para eles. Não é como no Facebook, onde você vê fotos dos seus amigos e familiares misturadas com posts dos seus assuntos favoritos.

Ao clicar em um tópico de sua escolha, o usuário verá as publicações mais populares e mais recentes sobre aquele tópico. Portanto, o público do Slideshare acaba sendo bem segmentado e muito qualificado.

3. O foco é o conteúdo

No Slideshare, você pode criar uma comunidade de seguidores interessados nos seus conteúdos. A vantagem é a possibilidade de focar totalmente na produção de conteúdo de qualidade, pois o diálogo e a interação entre os usuários não é o principal intuito da plataforma.

No Instagram, já é diferente. O diálogo e o relacionamento com outras pessoas é muito importante para quem usa a plataforma. Então, se você não curte muito interagir, o Slideshare é pra você.

4. Captação de leads

Sim, também é possível captar leads pelo Slideshare! Basta agregar um link de formulário à apresentação e adicionar um bom CTA. Ao final da apresentação, você pode oferecer um link para download de algum material rico, por exemplo, e assim, requisitar os dados do seu lead.

Dessa maneira, você consegue criar uma relação mais próxima com seus leads através de email marketing.

Temos um ebook sobre como vender mais com Email Marketing para você!

5. Acompanhamento de resultados

O Slideshare também possui uma ferramenta de analytics para que você acompanhe os resultados da sua página de perto.

Através dela, é possível analisar seu desempenho por meio de métricas de fonte de tráfego, conteúdos mais visualizados, engajamento e uma série de outras opções. Com essas informações, você pode criar um planejamento digital mais consistente.


Como fazer uma apresentação perfeita no Slideshare?

Slideshare

Bom, para começo de história, não coloque qualquer apresentação no seu Slideshare. Não poste aquele PPT feito de última hora, cheio de textos e grafismos desorganizados e sem sentido. Procure dar destaque apenas às suas melhores apresentações.

Bom, seguindo em frente. Vamos ver um passo a passo?

Compartilhe histórias envolventes

Para chamar a atenção da sua audiência, você deve envolvê-la com histórias incríveis. Podem ser histórias sobre sua empresa, sua trajetória, seus objetivos ou então sobre experiências próprias que você teve relacionadas ao assunto abordado.

Além disso, não hesite em usar formatos variados de conteúdos na sua apresentação. Aliás, o uso de mais de um tipo de formato faz com que um conteúdo se torne mais dinâmico e facilita a assimilação dele. Portanto, abuse dos infográficos, imagens, ebooks, elementos de design, entre outros.

Evite a poluição visual

É aquele ditado, né: menos é mais. Não crie apresentações com informações demais. Procure encaixar textos curtos com mensagens diretas nos slides, afinal o seu espaço ali é limitado. O mesmo vale para os elementos gráficos.

Lembre-se que o público do Slideshare prefere conteúdos diretos, afinal, eles estão ali para olhar apresentações, e não posts de blog.

Leia também:
Palavras de transição: torne o seu texto mais fácil de ler

Use imagens profissionais

Se você quer inserir fotos em alguns dos seus slides, é interessante escolher imagens provenientes de bons bancos de imagem. Há diversos sites de stock photos por aí que disponibilizam tanto imagens pagas quanto gratuitas.

Veja algumas opções:

  • Unsplash (gratuito);
  • Shutterstock (pago);
  • Rawpixel (gratuito com alguns recursos premium);
  • Pexels (gratuito).

As imagens são muito importantes nas apresentações, afinal, elas conectam a audiência com emoções, reforçando a ideia que a sua mensagem deseja passar.

Use elementos criativos

Para criar slides incríveis, use elementos gráficos que chamem a atenção do leitor. Por exemplo, você pode destacar as palavras mais importantes mudando sua cor ou seu tamanho. Além disso, defina qual será a paleta de cores das suas apresentações de slides.

Organize os elementos. Ao escolher uma paleta e criar uma hierarquia nos seus conteúdos, você facilita a compreensão dele por parte do leitor.

Aplique técnicas de SEO

Por fim, aplique técnicas de SEO! Otimize os títulos e as descrições das suas apresentações com palavras-chave relevantes para o seu nicho. Além disso, não esqueça de inserir as alt tags.

Com uma boa otimização, os seus slides podem aparecer nos mecanismos de busca do Google, principalmente na pesquisa de imagens.

E aí, curtiu o conteúdo? Então, leia também:
Como utilizar o Pinterest na sua estratégia de marketing digital

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: