O que é automação de marketing digital e como fazer

automação de marketingVocê já deve ter ouvido falar de automação de marketing, mas sabe como ela pode ajudar a promover sua marca e gerar mais vendas?Mais de 50% das empresas já utilizam automação de marketing, segundo dados do estudo “The Ultimate Marketing Automation stats”, da Emailmonday. Entre as empresas de B2B, 58% consideram contar com uma ferramenta de automação de marketing em breve.

Por isso, vamos explicar:

  • O que é automação de marketing;
  • Diferença entre email marketing e automação de marketing;
  • 11 benefícios da automação de marketing;
  • Como criar uma estratégia de automação de marketing;
  • Cases de automação de marketing.

Acompanhe!


automação de marketingO que é automação de marketing?

Se você investe em marketing digital, inbound marketing e redes sociais, já deve ter encontrado dificuldades para gerar leads e fazer a gestão de todos eles, não é?

A automação de marketing consiste na utilização de plataformas para garantir uma comunicação com base no comportamento dos consumidores com a sua marca. Ou seja, ela ajuda você a analisar o engajamento do público e permite a criação de ações personalizadas, para otimizar seu tempo e seu dinheiro.

Ao contrário do que se imagina, a automação de marketing não envolve apenas disparos de email. Isso porque essa é uma ferramenta que permite que você entenda os interesses dos seus leads, saber em qual fase do funil de vendas eles estão e segmentar seu público por dados cadastrados e comportamento, além de realizar ações integradas com mídias sociais, site, landing page e muitos outros canais.

Quanto mais você aumenta sua lista de leads e clientes, mais trabalho sua empresa terá. Além disso, sem a ajuda de uma plataforma de automação de marketing, você pode perder oportunidades de vendas que surgem de forma inesperada.

Segundo estudos, 78% dos profissionais de marketing acreditam que a automação de marketing é essencial para aumentar a receita de uma empresa.

No email marketing, por exemplo, você pode usar essa ferramenta para realizar ações automatizadas ao captar um novo lead. Dessa maneira, fica muito mais fácil gerenciar os seus contatos.


automação de marketingQual a diferença entre automação de marketing e email marketing?

Muitas vezes, há uma confusão entre automação de marketing e email marketing, normalmente porque ambas as soluções podem estar presentes em uma mesma plataforma.

A principal diferença é que a plataforma de automação possui recursos que vão além dos envios de email marketing.

Aqui na Dinamize, por exemplo, temos uma plataforma de automação de marketing que também realiza envios de email. No entanto, ela possui diversos recursos além dos presentes na solução focada em email marketing, tais como:

  • Relatório de SEO do site;
  • Dados sobre origem dos leads;
  • Captação de formulários já existentes no site;
  • Criação de pop-ups;
  • Envio automático com base no produto visitado no site;
  • Botão de WhatsApp no site;
  • Envio de dados da plataforma para o CRM (Webhook).

Outro diferencial da nossa plataforma de automação de marketing é a possibilidade de estruturar o funil de vendas do seu negócio. Com ele, é possível acompanhar o número de visitantes do site, contatos, oportunidades de venda e clientes – além de criar ações a partir dos estágios do público.

Estratégias de marketing de acordo com as etapas do funil de vendas

Qual a melhor solução para vender mais?

O fato de uma plataforma de email marketing oferecer menos recursos não quer dizer que ela seja menos relevante para as empresas.

O que define qual a solução ideal é a necessidade da sua empresa e quais canais podem ser mais efetivos para você vender mais e fidelizar clientes.

Se você busca uma solução focada em envios de email, com recursos para captar novos contatos e manter uma comunicação recorrente com eles, a ferramenta de email marketing pode ser de alta relevância.

Caso seu objetivo seja ir além dos envios de email marketing e contar com diversas possibilidades de ações integradas com os canais que você já utiliza, a plataforma de automação de marketing é a solução ideal.


automação de marketing11 benefícios da automação de marketing para o seu negócio

Automatizar processos, de forma geral, traz uma série de benefícios e já é uma realidade no mercado de trabalho atual. Essa realidade se aplica também ao marketing digital.

Existem diversas possibilidades de automação envolvendo redes sociais, sites, envios de email marketing e outros canais.

1. Menos repetição e mais produtividade

Ao trocar um trabalho totalmente manual e repetitivo por uma automação de marketing, você torna os processos de marketing das equipes mais produtivos e criativos. Portanto, a qualidade de todos os trabalhos vai aumentar.

É claro que além da produtividade e da criatividade, há benefícios que são menos tangíveis, como a satisfação geral e a felicidade dos membros em poder contribuir com trabalhos que focam em ideias, inovação e estratégia. Afinal, tarefas repetitivas são tediosas, não é?

2. Captação de contatos qualificada

Com a automação de marketing, você cria sua base de contatos com pessoas realmente interessadas nos produtos da sua marca.

Se você tem um site, por exemplo, é importante ter formas de fazer com que os visitantes informem seus dados para permanecer em contato com sua marca.

Imagine que alguém, que nunca forneceu nenhum dado para você, acessa o site e vai para a área de produtos. Você pode criar pop-ups que sejam acionados a partir do momento que o usuário:

  • Navegar até o final da página;
  • Atingir determinada porcentagem de rolagem na página;
  • Demonstrar intenção de sair do site.

Esse recurso ajuda você a estabelecer uma comunicação com os visitantes do site, oferecendo algum conteúdo que esteja de acordo com a interação deles.

Os formulários permitem que o usuário tenha uma opção para saber mais detalhes sobre um determinado tema, seja um produto ou então um conceito em geral.

Nas redes sociais, além de fazer publicações para aumentar o número de seguidores, é possível criar anúncios com base em dados cadastrais ou envolvimento com suas páginas.

O Facebook Lead Ads permite a criação de anúncios para obter dados para contato com os seguidores e manter uma comunicação com eles. Basta indicar quais dados serão solicitados e definir qual público deve ser impactado pela divulgação.

Os contatos que preencherem o formulário de cadastro podem ser inseridos automaticamente na plataforma de automação de marketing para receber suas ações.

3. Canais de comunicação integrados

Com a automação de marketing você unifica os dados obtidos em ações nas redes sociais, em seu site, Ecommerce e outros.

Como funciona na prática? Veja dois exemplos.

Exemplo 1 → A partir do momento que o contato preencher um formulário do site, os dados dele podem ser encaminhados automaticamente para a base de contatos do Facebook. Depois disso, ele pode receber anúncios sobre o seu produto ou sobre outros tipos de ações.

Exemplo 2 → Os cadastros do site também podem ser integrados com a plataforma de automação para participar de ações como envios de email marketing, SMS e outras.

4. Nutrição de leads

Como você deve ter notado, o universo de opções de estratégias de automação de marketing é grande. Uma dessas alternativas são os envios de email marketing, que apresentam baixo custo para produção e podem ser utilizados em todas as etapas da jornada de compra.

Alguns leads não se encontram totalmente preparados para consumir um produto, pois podem ter outras prioridades ou mesmo desconhecer a necessidade de comprá-lo.

A automação ajuda nesse sentido, pois permite a análise de dados cadastrais dos contatos para que sejam realizados envios considerando essas informações.

Além disso, você consegue criar fluxos de nutrição de leads, com base na interação deles em outros canais, para aquecê-los e qualificá-los. Veja alguns exemplos:

  • Um visitante se cadastra em uma página de captura ou então em um formulário para captar leads;
  • A ferramenta de automação detecta o interesse daquele lead e o insere em um fluxo de nutrição;
  • Com um funil de acompanhamento, você pode identificar em que estágio da jornada de compra ele está;
  • Quando o lead demonstra estar na fase de decisão de compras, a equipe de vendas entra em ação para fazer o fechamento.

5. Comunicação personalizada

Quando você verifica o engajamento dos contatos e cria ações automáticas a partir do tipo de interação deles, as chances de produzir conteúdo que gere engajamento aumentam.

Analisar o engajamento do público nos envios de email marketing e a interação deles no seu site são exemplos do que fazer para mensurar o quão próximos eles estão de se tornarem clientes.

As plataformas de automação permitem a possibilidade de verificação dos links acessados pelos usuários após o envio. Além disso, é possível criar automações que tenham como ponto de partida um clique no link.

Integrando seu site com uma plataforma de automação, você também consegue criar conteúdo com base nas páginas acessadas pelos leads. Aqui, a forma como o contato chegou no site não importa, mas sim o comportamento dele ao navegar.

6. Identificar as oportunidades de venda

Analisar o comportamento do público com suas ações é essencial para identificar quem está mais próximo de se tornar cliente.

As plataformas de automação de marketing permitem a atribuição de pontos para cada interação dos leads. Essa pontuação ajuda você a dividir o seu público de acordo com o engajamento deles.

Veja como funciona na plataforma de automação de marketing aqui da Dinamize:

A quantidade de pontos atribuídos varia de acordo com a relevância da ação.

Exemplo:

  • Conversão em formulário: 15 pontos
  • Clique em um link específico de envio de email/SMS: 5 pontos
  • Visualização de envio de email/SMS: 1 ponto

Estabeleça quantos pontos os leads recebem de acordo com a importância da ação tomada – considerando os objetivos do seu negócio.

Ainda no nosso software de automação, é possível definir que, ao atingir uma determinada pontuação, o contato seja considerado uma oportunidade. A partir desse momento, ele pode participar de ações mais voltadas para a venda.

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7. Ações integradas com lojas virtuais, CRM e WhatsApp

Existem diversas formas de identificar clientes em potencial e criar uma comunicação integrada.

Navegação dos usuários no site

A partir de algumas configurações técnicas no site, o Lead Tracking analisa quais páginas são navegadas pelos leads. Com esses dados comportamentais, é possível criar fluxos com base no que foi acessado no site.

De fato, envios com base na interação no site podem aumentar as vendas. Principalmente se você incluir algum desconto especial para o contato no conteúdo do envio. Vai que esse é o incentivo que faltava para ganhar um novo cliente.

Para que essa automação seja efetiva, inclua no conteúdo da mensagem apenas informações relacionadas à interação do contato com seu site. Nunca se esqueça: produção de conteúdo personalizada e de acordo com os interesses do público.

Automação de carrinho abandonado

Este é um tipo de automação indispensável para quem vende produtos pelo site. Afinal, quem nunca viu um produto, colocou ele no carrinho do site e desistiu – ou mesmo esqueceu de concluir a compra?

Segundo levantamento realizado pela Barilliance, mais de 3/4 dos consumidores que manifestaram interesse em comprar um determinado produto saíram do site sem finalizar a compra. Por isso, vale contar com uma alternativa para reverter esse número!

Na nossa plataforma de automação de marketing, disponibilizamos um modelo de fluxo de automação focado no abandono de carrinho. Além do modelo de fluxo, temos um template de email que é adaptado de acordo com os produtos que foram deixados no carrinho:

WhatsApp na automação de marketing

Ferramentas como o WhatsApp Business são cada vez mais relevantes para gerar novas vendas e fidelizar clientes. Dessa forma, é importante saber como ele pode ser inserido em processos automatizados de forma a manter sua comunicação com o público em dia.

Primeiramente, uma dica de integração envolvendo apenas seu site: um botão de WhatsApp. Ele pode ser inserido em páginas específicas do seu site, indicando assim a possibilidade de contato por esse canal. Assim que um visitante acessar o site e quiser saber mais sobre determinado produto ou serviço, pode informar seus dados e começar uma interação!

Também é possível direcionar leads e clientes que preenchem seus formulários para uma conversa no app. Essa opção vale tanto para formulários do site quanto para landing pages.

Envio de dados da plataforma para CRM (Webhook)

Além de facilitar a comunicação direta com o público, a automação de marketing permite também que você tenha uma melhor gestão de leads.

Se você usa algum CRM, pode integrá-lo com a plataforma de automação para, não apenas receber dados contidos nele, mas também enviar novos dados obtidos a partir das ações de marketing digital.

No tópico anterior, falamos sobre oportunidades de venda, certo? Então, você pode definir uma automação para atualizar quem são as oportunidades de venda e encaminhar os dados dessas pessoas para o CRM, via Webhook.

Assim, você mantém todas as informações atualizadas e ainda garante que o time de vendas só entrará em contato com leads realmente dispostos a comprar seus produtos.

Automação de Marketing para Ecommerce: principais recursos para utilizar

8. Marketing e vendas conectados

Manter as equipes de marketing e vendas próximas é de extrema importância para garantir bons resultados.

Lembra dos contatos classificados como “oportunidades”, que falamos anteriormente? Então, a automação de marketing permite direcionar esses contatos para o time de vendas.

Se você usa serviços de CRM para gerenciar reuniões e dados sobre leads e clientes, saiba que é possível integrar plataformas de automação de marketing com eles!

Uma das coisas que você pode fazer é encaminhar dados da plataforma para o CRM.

Enquanto o marketing trabalha para atrair novos leads e qualificá-los, a equipe de vendas ganha tempo para falar apenas com leads qualificados.

9. Redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é, de forma resumida, o valor médio que se investe para conquistar um novo cliente.

O CAC é a soma do total investido nas ações envolvendo as equipes de marketing e vendas dividido pelo número de novos clientes.

Se você estrutura ações e programa elas para que não precise repetir esse processo frequentemente, podemos dizer que há uma economia considerável de tempo a partir do uso da automação de marketing.

A automação de marketing garante um custo menor na aquisição do cliente porque ela é feita a partir do interesse do público. Afinal, não existe automação se o contato não acessar seu site, clicar em um envio ou preencher um formulário.

10. Fidelização de clientes

Se você acha que a automação de marketing só traz benefícios para quem busca gerar novos leads e clientes, saiba que ela pode ajudar muito a manter essas pessoas acompanhando a sua marca.

Você também pode automatizar suas estratégias de upselling e cross selling, follow ups e demais ações. Com isso, é provável que sua taxa de conversão aumente, assim como o ROI da empresa.

A fidelização de clientes consiste em manter a sua marca na cabeça do cliente de uma forma positiva. Isso pode acontecer de diversas formas, dependendo do tipo de produto que você oferece:

  • Pesquisas de satisfação;
  • Emails com dicas de utilização do produto;
  • Descontos especiais para novas compras;
  • Produtos complementares aos adquiridos.

Tenha em mente o produto adquirido pelo cliente e quais informações podem ser relevantes para ele. Isso vai ajudar na hora de criar o conteúdo que será enviado a partir dos fluxos de automação.

Além disso, saiba quais páginas do site ele acessou depois de comprar, qual a data da última compra, entre outros dados.

11. Novas formas de atendimento ao público

Atender leads e clientes é sempre desafiador, mas com a equipe e com as ferramentas certas pode se tornar mais simples.

Chatbots

Entre as maneiras de automatizar sua comunicação com seus clientes está a utilização de chatbots. Eles são utilizados para estabelecer uma comunicação com o público de forma automática, tendo como base a interação do usuário.

Eles podem ser utilizados em canais como Facebook e WhatsApp Business, onde normalmente os seguidores possuem dúvidas em comum a serem solucionadas. O mesmo pode ser aplicado em sites, onde novos interessados em adquirir produtos e clientes possam solucionar suas dúvidas de forma rápida.

Basta definir quais perguntas serão apresentadas como opção aos visitantes e as respostas que serão apresentadas automaticamente.

Fidelize para se tornar referência

Criando uma comunicação recorrente, você fideliza clientes e, com isso, gera novas oportunidades de venda. Clientes satisfeitos podem, além de comprar novamente, indicar seus produtos para outras pessoas.

Estudos mostram que até 77% dos consumidores se motivam a adquirir um produto quando a descoberta se dá a partir de indicações.

Ou seja: foco no marketing de indicação para conquistar ainda mais pessoas!


automação de marketingComo criar uma estratégia de automação de marketing

O primeiro passo para iniciar sua estratégia de automação de marketing é definir suas buyer personas. Isso porque, ao conhecer aquelas pessoas que podem se tornar clientes, você consegue definir quais os canais de comunicação mais efetivos para a sua marca.

Com isso, é possível entender com maior profundidade quais os espaços ideais para atrair mais leads até a sua base, gerar novas vendas e qualificar o relacionamento com quem já é cliente. De nada adianta você criar uma comunicação automatizada sem entender quais os melhores canais de marketing para a sua empresa.

Só depois de identificar os espaços ideais para se comunicar com clientes em potencial é que você vai partir para a escolha da plataforma de automação de marketing. A seguir, vamos compartilhar algumas dicas sobre como escolher a ferramenta ideal de acordo com o seu negócio.


automação de marketingCases de automação de marketing

Processos automatizados e meta de vendas batida com uma semana de antecedência

Antes de utilizar a nossa plataforma, a editora Belas Letras realizava todos os processos para gerar leads e vender mais de forma manual. Ações como envios de carrinho abandonado, emails sobre produtos de interesse dos usuários e outros tipos de benefícios demandavam um tempo considerável da equipe.

Com a plataforma da Dinamize, a editora automatizou todas as ações criadas e, com isso, a meta de vendas foi atingida uma semana antes do previsto.

Além disso, a editora vai utilizar a criação de landing pages para entender as preferências de cada cliente para a campanha de Black Friday. Esta é uma boa forma de criar uma comunicação personalizada com o público e gerar muitas vendas, não acha?

Aumento de 30% na receita com a automação de marketing

A Ettos é uma agência parceira da Dinamize, que oferece soluções como desenvolvimento de site e estratégias de marketing e redes sociais de forma geral. Com a ajuda da Dinamize, a agência cria ações para conquistar novos clientes.

A agência já utilizava uma plataforma de automação, mas os resultados digitais obtidos não eram suficientes.

Para Bruna Sotte, diretora da agência, um dos fatores essenciais para trocar para a Dinamize foi o atendimento oferecido. Segundo ela, a equipe de suporte consegue tirar todas as dúvidas e fazer com que aprenda um pouco mais sobre a ferramenta.

Com a ajuda da Dinamize para criar envios de email, pop-ups no site, landing pages e outras ações, a agência aumentou em 30% a receita obtida!

Conheça nossos cases


automação de marketingComo escolher a ferramenta de automação de marketing certa

Por fim, fica o questionamento: o que faz de uma plataforma a escolha ideal?

Existem diversos fatores que podem influenciar na escolha, mas é importante que pense na realidade da sua marca para entender qual o melhor caminho a seguir.

Se você sabe que possui limitações de investimento em marketing neste primeiro momento, pesquisar pelos melhores preços é indispensável.

Agora, se o seu interesse é saber se a plataforma atende todas as suas necessidades, em termos de funcionalidades e expectativa de retorno, analise as alternativas que indicam esses benefícios e que correspondem ao que deseja.

Boa parte das empresas disponibiliza um período de teste dos seus produtos. Com isso, as pessoas podem conhecer melhor cada recurso, assistir treinamentos para entender como utilizar a plataforma da melhor maneira e tirar dúvidas em geral.


automação de marketingÉ hora de ir para a prática!

Agora que você já sabe o que é a automação de marketing e como uma plataforma deste tipo pode qualificar suas vendas, chegou o momento de partir para a ação.

Por isso, avalie quais as necessidades da sua empresa, possibilidades de investimento e dê uma boa olhada nas opções disponíveis no mercado.

Por falar em opções disponíveis, a gente precisa compartilhar aqui que estamos à disposição para ajudar você a construir as melhores estratégias de marketing.

Assista o vídeo a seguir para conhecer nossa plataforma e, se quiser entender como ela funciona na prática, solicite uma conta teste gratuita:

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

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Larissa Olson

Analista de marketing digital, atua em treinamentos e suporte no setor de Customer Success da Dinamize

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