7 benefícios da automação de marketing para o seu negócio

Por Automação de Marketing, CRM e Vendas, Email Marketing, Geração de Leads, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Redes Sociais

Você já deve ter ouvido falar em automação de marketing, mas você já parou para pensar nos benefícios que ela pode oferecer a sua estratégia?

Automatizar processos, de forma geral, traz uma série de benefícios e já é uma realidade no mercado de trabalho atual. Essa realidade se aplica também ao marketing digital.

Existem diversas possibilidades de automação envolvendo redes sociais, sites, envios de email marketing e outros canais.

Quer entender como as suas ações de marketing podem ser qualificadas com a automação de marketing? Este post é para você!


Resumidamente, a automação de marketing pode ser definida como a utilização de um software para otimizar a comunicação com um determinado público, tendo como ponto de partida alguma interação dele com a sua marca.

A automação de marketing conta com uma série de benefícios, desde garantir ações mais qualificadas para captar leads até vender mais e fidelizar o público. Essas ações são possíveis a partir da utilização de uma plataforma de automação de marketing.

Conheça os benefícios da automação de marketing e como aplicá-los em suas ações a seguir!


benefícios automacao de marketing1 – Processo de captação de contatos qualificado

Com a automação de marketing, você cria sua base de contatos com pessoas realmente interessadas nos produtos da sua marca. 

Se você tem um site, por exemplo, é importante ter formas de fazer com que os visitantes possam fornecer os dados necessários para manter contato por eles em outros canais. Os formulários de cadastro, citados no tópico anterior, são a forma mais efetiva de se fazer isso.

E a automação de marketing? E os benefícios?

Imagine que alguém, que nunca forneceu nenhum tipo de dado para você, acessa o site e vai para a área de produtos. Com uma plataforma de automação de marketing, você pode criar um pop-up (com formulário) que seja acionado a partir do momento que o usuário:

  • navegar até o final da página
  • atingir uma determinada porcentagem de rolagem na página; 
  • demonstrar intenção de sair do site.

Se quiser saber mais sobre como criar pop-ups para o seu site, leia esse post.

Depois de captar novos contatos, você pode começar a se comunicar com eles para mantê-los engajados e, consequentemente, mais dispostos a comprar.


canais de comunicacao para automacao de marketing2 – Canais de comunicação integrados

Acho que não é preciso falar da importância de estar nos canais utilizados por quem pode se tornar cliente. Se você ainda não identificou suas buyer personas, saiba que esse é o primeiro passo de uma estratégia de marketing bem sucedida.

Voltando à automação de marketing. Com ela você unifica os dados obtidos em ações nas redes sociais, em seu site, e-commerce e outros. 

Como funciona na prática? Veja dois exemplos.

Exemplo 1 -> A partir do momento que o contato preencher um formulário do site, os dados dele podem ser encaminhados automaticamente para a base de contatos do Facebook, por exemplo. Depois disso, o contato que preencheu o formulário pode receber anúncios sobre o seu produto ou sobre outros tipos de ações.

Exemplo 2 -> Os cadastros do site também podem ser integrados com a plataforma de automação para participar de ações como envios de email marketing, SMS e outras.


comunicacao personalizada automacao de marketing digital3 – Comunicação personalizada

A partir do momento que você verifica o engajamento dos contatos e cria ações automáticas a partir do tipo de interação do público, as chances de produzir conteúdo que gere engajamento aumentam.

Esse é um dos benefícios que a automação de marketing pode proporcionar, a partir de algumas verificações simples.

Analisar o engajamento do público nos envios de email marketing e a interação deles no seu site são exemplos do que fazer para mensurar o quão próximos eles estão de se tornarem clientes.

Cliques em envios de email marketing -> As plataformas de automação permitem a possibilidade de verificação dos links que foram acessados pelos usuários após um envio de email. Além disso, é possível criar automações que tenham como ponto de partida uma clique no link. 

Veja como esse tipo de verificação pode ser configurada na nossa plataforma de automação de marketing:

Ex.: usuário clica em um link sobre um tipo de produto; ao clicar nesse link, ele recebe um novo email ou SMS com mais informações sobre o produto, desconto etc.

Navegação no site -> integrando seu site com uma plataforma de automação de marketing, você também consegue criar conteúdo personalizado com base nas páginas acessadas pelos leads.

Funciona da mesma forma que o primeiro exemplo apresentado neste tópico, com a diferença que, aqui, a forma como o contato chegou no site não importa, mas sim o comportamento dele ao navegar.

Conheça outras automações


oportunidades de venda4 – Identificar as oportunidades de venda

Com a automação de marketing, você analisa o comportamento do público e utiliza essas informações para identificar quem está mais próximo de se tornar cliente.

Como fazer essa verificação e como automatizar o processo?

As plataformas de automação de marketing permitem a criação de uma pontuação para cada um dos leads. Essa pontuação ajuda você a dividir o seu público de acordo com o engajamento deles. Veja abaixo como funciona na plataforma de automação de marketing aqui da Dinamize. 

Para definir as interações que resultarão em pontos para os leads, basta acessar o menu Configurar score. Disponibilizamos alguns modelos de lead scoring, que ajudam os nossos clientes que não sabem muito bem quais ações considerar para atribuir pontos ao público.

Se quiser saber mais sobre lead scoring, clique aqui.

Ainda na nossa plataforma, é possível definir que, ao atingir uma determinada pontuação, o contato passa a ser considerado uma oportunidade. A partir desse momento, ele pode participar de ações mais voltadas para a venda.

Saiba mais sobre identificar possíveis clientes com automação de marketing clicando aqui.


equipes de marketing5 – Equipes de marketing e vendas trabalhando em conjunto

Manter as equipes de marketing e vendas próximas é de extrema importância para garantir bons resultados. 

Você, que trabalha com vendas: quantas vezes você já fez um contato que não estava (nem um pouco) interessado em comprar?

Agora imagine se fosse possível saber quando os contatos estão realmente interessados em comprar. Se você leu o tópico anterior, sabe que isso é possível.

Aliás, a automação de marketing permite que não só os contatos sejam classificados como oportunidades como também direcionar esses contatos para o time de vendas.

Se você usa serviços de CRM para gerenciar suas reuniões e os dados sobre os leads e clientes, saiba que é possível integrar plataformas de automação de marketing com eles!

Entre as diversas opções, está a de encaminhar dados da plataforma para o CRM, que é o que interessa aqui. 

Enquanto a equipe de marketing trabalha para atrair novos leads e qualificá-los, a equipe de vendas ganha tempo para trabalhar apenas com os leads qualificados. Ou seja, o time de vendas não perde tempo entrando em contato com quem está começando a conhecer a marca e não tem as informações necessárias para comprar.


reducao de custo com automacao de marketing6 – Redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é, de forma resumida, o valor médio que se investe para conquistar um novo cliente.

O CAC é calculado a partir da soma do total investido nas ações envolvendo as equipes de marketing e vendas dividido pelo número de novos clientes.

Você já deve ter ouvido falar que “tempo é dinheiro”? Então. 

Se você estrutura ações e programa elas para que não precise repetir esse processo frequentemente, podemos dizer que há uma economia considerável de tempo a partir do uso da automação de marketing.

A automação de marketing garante um custo menor na aquisição do cliente porque ela é feita a partir do interesse do público.

Não existe automação se o contato não acessar seu site, clicar em um envio ou preencher um formulário do Facebook Lead Ads.


mais clientes com automacao de marketing7 – Mais clientes fidelizados

Se você acha que a automação de marketing só traz benefícios para quem busca gerar novos leads e clientes, saiba que ela pode ajudar muito a manter essas pessoas acompanhando a sua marca.

Fidelizar clientes é ir além daqueles emails e notificações logo após a compra de um produto. Esse tipo de mensagem é importante, mas existem outras possibilidades.

A questão é manter a sua marca na cabeça do cliente de uma forma positiva. Isso pode acontecer de diversas formas, dependendo do tipo de produto que você oferece:

  • Pesquisas de satisfação;
  • Emails com dicas de utilização do produto;
  • Descontos especiais para realizar novas compras;
  • Produtos complementares aos adquiridos;

Tenha em mente o tipo de produto que você oferece e quais tipos de informações podem ser relevantes para o cliente. Isso vai ajudar na hora de criar o conteúdo que será enviado a partir dos fluxos de automação.

Para que você consiga manter os clientes fidelizados, é importante que tenha as informações mais relevantes sobre ele. Quais produtos ele já comprou, quais páginas do site ele acessou depois de ter comprado algum produto, qual a data da última compra feita por ele e outros dados.

Pós-venda com automação de marketing


Conclusão

As ferramentas de automação de marketing disponibilizam uma série de relatórios sobre as ações de marketing realizadas nelas. Os dados obtidos nos relatórios devem ser utilizados para personalizar a comunicação com o público.

Se você ainda não faz automação de marketing, que tal experimentar?

Aqui na Dinamize, disponibilizamos a plataforma ideal para aumentar o número de visitantes no site, gerar leads, vender mais e fidelizar o público

Além disso, disponibilizamos uma série de materiais que ajudam a compreender como a nossa plataforma de automação de marketing pode ajudar você a gerar mais vendas! Quer saber como?

Solicite uma conta teste


Referências:

https://blog.marketo.com/2018/06/5-benefits-marketing-automation.html

https://contentmarketinginstitute.com/2019/10/marketing-automation-tech/

https://contentmarketinginstitute.com/cco-digital/april-2019/marketing-automation-overload/

https://www.salesforce.com/products/marketing-cloud/what-is-marketing-automation/


Redator: Eduardo Brum

Diagramação e imagens: Tamiris Arias


{
“@context” : “https:\/\/schema.org”,
“@type” : “TechArticle”,
“keywords”: “Caixa de promoções Gmail, aba de promoções do gmail, caixa de entrada do gmail, email marketing gmail”,
“datePublished” : “2019-10-01”,
“dateModified”: “2020-01-21”,
“image” : “https:\/\/www.dinamize.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/10\/aba-promocoes-gmail-fb-min.png”,
“headline”:”Por que meu email chegou na aba de promoções do Gmail?”,
“articleSection” : “Entenda como funciona a aba de promoções do Gmail. Saiba como criar um email marketing evitando que ele seja direcionado para a aba de promoções do contato.”,
“thumbnailUrl”:”https:\/\/www.dinamize.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/10\/aba-promocoes-gmail-destaque-100X79.png”,
“url” : “https:\/\/www.dinamize.com.br\/blog\/email-na-aba-de-promocoes-do-gmail”,
“publisher” : {
“@type” : “Organization”,
“name” : “Dinamize”,
“logo”: {
“@type”: “ImageObject”,
“url”: “https://www.dinamize.com.br/wp-content/uploads/2014/08/top-logo.png”
}
},
“author” : {
“@type” : “Organization”,
“name” : “Dinamize”
},
“mainEntityOfPage”: {
“@type”: “WebPage”,
“@id”: “https:\/\/www.dinamize.com.br\/”
}
}


Autor


Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja conteúdos do Autor